Instituto Histórico

Boa parte da história de nosso município e da região da Baixada Fluminense começou a ser recuperada pela própria necessidade de pesquisadores em conhecerem melhor o passado de Duque de Caxias.

O interesse do público, que frequentava a antiga Biblioteca José do Patrocínio, localizada no terceiro andar do prédio da Câmara, no início da década de 1970, fez surgir, em 31 de janeiro de 1973, o Instituto Histórico, órgão anexo à Câmara Municipal. No dia 11 de dezembro de 1980, por meio da Resolução 494, o Instituto recebeu o nome de Vereador Thomé Siqueira Barreto

instituto

Até hoje, o Instituto Histórico guarda, em seu acervo, um verdadeiro tesouro que conta um pouco da nossa história e da Baixada. São cerca de 70 mil itens documentais, entre reproduções fotográficas, documentos textuais, livros, jornais e revistas, plantas de loteamento, quadros, além de objetos de uso pessoal e vestuário, que fazem parte de um referencial significativo para a história do município de Duque de Caxias e também da Baixada Fluminense, além de ser fonte de estudos obrigatória para muitos pesquisadores.

Entre os itens, podemos encontrar um castiçal e uma imagem de Santo Antônio, remanescentes da antiga Igreja São João Batista de Traiaponga (hoje Santa Terezinha, no Parque Laifaiete). Fotos sobre a chegada da água encanada em Duque de Caxias, a construção da Fábrica Nacional de Motores (FNM), a visita de Juscelino Kubitschek à Reduc e uma cópia do Código de Postura da Vila Estrela de 1846, constituem-se em documentos nobres conservados em nosso acervo.

Objetivo é resgatar e divulgar nossos valores
No conjunto do acervo do Instituto Histórico, continuam sendo desenvolvidas atividades de preservação, realizando–se um trabalho sistemático e integrado de conservação e processamento técnico das obras, objetivando a catalogação precisa e, sobretudo, a salvaguarda das mesmas.

O Instituto Histórico tem uma importante proposta, nos dias de hoje, que é PRESERVAR o acervo, evitando danos que poderiam ser causados à documentação pelo tempo e, principalmente, pela ação do homem, aumentando a vida útil dos itens documentais.

Com o propósito de apoiar a preservação e divulgação da cultura da região, o Instituto Histórico lança periodicamente a Revista Pilares da História, com a parceira da Associação dos Amigos do Instituto Histórico. A Revista é composta por artigos, frutos de pesquisas sobre as transformações culturais, sociais e econômicas ocorridas na Baixada, ao longo dos anos. A publicação, de cunho acadêmico, é doada aos interessados e às instituições culturais e históricas do município e da região.

O Instituto Histórico realiza também eventos em datas importantes, promovendo exposições de artes plásticas, lançamentos de livros, palestras e outras atividades relacionadas à cultura e educação.

A Associação dos Amigos do Instituto Histórico tem sido um importante elo entre o Instituto e a comunidade, contribuindo no processo de divulgação de nossa história.

Aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, o Instituto Histórico, que funciona no subsolo da Câmara, é fonte obrigatória de estudo para alunos, professores e historiadores. Por ano, cerca de 5 mil pessoas visitam o espaço, entre visitantes e pesquisadores.

Faça contato com o Instituto Histórico pelo telefone (21) 2784-6947 ou pelo e-mail: institutohistoricocmdc@gmail.com

acervo1

Travessa de porcelana das Índias Ocidentais da Fazenda dos Telles Barreto de Menezes – século XIX

A travessa foi doada, em 1974, ao Instituto Histórico por Romeu Menezes dos Santos, bisneto do proprietário e professor das redes estadual e municipal de ensino. A peça de 50 centímetros de comprimento por 30 centímetros de largura retrata, em pintura azul marinho, o cotidiano, as pessoas, a natureza e a arquitetura, configurando-se numa importante objeto relacionado ao período imperial do Brasil. Atualmente, nas terras da antiga Fazenda do Telles encontra-se o bairro Vilar dos Telles, no município de São João de Meriti.

acervo2

Castiçal e imagem de Santo Antônio (Igreja São João Batista de Trairaponga)

Com a divisão e ocupação do Recôncavo Guanabarino no período colonial, em 1647, foi constituída a Freguesia de São João Batista de Trairaponga, separada da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar de Iguaçu. É nessa mesma Freguesia de São João Batista de Trairaponga, ainda em 1647, que começa a história da Igreja de Santa Teresinha, no bairro Parque Lafaiete. Ao redor da primeira capela, erigida em homenagem a São João Batista, deu-se o crescimento dos atuais municípios de São João de Meriti e Duque de Caxias. Com a degradação dessa capela em 1857, o orago foi transferido para a Igreja Matriz de São João de Meriti, sendo deixada ao abandono até o início do século XX. Dom Guilherme Muller, então Bispo da Diocese de Barra do Piraí, à qual esta área estava ligada, notando o abandono da antiga capela de São João Batista, incentivou sua recuperação em 1926. Por meio de campanhas diocesanas, em 11 de setembro de 1930, a Igreja foi reaberta ao culto e a Irmandade de Santa Teresinha passou a ter a custódia do lugar. Estima-se que o castiçal e imagem de Santo Antônio possam ser remanescestes do período colonial.

acervo3

Roupas e objetos de Joãozinho da Goméia: décadas de 50/60/70

No acervo do Instituto Histórico, existem peças que pertenceram a Joãozinho da Goméia e a integrantes da família, como Mãe Ilecy e Mãe Kitala, que são importantes resquícios da memória e cultura afrodescendente no nosso município, bem como da história do candomblé no Brasil. São itens como o troféu do Terreiro Ogum Niger ao Termo Sol Oriente, de 1979; uma guia de santo – usada nas sessões de candomblé -; louças, como uma de xícara de chá, pires e um prato de sobremesa, datados de 1959. O espaço também preserva um disco com músicas gravadas por Pai João e roupas utilizadas nos cultos, que atraíam aproximadamente 6 mil pessoas.

Políticos e artistas de renome e de todos os lugares frequentavam as sessões públicas promovidas por esse famoso babalorixá, que era muito querido por seus filhos, consultado por pessoas importantes e, inegavelmente, um sucesso. A partir de 1950 até os dias atuais, ele foi o pai de santo mais conhecido do país, com fama comparável somente a de Mãe Menininha do Gantois.

acervo4

Farda e medalhas do Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo – II Guerra Mundial

Estudante de Medicina, na década de 1940, Moacyr Rodrigues do Carmo foi designado para servir na Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a II Guerra Mundial. No dia 2 de julho de 1944, seguia para Nápoles, Itália, o primeiro escalão da FEB. Em fevereiro de 1945, o Brasil tinha em solo italiano mais de 25 mil homens.

acervo5

Junto com a FEB, surgiu também o primeiro Grupo de Caça, esquadrão aéreo composto de 42 oficiais, pilotos e 400 homens de apoio, com 28 aviões. No dia 15 de setembro de 1944, os brasileiros entram em confronto no vale do Rio Pó, onde ocorreram as batalhas do Monte Castelo, Montese e Collecchio.

Na guerra, morreram 430 praças e 21 oficiais, sendo que os feridos chegaram a quase 3 mil. Segundo registros, 34 praças e um oficial foram feitos prisioneiros e 23 praças foram dados como desaparecidos. No mundo, o conflito matou mais de 30 milhões de pessoas.

A boina, a farda e as medalhas de eficiência, honra e lealdade, Cruz de Combate e a Medalha de Campanha da FEB relembram um pouco da presença humana num cenário de intolerância.

acervo6

Revista “Terra Fluminense” – 1924

A redação da editora funcionava no antigo Estado do Rio de Janeiro, em Niterói , na Rua Regente Feijó, 62. Em uma de suas edições, o diretor e proprietário Ramiro Gonçalves destacou um ano de administração do prefeito de Nova Iguassú, Sebastião de Arruda Negreiros. Em outra manchete, a revista enfatiza o fracasso do smoking feminino em Paris, enquanto que no Brasil o modelo foi considerado um sucesso.

acervo7(1)

Jornal “Correio de Iguassú” – 1931

Sob o comando de Sylvio Goulart, o “Correio de Iguassú” foi um dos primeiros jornais que a circular na região. Com forte conteúdo político, o impresso mencionou o projeto de lei eleitoral e exaltou a figura de Getúlio Vargas. Como nos dias atuais, as doenças sexualmente transmissíveis também preocupavam as autoridades e tinha espaço na mídia. Na década de 1930, a fundação Graffré Guinle registrou 93.336 consultas de doenças venéreas, 2.486 de sífilis e 6.113 de gonorréia. A informação está na edição de 20 de setembro de 1931 do jornal.

acervo8

Chegada da água em Duque de Caxias

acervo9Após a emancipação em 1943, Duque de Caxias começou a crescer de forma progressiva. A continuidade do progresso dependia da instalação de uma rede d’água e não apenas de uma bica. Depois de muitas promessas, finalmente, em 1960, o governador do Rio de Janeiro, Roberto Silveira, inaugurou a água encanada na Praça do Pacificador. A instalação da água tornou-se um importante marco de desenvolvimento local.

acervo10

Selo em homenagem ao bicentenário do Duque de Caxias

Para comemorar o bicentenário de nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, a Câmara Municipal de Duque de Caxias, em parceria com os Correios, lançou, no dia 27 de agosto de 2003, em sessão solene, um selo em homenagem a seu patrono.

O selo traz em primeiro plano, a imagem de Duque de Caxias tendo, à frente, a espada entrelaçada com louros e, ao fundo, a imagem da Guerra dos Farrapos, representando mais uma vitória alcançada. Para a confecção da peça, foram utilizadas técnicas de lápis de cor e computação gráfica.

A empresa Brasileira de Correios e Telégrafos imprimiu 3 milhões de selos que foram colocados a venda em todo o território nacional a R$ 0,60. O lançamento na Câmara Municipal de Duque de Caxias foi o segundo feito no Estado do Rio de Janeiro, de apenas quatro no Brasil. A empresa também doou ao Instituto Histórico um álbum com selo e edital de publicação e uma cartilha.

acervo12

Relatórios da Escola Regional de Meriti – “Mate com Angu”

Fundada pela Professora Armanda Álvaro Alberto no dia 13 de fevereiro de 1921, a escola foi a pioneiro na América Latina a utilizar o projeto escolanovista e da aplicação do método montessoriano, com horário integral. Inovou ao distribuir para os alunos “mate com angu” como merenda, para que os estudantes permanecessem mais tempo na escola, iniciativa que mereceu elogios dos mais importantes educadores e intelectuais do Brasil.

acervo13

Auto de exumação de Luiz Alves de Lima e Silva

O Instituto Histórico possui cópia do auto de exumação de Luiz Alves de Lima de Silva, o militar mais condecorado do Brasil, nascido no território que hoje integra o nosso município. O documento destaca a última homenagem do Exército ao marechal que teve seus restos mortais transladados do cemitério da Venerável Ordem Terceira de Paula para o Pantheon, em frente ao Ministério da Guerra. Duque de Caxias nasceu na antiga Vila de Estrela, na Fazenda São Paulo, hoje Museu da Taquara, no dia 25 de agosto de 1803.

acervo14

Código de posturas da Vila de Estrela de 1846

No acervo do Instituto Histórico, é possível encontrar a cópia xerográfica do documento no qual constam as principais leis da Vila de Estrela, como tabela de ordenados de seus empregados, pedido de criação da primeira escola de ensino público para meninos e a exigência de diploma para se exercer as profissões de médico, cirurgião ou boticário (farmacêutico). A Vila de Estrela teve importante porto nos séculos XVIII e XIX e ligava a capital do Império, Rio de Janeiro, à região das Minas Gerais.

acervo15

Jornais “O Municipal”, “Folha da Cidade” e “Luta Democrática”

No Instituto , existem vários jornais dos anos 1950 em diante, que destacam o cotidiano de uma cidade em formação. Nestes periódicos, você vai encontrar a defesa do Jornal Municipal em favor do voto feminino, a campanha da Folha da Cidade em favor da água encanada e as manchetes sensacionalistas da Luta Democrática, além da festa de 25 de Agosto, falas de Getúlio Vargas à nação, bem como a construção da Igreja Santo Antônio.

Sala de Vídeo

Sala de Vídeo

Vídeos
Com 40 lugares, a Sala de Vídeo do instituto atende, em média, 2 mil alunos por ano. São exibidos vídeos que contam a história de Duque de Caxias e da região, como “Fragmentos da Memória da Baixada Fluminense” e “Terra de Muitas Águas”, entre outros.

Exposições

Os artistas da Baixada têm no Instituto Histórico um local para exibir seus trabalhos. No Salão de Exposição, são promovidas mostras temporárias de pintura, escultura, além de trabalhos literários.

Em suas telas, os artistas retratam igrejas da região, fazendas, prédios, cachoeiras escolas, entre outros temas.

Salão de Exposição

Salão de Exposição

Exposição permanente

Exposição permanente

Roupas e objetos do acervo

Roupas e objetos do acervo

Em comemoração aos 60 anos de emancipação político-administrativa do município, a Câmara inaugurou, no dia 10 de dezembro de 2003, a Galeria dos Prefeitos.

São fotos que exibem os chefes do poder Executivo, passando por Homero Lara (interventor), Gastão Reis – o primeiro prefeito eleito através do voto direto, o período da “Área de Segurança Nacional” – que começou em 1971. A exposição também registra a volta das eleições diretas, chegando aos dias de hoje, além dos Presidentes da Câmara e Vice-Prefeitos que assumiram o cargo de Prefeito.

A inauguração do espaço, no Instituto Histórico Vereador Thomé Siqueira Barreto, um dos principais órgãos de pesquisa da Baixada Fluminense, recupera a história política do Executivo do nosso município, servindo de base para estudos de pesquisadores, estudantes, jornalistas, políticos e dos cidadãos em geral.

Prefeitos


p01HOMERO LARA
De 01/01/1944 a 10/09/1944 (Interventor)
p02HEITOR LUIZ DO AMARAL GURGEL
1º Mandato: De 11/09/1944 a 01/08/1945 (Interventor)
2º Mandato: De 02/09/1945 a 08/11/1945 (Interventor)
p03ANTÔNIO CAVALCANTE RINO

De 02/08/1945 a 02/09/1945 (Interventor)

p04DR. JORGE DINIZ DE SANTIAGO
De 10/11/1945 a 22/03/1946 (Interventor)
p05GASTÃO GLICÉRIO DE GOUVÊA REIS
1º MANDATO: De 25/03/1946 a 18/10/1946 (Interventor)
2º MANDATO: De 28/09/1947 a 28/12/1950 (Eleito por voto direto)
p06JOSÉ DOS CAMPOS MANHÃES
De 18/10/1946 a 13/03/1947 (Interventor)
p07JOSÉ RANGEL
De 19/03/1947 a 31/03/1947 (Interventor)
p08CUSTÓDIO ROCHA MAIA
De 31/03/1947 a 30/07/1947 (Interventor)
p09TEN. CEL. SCIPIÃO DA S. CARVALHO
De 01/08/1947 a 28/09/1947 (Interventor)
p10ADERSON RAMOS
De 28/12/1950 a a 31/01/1951 (Presidente da Câmara)
p11ADOLPHO DAVID
1º MANDATO: De 31/01/1951 a 06/09/1952 (Presidente da Câmara)
2º MANDATO:De 31/01/1959 a 31/01/1963 (Eleito pelo voto direto)
p12BRAULINO DE MATOS REIS
De 06/09/1952 a 31/01/1955 (Eleito pelo voto direto)
p13FRANCISCO CORRÊA
De 31/01/1955 a 15/01/1959 (Eleito pelo voto direto)
p14JOAQUIM TENÓRIO CAVALCANTI
1º MANDATO:De 15/01/1959 a 31/01/1959 (Presidente da Câmara)
2º MANDATO:De 31/01/1963 a 31/01/1967 (Eleito pelo voto direto)
EUCLIDES DA FONSECA CHAGAS
De 06/10/1962 a 06/11/1962 (Diretor Geral da Câmara)
p24DR. MOACYR RODRIGUES DO CARMO
1º MANDATO: 31/01/1967 a 31/01/1971 (Eleito pelo voto direto)
2º MANDATO: 01/01/1993 a 31/12/1996 (Eleito pelo voto direto)
p16DR. RUYTER VIDAURRE POUBEL
Vice-Prefeito, governou por 111 dias,  nas licenças solicitadas pelo Prefeito Dr. Moacyr do Carmo
p15FRANCISCO ESTÁCIO DA SILVA
31/01/1971 – Presidente da Câmara quando o Município de Duque de Caxias foi declarado “Área de Segurança Nacional”
p18GENERAL CARLOS MARCIANO DE MEDEIROS
De 19/07/1971 a 15/03/1975 (Interventor)
FRANCISCO GOMES FILGUEIRAS
De 26/07/1973 a 01/08/1973 (Assumiu na licença solicitada pelo Prefeito General Carlos Marciano de Medeiros)
p17CORONEL RENATO MOREIRA DA FONSECA
De 15/03/1975 a 24/04/1979 (Interventor)
p20CORONEL AMÉRICO GOMES DE BARROS
De 24/04/1979 a 02/05/1982 (Interventor)
p19HYDEKEL MENESES DE FREITAS LIMA
1º MANDATO: 13/05/1982 a 31/12/1984 (Interventor)
2º MANDATO: 01/01/1989 a 31/12/1992 (Eleito)
p22JUBERLAN FRANCISCO DE BARROS OLIVEIRA
De 01/01/1985 a 31/12/1988 (Eleito pelo voto direto)
p21JOSÉ CARLOS LACERDA
De 12/09/1990 a 31/12/1992 (Hydekel transfere o cargo para o Vice ao ocupar vaga no Senado)
p23JOSÉ CAMILO ZITO DOS SANTOS FILHO
1º MANDATO: De 01/01/1997 a 31/12/2000 (Eleito pelo voto direto)
2º MANDATO: De 01/01/2001 a 31/12/2004 (Eleito pelo voto direto)
3º MANDATO: De 01/01/2009 a 31/12/2012 (Eleito pelo voto direto)
p25ALEXANDRE AGUIAR CARDOSO
De 01/01/2013 a 31/12/2016 (Eleito pelo voto direto)
p25WASHINGTON REIS DE OLIVEIRA
1º MANDATO: De 01/01/2005 a 31/12/2008 (Eleito pelo voto direto)
2º MANDATO: De 01/01/2017 a 31/12/2020 (Eleito pelo voto direto)
3º MANDATO: De 01/01/2021 a 31/12/2024 (Eleito pelo voto direto)

19ª Legislatura (01/01/2021 a 31/12/2024)+

18ª Legislatura (01/01/2017 a 31/12/2020)+

17ª Legislatura (01/01/2013 a 31/12/2016)+

16ª Legislatura (01/01/2009 a 31/12/2012)+

15ª Legislatura (01/01/2005 a 31/12/2008)+

14ª Legislatura (01/01/2001 a 31/12/2004)+

13ª Legislatura (01/01/1997 a 31/12/2000)+

12ª Legislatura (01/01/1993 a 31/12/1996)+

11ª Legislatura (01/01/1989 a 31/12/1992)+

10ª Legislatura (01/02/1983 a 31/12/1988)+

9ª Legislatura (01/02/1977 a 31/01/1983)+

8ª Legislatura (01/02/1973 a 31/01/1977)+

7ª Legislatura (01/02/1971 a 31/01/1973)+

6ª Legislatura (01/02/1967 a 31/01/1971)+

5ª Legislatura (01/02/1963 a 31/01/1967)+

4ª Legislatura (01/02/1959 a 31/01/1963)+

3ª Legislatura (01/02/1955 a 31/01/1959)+

2ª Legislatura (01/02/1951 a 31/01/1955)+

1ª Legislatura (23/10/1947 a 31/01/1951)+


c1p

Vila Olímpica

Vista aérea do campo João Gaspar Corrêa Meyer, mais conhecido com “Maracanãzinho”, no bairro Jardim 25 de Agosto, no final da década de 60. Em 1979, a área foi ampliada, sendo inaugurado o Complexo Esportivo com o mesmo nome.

c2p

Em 1997, a Vila Olímpica de Duque de Caxias possui aproximadamente 30 mil metros quadrados e dispõe de um moderno ginásio poliesportivo, pista de atletismo, quadra de tênis, área de arremesso, caixa de salto, etc.

 

 

c3pc4p

Avenida Nilo Peçanha
Vista da Nilo Peçanha, uma das principais ruas do Centro, sendo urbanizada na década de 60.
Em 2003, pedestres caminham sem problemas pela Nilo Peçanha, que tem no comércio o seu forte.

c6c5Praça do Pacificador
Ainda em construção, na década de 70, a Praça do Pacificador, além de servir como área de lazer, abrigou uma rodoviária.
Três décadas depois, o espaço foi ocupado pelos ambulantes e automóveis, na Avenida Presidente Kennedy.

c7c8Prefeitura
Em agosto de 1958, a Prefeitura de Duque de Caxias instala-se no bairro Jardim 25 de Agosto, local da antiga fábrica de macarrão “Tupinambá”, na Praça do Riachuelo, atual Praça Governador Roberto Silveira.
Localizada em frente à Praça Benzo de Cavour, bairro Jardim Primavera, a sede do poder Executivo foi inaugurada no dia 27 de março de 1998.

 

 

c10c9Praça Emancipação
Praça da Emancipação na década de 40, tendo em destaque o monumento que simbolizou a autonomia administrativa da cidade.
Reformada em 2003, a praça, que fica situada entre as Ruas Manoel Correia e Joaquim Lopes, ganhou pedras portuguesas e um relógio.

 

 

c11c12
Operários realizam trabalhos de melhoria na praça, colocando paralelepípedos, em frente ao Forte do Sabão.

Concentra um grande fluxo de pessoas, constituindo-se em um dos conjuntos de calçadões do Centro.

 

 

c14c13

Praça Roberto Silveira

Vista panorâmica da Praça Governador Roberto Silveira, na década de 90, no bairro Jardim 25 de Agosto.

Tomada aérea da Praça Governador Roberto Silveira, tendo ao centro o prédio sede da antiga Prefeitura.

 

 

Eventos


Skip to content