Infraestrutura e Hospital Veterinário também estiveram presentes nas manifestações na tribuna
O Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, a Fazenda Paraíso, localizada em Xerém, foi abordado por alguns vereadores na tribuna da Câmara de Duque de Caxias, durante a sessão plenária de 21/10.
O local possui alojamentos, oficinas, cursos profissionalizantes e diversas outras atividades, porém, a vereadora Juliana do Táxi (PL) vê a necessidade de ampliar o atendimento. “Fiz uma indicação legislativa para termos um CAPS dentro da Fazenda Paraíso. O dependente que está lá precisa começar o tratamento imediato, pois, quando ele volta às ruas, muitas das vezes, tem a recaída”.
A Fazenda Paraíso foi inaugurada no governo de Washington Reis e, desde então, inúmeras pessoas já passaram por lá. O vereador Junior Reis (MDB) falou da importância do local para a vida de muitas famílias. “A fila de espera é muito grande. Alguns aproveitam a oportunidade. Sempre há tempo para recomeçar”
O vereador Vitinho Grandão (PL) também afirma que tem recebido pedidos para a implantação de um CAPS na Fazenda Paraíso. “Hoje, ela é somente para dependentes químicos, mas acredito que a abertura de um CAPS será muito importante para tratar não só os dependentes como demais pessoas que poderão ser assistidas no local”.
Infraestrutura
A vereadora Juliana do Táxi comentou os serviços que estão sendo feitos pela Secretaria de Obras para a desobstrução das redes de esgoto na Vila Operária, Jardim 25 de Agosto e no entorno da Vila Olímpica, alertando que a região é bastante atingida com inundações e enxurradas.
A atuação do secretário de Obras, Valber Januário, também foi elogiada pelo vereador Sandro Lelis (MDB), que apontou avanços no município. “São obras importantes que estão melhorando muito a vida dos moradores de Duque de Caxias”, destacou ele, exaltando o comprometimento do prefeito Netinho Reis (MDB) e dos deputados federal e estadual, Gutemberg Reis e Rosenverg Reis, respectivamente.
O vereador Vitinho Grandão enumerou as suas indicações atendidas pela prefeitura, entre elas, a Clínica da Família do Pantanal que será inaugurada no sábado, 25, e que vai atender mais de 20 mil pessoas e a construção de uma escada na Rua Paranapiacaba, no Parque Comercial. Vitinho citou ainda uma terceira indicação atendida, essa em conjunto com o presidente Claudio Thomaz. “A obra do Centro de Especialidades no Primeiro Distrito está a todo vapor e, em breve, ele será inaugurado”.
Hospital Veterinário
O vereador Marquinho Oi (União) enalteceu o atendimento no Hospital Municipal Veterinário de Duque de Caxias, localizado no bairro Jardim Primavera. “É um trabalho de excelência. Parabenizo a equipe! Ela trata os animais com carinho imenso”. A unidade é referência em atendimento gratuito a cães e gatos na Baixada Fluminense e funciona em plantão 24h.
Sandro Lelis destacou o empenho dos deputados Gutemberg Reis e Rosenverg Reis que resultou na unidade. “Não vai parar por ali. A proposta é levar o Hospital Veterinário para cada distrito”.
Ainda na sessão plenária de 21/10
Os vereadores de Duque de Caxias aprovaram, em dois turnos de votação, por unanimidade, três projetos de lei. De iniciativa do vereador Alex Freitas (Republicanos), o PL nº038/2025 trata da instituição do Programa Vacinação Domiciliar de Idosos no município; o de nº047/2025, do vereador Marquinho Dentista (Republicanos), cria o Programa Banco de Emprego para a Juventude; e o projeto nº049/2025 do vereador Junior Reis denomina logradouro público de Rua Lourdes Ribeiro Silva. Também foram aprovados projetos de decretos legislativos concedendo honrarias.
No Expediente do Dia, a pedido do presidente Claudio Thomaz, a vereadora Delza de Oliveira, secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura de projetos de lei e de decreto legislativo, indicações parlamentares solicitando obras e serviços no município e requerimentos concedendo moções.

