Comendas

comendas_1pTítulo de Cidadão Duquecaxiense
A maior honraria do poder Legislativo, o título de Cidadão Duquecaxiense, foi criado em 1967, através da deliberação nº1. 252, de 15 de maio, e desde então, transformou-se na principal comenda da cidade, mobilizando todos os segmentos da sociedade. O título de Cidadão Duquecaxiense é entregue a todas as pessoas que não nasceram na cidade, mas que adotaram o município, trabalhando de forma incansável na promoção do município. Cada vereador pode oferecer três títulos por ano, sendo que um deve ser entregue obrigatoriamente no dia 25 de agosto, data de nascimento do patrono da cidade.
Mais informações
comendas_2pTítulo Honorário Benemérito da Comunidade
Foi instituído com a finalidade de homenagear os cidadãos nascidos no Município, que contribuem ou contribuíram de forma reconhecida para o progresso de sua cidade-berço.
Mais informações
 

comendas_4pMoções
É o instrumento pelo qual o vereador pode se manifestar, oferecendo-o aos cidadãos, autoridades ou entidades públicas ou privadas. Eles podem ser de aplauso, Louvor, Congratulações, Pesar, Repúdio e Desagravo.
Mais informações
 

comendas_5pMedalha Cidade Duque de Caxias
Feita em dourado, tendo em primeiro plano o brasão da cidade, e afixada em uma haste de metal com os dizeres: CMDC. A medalha, que é presa em uma fita azul, é entregue apenas uma vez por ano. Ela é concedida a pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços ao Brasil ou ao município.
Mais informações
Ordem_do_Merito_ChicoMendes_2Ordem do Mérito Chico Mendes
Chico Mendes é um dos maiores ambientalistas que o país já conheceu. Sua luta em preservar o meio ambiente e melhorar a vida do povo da floresta não foi esquecido pela Câmara Municipal de Duque de Caxias. A Casa instituiu a primeira comenda do poder Legislativo relacionado à preservação ambiental: a “Ordem do Mérito Chico Mendes”. A honraria visa contemplar as pessoas físicas ou entidades públicas e privadas que tenham trabalhado e contribuído de alguma forma pela preservação e pela conscientização da natureza na cidade.
Mais informações
 

comendas_7pCâmara Mirim
Única na Baixada Fluminense, a Câmara Mirim de Duque de Caxias tem por finalidade contribuir para que os jovens despertem para a importância de sua contribuição para com o exercício da cidadania e também conheça seus direitos e deveres.
Mais informações
 

Diploma_MulherDuquecaxiense_2Título Mulher Duquecaxiense
Institui, no âmbito do Legislativo Duquecaxiense, o Título “MULHER DUQUECAXIENSE”, que será concedido a mulheres, nascidas ou não neste Município, que hajam colaborado para o engrandecimento desta cidade e que tenham se destacado culturalmente em prol do Município de Duque de Caxias.
Mais informações
 

Diploma_Gari_2Diploma_Margarida_2Título Gari e Margarida Duquecaxiense
A Comenda foi criada em 2012, através do Decreto Legislativo 643, de 11 de agosto de 2011 e visa homenagear os Garis e as Margaridas do município de Duque de Caxias.
Mais informações
 

Diploma_Trabalhador_Duquecaxiense_2Título Trabalhador Duquecaxiense
A Comenda foi criada no ano passado (2009), através do Decreto Legislativo 469, de 14 de abril de 2009 e visa homenagear aqueles trabalhadores que contribuíram de alguma forma para o crescimento do município.
Mais informações
 

Cidadao_Amigo_do_Idoso_2Título Cidadão Amigo do Idoso
O Titulo “Cidadão Amigo do Idoso” é uma forma de agradecimento a quem trabalhou ou trabalha em prol do idoso. O título deve ser entregue entre os dias 21 a 27 de setembro e cada vereador pode fazer apenas uma indicação por ano.
Mais informações
 

comendas_17pMedalha Paulo Freire
Concedida a professores que desenvolveram ou desenvolvem projetos inovadores ou outros instrumentos para o desenvolvimento da qualidade educacional no município.
Mais informações
 

comendas_18pMedalha Zumbi dos Palmares
Zumbi dos Palmares, expoente máximo da luta negra contra a escravidão e pela liberdade, é também exaltado pela Câmara Municipal de Duque de Caxias com a entrega da “Medalha Zumbi dos Palmares”, primeira comenda ligada ao movimento negro da Casa.
Mais informações
 

BravuraMedalha Bravura Duquecaxiense
Concedida a Policiais do Estado do Rio de Janeiro, dentre civis e militares, que hajam prestado relevantes serviços ao Município de Duque de Caxias ou que hajam se destacado com atos heroicos na luta contra a criminalidade, em benefício e na defesa da ordem, da paz e da cidadania.
Mais informações
 

MoacyrMedalha Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo
Concedida aos médicos que atuam na área da saúde do nosso Município. A medalha deverá ser entregue preferencialmente no dia 05 de agosto de cada ano, quando se comemora o Dia Nacional da Saúde.
Mais informações
 

Titulo_Rubens_Tinoco_2Título Rubens Tinoco
O Titulo “Rubens Tinoco” é concedido a Advogados que tenham prestado um relevante serviço jurídico ao nosso Município. O título deve ser entregue por cada vereador, que pode fazer apenas uma indicação por ano.
Mais informações
 

Ordem_do_Merito_Irma_Dulce_2Ordem do Mérito Irmã Dulce
O Titulo é concedido a pessoas físicas ou a entidades públicas e privadas que hajam trabalhado e contribuído de alguma forma em prol da Fraternidade, da Caridade e da Solidariedade no Município de Duque de Caxias.
Mais informações

Skip to content