Vereadores se manifestam sobre Outubro Rosa, esporte e obras no município

Em 07, outubro, 2025
Vereadores se manifestam sobre Outubro Rosa, esporte e obras no município

 

Na sessão plenária de 07/10, também foram lidas indicações parlamentares e aprovados projetos de lei

A campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama foi um dos assuntos abordados na tribuna da Câmara de Duque de Caxias, durante a sessão plenária de 07/10, e a vereadora Juliana do Táxi (PL) fez um alerta. “Nós, mulheres, temos o ano todo para cuidarmos da nossa saúde, mas, outubro é o mês que usamos para chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama”.

Em seguida, ela convidou a todos para participarem no sábado, 18/10, às 9h, da Caminhada do Outubro Rosa, saindo da Matriz de Santo Antônio até a Praça do Pacificador, no Centro, onde a programação continua com mamógrafo, atendimentos de saúde, espaço de beleza e outras atividades.

O vereador Junior Reis, por sua vez, comentou sobre a antiga Maternidade de Xerém que, em 2017, estava fechada, e a criação do CRAESM que atende mais de 150 mil mulheres todos os anos. “Estamos celebrando o Outubro Rosa, mas fico muito feliz de ter feito parte da criação da Clínica da Mulher de Duque de Caxias, a primeira da Baixada Fluminense e que, hoje, atende todo o Estado do Rio de Janeiro”.

Esporte

O vereador Saulo Reis (PL) falou sobre o Projeto Brazil Fight que, há mais de 10 anos, é realizado em Xerém, no 4º Distrito, atendendo crianças e jovens. “Temos atletas que já foram para a Seleção Brasileira de Luta Olímpica. Temos um mestre responsável, Wellington Silva, e é muito importante que, nós, parlamentares, possamos ter uma visão mais ampla na questão do esporte”.

Dando continuidade a sua fala, Saulo Henrique ressaltou que o objetivo é estender o projeto para outras regiões do município. “Vamos dar oportunidades para as nossas crianças que têm um talento específico voltado para as artes marciais. Vamos dar oportunidades para que elas se tornem grandes cidadãos”. Ele ainda reafirmou o seu compromisso com a terceira idade e com a inclusão no município.

Obras

As obras em andamento no município foram citadas pelos vereadores. Catiti falou das melhorias no Parque Lafaiete, Bela Vista e Bar do Cavaleiros e da construção de galerias no 1º Distrito. “Mais de 228 metros de galerias construídas que vão ligar a Avenida Doutor Manoel Teles à Rua Saldanha da Gama, Tenente José Dias, levando dignidade à população do Centro e do Engenho do Porto”.

Catiti ressaltou que é isso que a população espera do parlamentar e enalteceu a presidência da Casa pela imparcialidade que tem sido fundamental em todas atitudes que vem tomando em relação ao governo. “Sabemos que as discussões neste parlamento são naturais e necessárias porque, através delas, nós chegamos a um consenso”.

O vereador Anderson Lopes (MDB) reforçou a fala de Catiti. “Os avanços da nossa cidade, todas estas conquistas que temos visto, infraestrutura, saúde, educação etc. se dão ao fato de um governo que trabalha muito, mas não podemos esquecer desta Casa de Leis”.

Em seguida, o vereador Alex Freitas (Republicanos) reiterou as suas indicações na tribuna. “Pedimos a construção de uma creche na área existente na Estrada São Lourenço, no bairro Chácaras Rio-Petrópolis, devido à grande demanda da região. Outra solicitação é para a implementação da Clínica da Família na Rua Visconde Inhaúma, no Pilar, a fim de atender melhor a população; e também pedimos o retorno das bandas marciais nas escolas municipais e os desfiles cívicos”.

O vereador Catiti comentou esta última indicação. “Na legislatura passada, fiz alguns requerimentos à Secretaria de Educação para que me informasse as escolas que têm passivos ricos de instrumentos musicais. Está fazendo falta os desfiles cívicos”. Junior Reis enfatizou: “vi os desfiles acabando depois que o ativismo político começou a invadir o Dia da Independência, um dos mais importantes do Brasil”.

Em relação às obras, o vereador Sandro Lelis (MDB) chamou a atenção para os avanços no Parque Eldorado, nos últimos cinco anos. “Hoje, todas as ruas têm saneamento básico, iluminação de led, asfalto. Até a Avenida Calombé está com asfalto novo. Nós temos ali o Tarifa Zero, uma escola bilíngue em construção com 12 salas, quadra poliesportiva e ar-condicionado que vai atender mais de 700 crianças”.

Sandro Lelis prosseguiu enumerando as melhorias no bairro. “Também temos uma creche-escola que atende mais de 250 crianças. Isto é fruto do nosso trabalho como vereador, do nosso sempre prefeito Washington Reis e dos deputados Gutemberg Reis e Rosenverg Reis que trazem recursos, emendas, que moram aqui e que merecem o nosso carinho e respeito”, disse ele, apontando para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes que alcançou um feito histórico até o mês de setembro deste ano, com mais de 18.566 cirurgias.

Líder de governo, o vereador Eduardo Moreira (MDB), destacou o papel importante do ex-prefeito Washington Reis não apenas no município de Duque de Caxias e comentou a sua saída da Secretaria Estadual de Transportes, há três meses. “A gente vê um retrocesso na secretaria neste período. As ações pararam, não se fala mais em projetos relacionados ao transporte público do Estado do Rio de Janeiro”.

Eduardo Moreira ressaltou que, antes, a secretaria era destaque, com agendas positivas, como: a reativação de um trecho do bondinho de Santa Tereza, a diminuição das tarifas das barcas, e o estudo que Washington Reis apresentou para diminuir as tarifas do metrô e dos trens. “Na semana passada, os deputados Gutemberg Reis e Rosenverg Reis estiveram presentes na cerimônia de assinatura da nova concessionária da BR-040”, frisou o vereador, apontando que a saída Washington Reis não foi por uma questão técnica e, sim, política.

Outro ponto da sua fala foi relacionado à educação. “Nesse ano, foram investidos mais de R$13 milhões para aquisição de uniformes e kits escolares. Foram 245 mil camisetas, 160 mil bermudas, 80 mil pares de tênis e 80 mil kits de materiais escolares. Foram 5.540 unidades entregues só agora no mês de setembro. Está previsto para 2026 mais de R$50 milhões em materiais e uniformes escolares e mobiliário”.

O vereador Vitinho Grandão (PL) se manifestou: “o compromisso do prefeito Netinho Reis, principalmente, com a educação, só mostra o quanto a nossa cidade está avançando. Foi feita a maior entrega da história de Duque de Caxias de kits e uniformes escolares. Além das escolas já entregues, no Pantanal, por exemplo, já estamos construindo ao lado mais outra escola bilingue em tempo integral”.

Projetos aprovados

Projetos de Decretos Legislativos concedendo honrarias e três projetos de lei foram aprovados, em dois turnos e por unanimidade, na sessão plenária de 07/10, e seguem para a sanção do prefeito Netinho Reis (MDB). De autoria do vereador Alex Freitas, o PL altera a Lei nº 2.766/2016 para incluir no Programa de Assistência ao Aprendizado as formas de acompanhamento de estudantes com Dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção, Hiperatividade (TDAH), e outros com transtornos de aprendizagem. “É para que essas crianças na rede municipal possam ter acompanhamento, fazer o tratamento adequado e para que possamos dar toda a assistência a elas”.

Clovinho Sempre Junto (PDT) apresentou proposta para denominar logradouro público de Rua Luiz de Souza Mororo; e o vereador Junior Reis, o que denomina equipamento público de lazer “Campo Luiz Carlos Duarte Alencar”.

A pedido do presidente Claudio Thomaz (PRD), a vereadora Delza de Oliveira (MDB) fez a leitura do Expediente do Dia com projetos de lei que serão encaminhados às comissões permanentes da Casa, indicações parlamentares solicitando obras e serviços no município e requerimento concedendo moção.

Skip to content