Mês da Consciência Negra é abordado por vereador na tribuna da Câmara

Em 06, novembro, 2025
Mês da Consciência Negra é abordado por vereador na tribuna da Câmara

 

Vice-presidente da Comissão de Promoção de Igualdade Racial, Michel Reis (SD), ressaltou a importância do tema e da busca de ações efetivas para combater o racismo

 

Os vereadores de Duque de Caxias reuniram-se em sessão plenária, no dia 06/11 e, na tribuna, abordaram temas relevantes. O primeiro a se manifestar foi Michel Reis (SD) que comentou sobre o Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro.

Vice-presidente da Comissão de Promoção de Igualdade Racial, ele ressaltou que o período é de reflexão e valorização da história. “É tempo de lembrar da força do povo negro, das lutas que abriram caminhos e das conquistas que ainda precisamos alcançar”, disse ele.

O vereador Michel Reis afirmou que quando se fala em consciência negra, também se remete à educação, cultura, representatividade e pertencimento. “Falamos de criar oportunidades, de abrir caminhos e de garantir que as próximas gerações cresçam em uma cidade mais justa e mais humana, onde o respeito e a igualdade sejam realidades no dia a dia”.

 

Diabetes

Novembro também é o Mês de Conscientização sobre o Diabetes, assunto este comentado pela vereadora Juliana do Táxi (PL) e, para celebrar o Dia Mundial do Diabetes, no próximo dia 14, o Conselho Municipal de Saúde e a Comissão de Saúde da Câmara farão ações no Restaurando do Povo, no 1º Distrito. “Vamos falar sobre o cuidado. O diabetes é silencioso, e muitas pessoas não dão a devida importância para isso”.

Juliana do Táxi apontou que na maioria dos Postos de Saúde (PSF’s) do município existe o programa de cuidados com o diabetes, além disso, crianças que fazem uso da insulina são acompanhadas no Hospital Infantil. “Os endocrinologistas estão na ponta cuidando, porém, boa parte da população ainda acha que diabetes é uma bobeira”, alertou a vereadora, parabenizando ainda o Conselho Municipal de Saúde que realiza o evento todos os anos.

 

Águas do Rio

A vereadora Juliana do Táxi também se manifestou sobre a empresa Águas do Rio. “Entrarei no Ministério Público porque não dá mais: é falta d’água, buracos que a empresa abre e deixa a responsabilidade para a prefeitura, calçadas quebradas. Se não tem compromisso com o município que saia daqui”, disse ela, reforçando a constante falta d’água na cidade e o descaso nos atendimentos da empresa com a população.

 

Emendas para o município

Em sua manifestação na tribuna, o vereador Clovinho Sempre Junto (PDT) comentou sobre sua viagem a Brasília onde se encontrou com o deputado federal, Marcos Tavares (PDT), e o ministro do Esporte, André Fufuca. “Falamos sobre o esporte em Duque de Caxias e as emendas que estão sendo encaminhadas ao nosso município”, ressaltou Clovinho.

Ele anunciou que o deputado Marcos Tavares está empenhado para trazer recursos também para o saneamento, saúde, educação e demais áreas. “Ontem, em Brasília, foi muito produtivo e muitas coisas boas virão para Duque de Caxias”.

O vereador Anderson Lopes (MDB) enalteceu a postura do deputado e o empenho de Clovinho de ir a Brasília com a finalidade de trazer recursos para o município. “Estamos avançando muito, graças as ações do prefeito Netinho Reis e a 20ª Legislatura, pois seria impossível acontecer tudo isso se não houvesse a cooperação deste parlamento”.

 

Fotos: Art Vídeo/Victor Hugo

Skip to content