Comissão da Câmara realiza audiência pública sobre segurança

Em 22, junho, 2015
Comissão da Câmara realiza audiência pública sobre segurança

Os vereadores Wendell (PMDB), Fatinha (Solidariedade) e Boquinha (PDT) reuniram autoridades de segurança em audiência pública que debateu prevenção e combate da violência nesta segunda-feira, dia 22, na Câmara de Duque de Caxias. A ideia é fazer chegar aos responsáveis da área as principais demandas da Cidade e levar informação à população sobre o trabalho que está sendo desenvolvido.
Presidente da Comissão de Segurança da Câmara, o vereador Wendell reforçou que a comissão se faz presente em todas as reuniões do Conselho Municipal de Segurança nos diversos os bairros, atuando em conjunto na busca por soluções aos problemas. “Fazemos nosso papel enquanto vereadores e cidadãos. Infelizmente, algumas realizações fogem do nosso alcance, mas, procuramos contribuir da melhor forma.”
Representando o Executivo, o secretário de Defesa Civil e Segurança, coronel Silva Costa, anunciou que Caxias adquiriu 15 novas viaturas para a Guarda Municipal e fechou convênio para compra de mais 40 câmeras de videomonitoramento. “Muitos esforços estão sendo concretizados.”
De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Alexandre Dantas, haverá um reforço de 40 homens para atuar Duque de Caxias. “O projeto é para que permaneçam até as Olimpíadas para um policiamento mais ostensivo na BR040.”
Já a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), Débora Rodrigues, está buscando implantar na Cidade o Projeto Violeta, que garante atendimento rápido às mulheres vítimas de violência doméstica. “Essas mulheres precisam ser acolhidas e o projeto é o que há de mais moderno no segmento.”
Responsável pela 59ª Delegacia de Polícia, Juliana Amorim antecipou: “Teremos a 59ª DP Legal e a 60ª DP ainda neste ano, informatizadas e com a estrutura que a Cidade merece, com previsão de novos policiais, isso significa menos tempo de espera no atendimento.”
Apresentando redução dos índices de violência na Cidade, o comandante do 15º Batalhão, coronel Busnello ressaltou que é importante investir em prevenção à segurança. “A estrutura logística não dá conta da demanda que temos, nosso trabalho é de gigante e tem dado resultados positivos. Esse ano, sacrifiquei as férias de todos os policiais em prol da segurança da população. Mas, peço que voltemos nossos olhos também a projetos de prevenção, como educação, iluminação pública e cultura. Mudanças de leis e códigos também se fazem necessárias para que haja mais prevenção e menos repressão.”