Setembro Amarelo e instalação do Proeis no Pantanal foram abordados na tribuna da Câmara

Em 25, setembro, 2025
Setembro Amarelo e instalação do Proeis no Pantanal foram abordados na tribuna da Câmara

 

Vereadores de Duque de Caxias também apresentaram indicações ao Executivo para obras e serviços no município

Na sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias, realizada no dia 25/09, os vereadores Anderson Lopes (MDB), Vitinho Grandão (PL) e Delza de Oliveira (MDB) subiram à tribuna para ressaltarem as suas demandas e demais assuntos pertinentes ao município.

O vereador Anderson Lopes comentou sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, e destacou seu projeto de lei que instituiu o Dia Municipal de Combate ao Suicídio e a Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. “As políticas públicas são importantes, mas também é preciso buscar a Deus”.

Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, o vereador citou ações da instituição, como a realizada no domingo (21), denominada “Vida a Cores”, que aconteceu nos 12 mil templos espalhados pelo Brasil e em 150 países simultaneamente. “A pessoa que é vítima da depressão, da ansiedade, desse mal que assola a nossa humanidade, a vida fica cinzenta”.

A implantação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), no Pantanal, a fim de proporcionar mais segurança à população do bairro e região foi solicitada pelo vereador Vitinho Grandão. “Peço ao prefeito Netinho Reis que faça um estudo para viabilizar o programa no Pantanal com uma cabine ou na entrada da Praça da Reta ou ao lado da UBS Calundu”.

Vitinho Grandão disse estar na expectativa para que sua indicação possa ser atendida. “Quero pedir ao deputado estadual Rosenverg Reis que intervenha junto ao governador para que o Proeis seja instalado no Pantanal, pois é uma parceria do município com o Estado, mas é a prefeitura que paga os policiais de plantão”, disse o vereador, apontando para outras melhorias já conquistadas no Pantanal e região.

Os 10 anos do Instituto Zeca Pagodinho, no bairro Xerém, foram lembrados pela vereadora Delza de Oliveira. “São dez anos de muito trabalho, parcerias com os governos municipal e estadual e com a Fundec com cursos de barbeiro, cabelereiro e tantos outros que valorizam as crianças e adolescentes”.

Ela enalteceu o cantor Zeca Pagodinho pela iniciativa e o carinho com Duque de Caxias. “Um ser humano que, através do seu instituto, cuida das nossas crianças e jovens para que eles possam ver um outro lado da vida.

 

Ainda na sessão plenária

A pedido do presidente Claudio Thomaz (PRD), a vereadora Delza de Oliveira, secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura das indicações solicitando obras e serviços em diferentes setores e de requerimentos concedendo moções.

Também foi lido o Projeto de Lei de iniciativa do vereador Dr. Maurício (PRD) que dispõe sobre o fornecimento gratuito de medicamentos mediante apresentação de receita médica particular. O mesmo será analisado pelas comissões permanentes da Casa.

 

Foto: Art Vídeo/ Victor Hugo

Skip to content