Duque de Caxias foi homenageado no Museu da Taquara

Em 22, agosto, 2013
Duque de Caxias foi homenageado no Museu da Taquara

Na manhã, do dia 22 de agosto, prefeito, autoridades e vários parlamentares da Câmara Municipal, inclusive o presidente, Eduardo Moreira, participaram da cerimônia dedicada ao patrono do Exército Brasileiro. O evento também contou com a presença de escolas da rede municipal de ensino e do grupo da melhor idade, Viver Bem.  Todos conheceram as ruínas da casa onde nasceu Duque de Caxias, na antiga fazenda São Paulo, área conhecida hoje como bairro da Taquara. No local encontra-se também o Museu da Taquara, lugar que preserva e cuida dos objetos e utensílios que contam a história de um dos personagens da história nacional.

O evento iniciou com o gesto simbólico de presentear o monumento do busto de Duque de Caxias com flores. Em sinal de respeito, os militares prestaram continência, os convidados fizeram silêncio e o corneteiro fez as honras.  Executou dois toques: o do patrono e o da apresentação de arma. Em seguida, dois alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Santa Luzia, ajudaram hastear a bandeira do Brasil.

No discurso o prefeito Alexandre Cardoso exaltou a importância da escola na formação dos cidadãos. “O sentimento de respeito à pátria começa na escola e quero uma instituição educacional que vá além do ensino, quero que as escolas formem brasileiros que saibam valorizar a história do país”, enfatizou.

A parte artística ficou por conta da Banda do Exército e da Orquestra Sinfônica Villa Lobos de Duque de Caxias. Tanto a primeira – com apenas instrumentos – como a segunda – com intérpretes – apresentaram trilhas marcantes do cinema internacional e clássicos da música brasileira.