Instituto Histórico realiza evento para lançamento de livro

Em 09, junho, 2014
Instituto Histórico realiza evento para lançamento de livro

O Instituto Histórico da Câmara de Duque de Caxias, a Associação de Professores e Pesquisadores de História (APPH-CLIO) e a Feuduc se reuniram em parceria para lançar o livro Escavando o Passado da Cidade: História Política de Duque de Caxias, de Marlucia Santos de Souza. O evento aconteceu no plenário da Casa de Leis, na noite de segunda-feira, dia 9, com apresentação musical do Quarteto Bequadro.

Além de professora de História da rede estadual, Marlucia é coordenadora do Museu Vivo São Bento e diretora do Centro de Referência Patrimonial e Histórico de Duque de Caxias. “Esse livro é a publicação da minha dissertação de mestrado, que foi defendida em 2002. Como foi uma das primeiras da Cidade, acabou virando referência. Muitas obras posteriores, que até chegaram a virar livros, tinham como referência bibliográfica o meu trabalho. Então, foi muito valorizado e muito circulado no meio acadêmico. Para que fosse colocado à disposição de mais pessoas, decidimos publicá-lo, para registro e memória da época”, explicou.

Presidente da APPH-CLIO, Ercília Coelho de Oliveira justifica a publicação. “Esse é um trabalho muito bom, pela substância que ele tem e pela importância que tem para a Baixada Fluminense, principalmente para Duque de Caxias, então nos organizamos para publicá-lo. É um livro fundamental para quem quiser entender a Cidade.”

Diretor acadêmico da Feuduc, Antônio Augusto Braz falou sobre a participação da entidade. “A Marlucia é professora da Feuduc há muitos anos e foi a paixão dela pela história da Cidade que nos levou a organizar um centro de pesquisas na faculdade há 20 anos. E isso foi um grande incentivo a muitos professores e pesquisadores no desenvolvimento de estudos sobre a história da região. Por isso, para a Feuduc é muito importante apoiar esse livro, pois a professora Marlucia é pioneira desse esforço.”

Para a diretora do Instituto Histórico, Tania Amaro, a publicação vai contribuir para a sociedade no geral. “Apoiar o lançamento desse livro vem de encontro aos objetivos do nosso espaço, que é se envolver com atividades culturais e educacionais. A professora Marlucia é nossa parceira e apoiar o seu livro é importante, o acervo do Instituto Histórico foi usado nas suas pesquisas. Estamos certos de que essa publicação vai contribuir muito para a sociedade no geral.”