Vereador Moa homenageia ministra Nilma Lino Gomes

Em 30, novembro, 2015
Vereador Moa homenageia ministra Nilma Lino Gomes

A Câmara de Duque de Caxias recebeu na manhã de segunda-feira, dia 30 de novembro, a ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, que foi homenageada com a medalha Zumbi dos Palmares através de indicação do vereador Moa (PT).

“Hoje é um dia especial para essa Casa, para o Município e para mim, por ter a presença da ministra, a quem agradeço a presença. A homenagem é uma forma de reconhecimento pelo trabalho e empenho da ministra nas questões relacionadas à pasta que comanda. Essa mulher conseguiu se sobrepor ao sistema machista e preconceituoso da sociedade, chegando à frente de um ministério importante”, justifica Moa.

Prestigiando a solenidade, compuseram a mesa presidencial o deputado federal Chico D’Ângelo; o presidente das Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ, Marcelo Dias; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Edicléa Mascarenhas; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Renata Coloneze; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Negro, Elisa Fátima; a coordenadora da União Brasileira de Mulheres, Luciana Targino; o ex-vereador José Clemente Zumba; o representante das religiões de matrizes africanas, Antonio Pena; representante do Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, Conceição Diliçá e o representante dos povos indígenas, Cacique Tucano.

As lideranças pediram à ministra atenção especial à região, especialmente no que tange às religiões de matrizes africanas e ao povo negro, que têm sofrido muito preconceito; foi solicitada a instituição do Dia da Consciência Indígena, a viabilização de uma Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, a segunda etapa do programa Viver sem Limites, voltado aos deficientes, e uma central de libras.

“Essa iniciativa do vereador Moa tem muita importância pelo momento que se passa o Brasil, de retrocesso das políticas públicas em todas as áreas. Precisamos unir forças para enfrentarmos isso”, destaca o deputado federal Chico D’Ângelo.

Atenta às demandas, a ministra agradeceu ao vereador Moa. “Estou muito feliz pela lembrança do meu nome para receber essa homenagem. Quero reforçar a simbologia desse ato no mês da Consciência Negra, data importante em muitas cidades. Esse ano tem sido de muitas lutas e desafios, mas também de muitas conquistas. Estamos resistindo bravamente à onda de conservadorismo no País e muitos direitos sociais aos coletivos das minorias têm sido garantidos. Nós construímos uma gestão da diversidade e isso é uma conquista da sociedade que se movimenta. Precisamos sim aprimorar as políticas públicas a todos os segmentos, para uma sociedade mais democrática.”