Roteiro Cultural

A Freguesia e Igreja de Nossa Senhora do Pilar
do Aguassu, Morabahi e Iaguaré

No período colonial da história do Brasil, as Freguesias constituíam-se como divisões eclesiásticas, correspondendo a uma área sob a administração da Igreja Católica, sendo os seus limites estabelecidos a partir de pontos geográficos.

A nossa Freguesia de Nossa Senhora do Pilar do Iguassu foi instituída entre os anos de 1612 e 1629 e seu território era constituído a partir do rio Iguaçu, seguindo para as terras do Couto, que hoje abrigam Xerém, quarto distrito de Duque de Caxias, subindo para Petrópolis e incluindo também, as áreas de Saracuruna e Cangulo.

Câmara e Prefeitura juntas no prédio da Av. Rio-Petrópolis

Ali, no alto do morro do Cangulo, já existia uma capela com orago dedicado a Nossa Senhora das Neves, com data de construção de 1612 e que ficava próximo ao rio e porto do Cangulo, estando a sete quilômetros de distância daqui… do porto do Pilar.

Aquela capela de Nossa Senhora das Neves acabou se tornando uma referência quando a Freguesia do Pilar foi instalada. Com o desabamento da capelinha dedicada a Nossa Senhora das Neves, outra igreja foi erguida às margens do rio Pilar.

De acordo com Monsenhor Pizarro, visitador pastoral que representava o bispo do Rio de Janeiro e fiscalizou nosso território da Baixada do Iguaçu no ano de 1794, a futura Matriz da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar estava sendo construída somente a partir de 1697, sendo Manoel Pires e sua mulher Catherina de Sene, os doadores do terreno para a construção desta igreja e do cemitério. O templo contou com a contribuição financeira dos fregueses, dos viajantes, do Vigário e da Fazenda Real. A obra do templo foi finalizada no ano de 1726, sendo o prédio religioso construído na Estrada Velha do Pilar, próximo ao canal do Rio Pilar, afluente do Rio Iguaçu, aberta para o transporte do ouro entre as Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

Esse mesmo casal fez novas doações de terrenos para a Irmandade de Nossa Senhora do Pilar que, como proprietária, destinou-os para arrendamento a alguns fregueses, formando dessa maneira, ao redor da Igreja, o arraial do Pilar. Mais tarde, o ancoradouro do rio Pilar serviu de ponto de escoamento do ouro que descia a serra da Estrela, pelo Caminho Novo de Garcia Pais, aberto a partir de 1699.

A Igreja de Nossa Senhora do Pilar começou a ter uso para servir de Matriz da Paróquia depois de benzida pelo Provisor Thomé de Freitas da Fonseca no ano de 1697, possuindo então quatro irmandades: a do Santíssimo Sacramento, a de Nossa Senhora do Pilar, a de São Miguel e Almas e a de Nossa Senhora do Rosário, esta que, mais tarde, foi anexada à confraria de São Benedito. Como Matriz, possuía três capelas filiais: a primeira capela de Nossa Senhora das Neves; a capela de Santa Rita da Posse, que pertencia ao Engenho da Posse, em Xerém; e, a capela de Nossa Senhora do Rosário, nas proximidades do rio Saracuruna.

A Igreja de Nossa Senhora do Pilar do Aguassu foi construída em um terreno um pouco acima da Guarda do Pilar e media aproximadamente 186,08 metros, da porta principal até o arco do altar-mor; 12,44 metros de comprimento; e, 7,77 metros de largura. Com arquitetura externa simples, tendo uma torre sineira coroada por uma cúpula octogonal, o templo foi constituído como um corpo único, com a sacristia ou presbitério construído em gamela e um pouco mais baixo que a nave, sendo a cobertura de madeira com tirantes.

 

Câmara e Prefeitura juntas no prédio da Av. Rio-Petrópolis

Altar mor – 1939 – Fonte: Arquivo Noronha Santos

Segundo o catálogo Devoção e Esquecimento, Monsenhor Pizarro descreve, no livro Memórias Históricas do Rio de Janeiro – através das visitas pastorais de 1794, os altares e as imagens das igrejas do recôncavo da Guanabara.

Sobre a Igreja de Nossa Senhora do Pilar do Aguassu, consta que tinha cinco altares. No maior, estavam colocados a imagem de Nossa Senhora do Pilar, a Padroeira, e o Sacrário. Do lado direito, a partir da entrada, o primeiro de devoção a Santana Mestra e o segundo, de São Miguel Arcanjo; no lado esquerdo, o primeiro de devoção a Nossa Senhora da Conceição e o segundo, de Nossa Senhora do Rosário. Todos os altares eram de madeira entalhada e dourada, menos o de São Miguel, que ainda estava por dourar.

Completamente diferentes entre si, apresentavam características perfeitas do barroco joanino, com fortes traços do barroco mineiro. Imagens constantes da Igreja Matriz: Santo Crucifixo, Senhor dos Passos, São Francisco, São João, Senhora da Conceição, Espírito Santo, Santa Ana, São Joaquim, São José, Menino Deus. Sobre as Irmandades, Monsenhor Pizarro ainda coloca que havia quatro: do Santíssimo; da Senhora do Pilar; da Senhora do Rosário; e, de São Miguel e Almas. Além destas, havia ainda a Confraria de São Benedito, anexada à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.

Considerada um bem de excepcional valor, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar do Iguassu é um importante marco da história da nossa região. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1938, deve ser considerada como Patrimônio Histórico da Baixada, recebendo os cuidados e ações de preservação que merece como Patrimônio da Fé, mas também como marco da memória histórica e da identidade cultural de nossa região.

Câmara e Prefeitura juntas no prédio da Av. Rio-Petrópolis

Retábulo de Sant’Ana Mestra – 1939.

Câmara e Prefeitura juntas no prédio da Av. Rio-Petrópolis

Retábulo de São Miguel – 1939.

Câmara e Prefeitura juntas no prédio da Av. Rio-Petrópolis

Retábulo de Nossa Senhora da Conceição – 1939.

Câmara e Prefeitura juntas no prédio da Av. Rio-Petrópolis

Retábulo de Nossa Senhora do Rosário – 1939.

 

 

 

 

 

 

 

 

Endereço: Igreja Nossa Senhora do Pilar – BR040, KM 26, Estrada Rio-Petrópolis, Bairro Pilar, 2º distrito, Duque de Caxias.
Construção: 1697-1726
Tombamento: Processo nº160-T, inscrição nº76, Livro Belas Artes, Fls. 14, 25 de maio de 1938.

Por: Profª Ms Elaine Gusmão & Profª Drª Tania Amaro

Casa da Fazenda São Bento

Casa da Fazenda São Bento

Fazenda de São Bento

A mais antiga e importante fazenda localizada em nosso município, a Fazenda São Bento, também conhecida como Fazenda de Iguaçu, surgiu da compra pelo Mosteiro de São Bento de partes das terras de Cristóvão Monteiro, em 1591. Com a doação de outra porção feita pela viúva de Cristóvão, teve origem a Fazenda São Bento, em 1596. A fazenda dava início ao processo de colonização do Vale do Rio Iguaçu.

Inicialmente, os monges Beneditinos construíram uma capela dedicada ao culto de Nossa Senhora das Candeias. Entretanto, no século XVIII, as terras mudaram de dono. Elas passaram para as mãos da irmandade de Nossa Sra. do Rosário dos Homens Pretos.

Existem divergências em relação à Ordem Monástica dos monges beneditinos. Há uma corrente de estudiosos que defendem a tese deles serem cistercienses (ramo da grande família monástica de São Bento). Por outro lado, há quem os classifiquem como beneditinos (missionários que viviam em áreas tropicais e que se vestiam de branco).

Capela de São Bento

Capela de São Bento

Por trinta e cinco anos, um engenho funcionou na fazenda. Toda a produção era enviada ao Reino. Com o aparecimento dos engenhos de Campos, Vargem Pequena e Camorim, com mais infra-estrutura e terras melhores, o engenho foi sendo desativo aos poucos.

A casa grande foi construída anexa à capela, entre l754 e l757, constituindo um convento para abrigar padres em descanso ou afastados do sacerdócio. Era também sede da grande fazenda de São Bento, cuja atividade econômica baseava-se na produção de farinha de mandioca e na fabricação de tijolos. O terreno foi desapropriado em 1921 para sediar uma colônia agrícola.

Em 1993, a capela desabou e hoje, em ruínas, funciona precariamente em parte do casarão do Patronato São Bento, apenas uma escola primária e algumas oficinas de trabalho escolar mantidas pela Diocese de Duque de Caxias.

Do passado de importância religiosa, cultural e econômica só resta um cenário de ruínas, que ainda resiste às intempéries da natureza e ao descaso do homem. A casa grande e a capela da antiga Fazenda de São Bento abrange uma área de aproximadamente 100 metros de edificações.

Visão interna da Capela

Visão interna da Capela

Construção: A Casa entre 1754 e 1757 e a Capela em 1645, Tombamento: processo nº564-T, inscrição nº439, Livro Belas Artes, Fls. 86, 10 de junho de 1957.
Endereço: Casa e Capela da antiga Fazenda São Bento – Av. Presidente Kennedy, km 8, bairro São Bento, 2º distrito, atrás da Fundação Educacional Duque de Caxias (FEUDUC).

 

 

 

 

historia_21Teatro Armando Melo

O primeiro teatro público de Duque de Caxias foi conquistado depois de uma intensa queda de braço. O prefeito Moacyr Rodrigues do Carno, atendendo solicitação do jornalista Laís Costa Velho e do artista e escritor Barboza Leite, pressionou a incorporada do Shopping Center a construir o espaço. A tática deu certo e em 1967, um velho sonho da classe artística era concretizado com a conquista do teatro, localizado entre as Ruas Mariano Sendra e José de Alvarenga.

Com aproximadamente 100 cadeiras, o teatro foi doado à municipalidade por 99 anos. Vinculado à Divisão de Educação e Cultura da Prefeitura, o local recebeu o nome de Teatro Municipal Armando Melo (TEMAM), uma homenagem a um dos artistas fundadores do TMC (Teatro Moderno Caxiense). O TMC impulsionou as artes na cidade e teve também como fundadores: Laís Costa Velho, Antônio Pacot, Wanda Freimuth, Afonso Fernandes, etc.

Alugado por CR$ 1,00, valor simbólico, o maior problema foi arrumar alguém para dirigi-lo. Em plena ditadura militar e vigorando AI-1, que fiscalizavam todos os atos dos prefeitos, através do comando da Vila Militar, o que fazer agora? Como os nomes preferidos, Barboza Leite e Laís Costa Velho, não podiam se indicados para cargos do governo, por figurarem em dossiês militares, a saída foi nomear a esposa do Laís, Arlete Costa Velho. O seu nome foi publicado em Boletim Oficial, mas o diretor de fato era Laís.

“Os Inimigos Não Mandam Flores”, de Pedro Bloch, foi a peça que inaugurou, em 1967, o teatro. No elenco estavam Elizabeth Sander, Laís Costa Velho, tendo Barboza Leite como diretor e cenógrafo.

O Armando Mello incentivou a organização de grupos teatrais e o aparecimento de novos autores e artistas, principalmente entre os jovens. As programações gratuitas ajudaram a difundir a arte cênica na cidade, assim como os cursos, hoje, promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura.

Museu da Taquara

Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do município e do Exército, nasceu na Fazenda São Paulo, hoje Taquara, 3º distrito. O local foi ocupado no início do século passado e as terras pertenciam ao coronel Luiz Alves de Freitas Belo, avô materno do futuro Duque de Caxias.

Construída no alto do morro, para evitar as constantes enchentes, a sede da fazenda dava frente para o caminho da Taquara. Este local fazia a ligação de duas importantes vilas portuárias: Pilar e Estrela.

Edificada em um só pavimento, o casarão branco tinha uma ampla varanda com janelas azuis. Na paisagem grandiosa, uma capela se destacava. A sua imponência podia ser contemplada à distância, uma vez que a construção foi feita em um chapadão. A palmeira imperial, devidamente

alinhada, dava o toque de requinte ao estilo da época.

A residência de Lima e Silva transformou-se em museu.

A residência de Lima e Silva transformou-se em museu.

Muitos cavaleiros transitavam pelo local, assim como tropas de burros carregados, que faziam o trajeto rumo à sede da província ou para o interior do país. Brasileiros e estrangeiros eram acolhidos na fazenda para descansar da desgastante viagem.

Na Fazenda São Paulo, bem como nas demais, cultivava-se milho, cana-de-açúcar, mandioca, feijão, frutas, legumes e café. A caça também era uma atividade regular na região. Pacas e capivaras enriqueciam as refeições.

Administrado pela Secretaria de Cultura desde 1994, o antigo casarão virou Museu Municipal da Taquara. O espaço guarda pouco da memória de Luiz Alves de Lima e Silva. Peças de valor perderam-se ao longo dos anos. Hoje, a população encontra apenas fragmentos de uma história, como retratos do Duque de Caxias, foto da Capela e da Fazenda São Bento, além de uma poltrona e um busto do militar.

Com a finalidade de atrair a população, a Secretaria de Cultura promove varias atividades para o grupo da terceira idade e para jovens no museu. São realizados exercícios físicos ao ar livre, cursos de teatro e capoeira, integrando as duas gerações.

O Museu Municipal da Taquara funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h,
na Avenida Automóvel Clube, KM54, bairro Taquara.

Skip to content