Promovido pela Vereadora Leide, o encontro falou sobre empreendedorismo
Dignidade, renda e inclusão social. Essas foram as palavras de ordem do evento promovido pela Câmara Municipal de Duque de Caxias na terça-feira (19). Presidido pela Vereadora Leide (Republicanos), o encontro abordou as possibilidades de empreender para incluir, direcionando as atenções às famílias atípicas.
A mesa foi composta por pessoas que levaram conhecimento e compromisso com a causa. Além da Vereadora Leide estiveram: Margarete Kielly, Coordenadora do Sebrae Regional – Baixada Fluminense, Flávia Domingos do Conselho Regional de Contabilidade RJ e Aline do Aureo, vice-prefeita eleita.
O empreendedorismo já é uma realidade social e voltar o tema às famílias atípicas já é uma tendência. Margarete Kielly, do Sebrae, mostrou isto na prática durante a sua palestra. No material apresentado pela convidada foi possível analisar números, possibilidades, exemplos e necessidades. Além de provar que é importante e possível gerar oportunidades para as pessoas atípicas ela comemorou a abordagem do tema dentro da Casa Legislativa do município, “quando a gente olha para a Câmara de Vereadores e entendemos que eles legislam a favor do município, nós sabemos que é daqui que podem surgir políticas públicas que transformam. Por isso, é importantíssimo falarmos sobre este assunto aqui”.
O espaço concedido pela Câmara para a abordagem dessas temáticas amplia o debate e leva a sociedade civil à reflexão. Flávia Domingos representou o CRCERJ e também destacou a iniciativa do Legislativo, “eu fiquei impressionada com tamanha vontade de fazer isso. Eu sou empreendedora, tenho um negócio, e também contrato pessoas. Esse encontro de hoje, para mim, foi esclarecedor pois me apresentou um leque de possibilidades, me mostrando como contratar pessoas atípicas.”
Antes do encerramento, a Vereadora anfitriã fez questão de destacar que o empreendedorismo é um caminho, uma solução de renda para muitas famílias, inclusive as atípicas. Por isso, falar sobre ele sempre será fundamental, “Dia 19 de novembro é o dia municipal do empreendedorismo aqui em Duque de Caxias. Eu sou autora do Projeto de Lei que instituiu esse dia. Contemplar a classe empreendedora é fundamental, pois eles ajudam muita economicamente a cidade. Tanto ajudam que até as famílias atípicas também se sentem inseridas neste cenário.”
Vice-prefeita eleita, Aline do Aureo, afirmou que a próxima gestão da cidade já pensa nos empreendedores e nas famílias atípicas. Aline confirmou que terá o gabinete aberto para receber demandas sobre os temas, “o nosso governo é um governo de inclusão, a gente precisa incluir e empreender em todos os setores e segmentos. Quando falamos de empreendedorismo, também falamos da viabilização de serviços públicos e a gente quer uma Duque de Caxias mais inclusiva e com mais oportunidades a todos.”
Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo