Câmara participa de entrega de chaves do Minha Casa, Minha Vida

Em 10, novembro, 2015
Câmara participa de entrega de chaves do Minha Casa, Minha Vida

Famílias de Xerém foram contempladas pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida nesta terça-feira, dia 10, quando 215 unidades habitacionais do Residencial Vale da Mata foram entregues, a maior parte delas a pessoas que perderam moradias na catástrofe de janeiro de 2013. O evento aconteceu de forma simultânea com outras três cidades: Nova Friburgo, São Gonçalo e São Matheus, no Estado do Espírito Santo, e teve link ao vivo com a participação da presidente Dilma Rousseff e do governador Pezão.

Os vereadores André Quintanilha (PMDB), Celso do Alba (PROS), Chico Borracheiro (PROS), Cláudio Thomaz (PRTB), Eduardo Moreira (PT), Fatinha (Solidariedade), Gaete (PSD), Josemar Padilha (PMN), Junior Reis (PMDB), Leide (PRB), Marquinho Oi (Solidariedade), Moa (PT), Quinzé (PMDB), Sandro Lelis (PSL) e Thiago Barreto (PROS) fizeram questão de acompanhar a entrega das chaves e parabenizar as famílias.

“O Minha Casa, Minha Vida é um dos maiores programas habitacionais do País, que já beneficiou milhares de brasileiros com moradia digna. Esse momento de entrega da chave da casa própria é o resgate da cidadania e da história de vida dessas pessoas que sofreram momentos difíceis com a catástrofe de Xerém. Parabéns a todos os contemplados”, disse o presidente da Câmara, Eduardo Moreira.

Também participaram do evento o prefeito Alexandre Cardoso, o ministro de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Cláudio Martins; o secretário estadual de Habitação, Bernardo Rossi; o secretário municipal de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Luiz Edmundo Costa Leite; o deputado federal Washington Reis e o deputado estadual Rosenverg Reis.

“Caxias é um exemplo de como se enfrenta uma tragédia com a mão de Deus e a união dos governos. Xerém está hoje com 99% das obras prontas, totalmente remodelado”, afirmou o prefeito Alexandre Cardoso.

Elogiando a beleza e modernidade do empreendimento, o ministro Celso Pansera ressaltou que Xerém merece a novidade. “Isso aqui é mais do que um residencial, é a dignidade e o recomeço de vida de muita gente.”

O superintendente da Caixa pediu para que as famílias cuidem do empreendimento com carinho. “Até chegar a esse dia, de entrega das chaves, o projeto passa por muitas fases e não são fáceis. A partir de agora esse é o lar de vocês, sejam atenciosos e o deixem ainda mais bonito.”

Deixando-se à disposição do Município, o secretário Bernardo Rossi comentou: “Todos os programas habitacionais do Estado contemplam Duque de Caxias, como regularização fundiária, e isso é muito importante.”

Morador de Xerém, o deputado Washington Reis parabenizou a população. “Esse povo nunca se apequenou e sempre acreditou na política e no trabalho. Tirar as coisas do papel não é fácil, mas quando a gente luta, as coisas acontecem.”

“É motivo de orgulho estar nesse momento, pois acompanhei toda catástrofe de Xerém e batalhei muito junto ao INEA, à Cedae e ao Ministério Público. E hoje ver essas casas dignas e em local privilegiado entregues a quem realmente necessita é uma felicidade”, finalizou o deputado Rosenverg Reis.