Comissão da Verdade de Duque de Caxias é empossada na Câmara

Em 28, maio, 2014
Comissão da Verdade de Duque de Caxias é empossada na Câmara

Com objetivo de investigar violações dos direitos humanos no período da Ditadura no Brasil, a Comissão da Verdade foi instaurada em Duque de Caxias por meio da Lei Municipal n° 2.605/2013 e sua mesa diretora empossada nesta segunda-feira, dia 28, na Câmara de Vereadores, tendo como presidente Geraldo Flávio Campos Dias e Nilson Venâncio como vice.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal e autor da Lei Municipal, vereador Eduardo Moreira (PT). “O político precisa estar comprometido com a verdade e a criação dessa comissão é para que não se deixe prevalecer a Ditadura, nem a lei da mordaça. Não podemos deixar a democracia ser ameaçada, a comissão é muito importante e terá muito trabalho.”

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Duque de Caxias, Geraldo Menezes de Almeida, parabenizou a iniciativa do vereador Eduardo Moreira. “É de extrema grandeza sua postura, pois a criação da Comissão da Verdade na Cidade entra para a história, uma vez que Duque de Caxias sofreu fortemente o período da Ditadura. É importante que essa comissão permaneça instituída mesmo após a conclusão dos trabalhos.”

Eleito presidente da Comissão da Verdade de Duque de Caxias, Geraldo Flávio Campos Dias falou sobre objetivos. “O período foi bem crítico na nossa Cidade, foi aqui que se instalaram os primeiros focos de resistência. Vamos apurar o número de mortos e desaparecidos na Ditadura e desenvolver práticas de reparação. Também vamos alertar e transmitir aos jovens os horrores da Ditadura, para que nunca se esqueça e para que nunca mais aconteça.”

Fazendo um breve relato do que sofreu na época, o vice-presidente da comissão disse que toda verdade não será desvendada em apenas 3 anos, período de vigência da Comissão da Verdade. “Vamos investigar e relatar tudo o que apurarmos, mas o trabalho não será finalizado ao final do prazo. Continuaremos a luta e iremos a fundo em prol da verdade.”