Câmara Municipal homenageia capoeira com entrega de comendas

Em 17, dezembro, 2023
Câmara Municipal homenageia capoeira com entrega de comendas

Vereadores reverenciam a cultura e o trabalho dos capoeiristas do município

A Câmara Municipal de Duque de Caxias promoveu um evento que homenageou a arte e a cultura da capoeira no município. Presidida pelo Vereador Nivan Almeida, a solenidade reuniu mestres de capoeira, simpatizantes, professores e alunos da prática no plenário. Foram selecionados alguns representantes de cada distrito para receber a honraria.

Para compor a mesa, foram convidados os mestres Lula, um dos idealizadores da homenagem, Levi, Russo de Caxias, Xavantes, Monge, dentre outros mestres, e os professores Antônio e Buscapé. O Vereador Catiti (Avante) também esteve na solenidade e ajudou na condução do evento, a secretária de cultura, Simone Sangelis, também prestigiou a solenidade.

Ao iniciar o evento, Nivan justificou a iniciativa destacando que os capoeiristas de Duque de Caxias resistem ao incentivar a prática entre as gerações, “desde os tempos da escravidão que a capoeira é identificada como uma ferramenta de expressão negra. Hoje, esse esporte se torna cultura e contemplação aos antepassados. Valorizar a capoeira e identificá-la como herança cultural é reconhecer e ajudar esta expressão do nosso povo”, comentou o vereador.

Catiti destacou que o mérito dos capoeiristas foi reconhecido pela Casa do povo, “todos os homenageados passaram pela chancela dos 29 vereadores desta Casa. As homenagens foram aprovadas por unanimidade. Isto mostra o valor que vocês possuem e a importância do trabalho que vocês desenvolvem para manter viva a prática da capoeira”.

Mestre Levi é um dos capoeiristas mais antigos e atuantes na cidade. Ele agradeceu a homenagem e também ressaltou a importância da capoeira não só em território nacional, “a capoeira se faz presente em mais de 200 países e dificilmente um mestre recebe uma homenagem ou contribuição para representar o país lá fora. Eu tenho mais de 50 anos dentro da capoeira e fico feliz, pois toda homenagem é justa, pelo trabalho prestado ao longo dos anos”.

Além de exaltar a capoeira o objetivo do evento foi validar a resistência daqueles que continuam trabalhando para que a prática permaneça viva na memória cultural do município e do país. Mestre Lula, idealizador do evento, falou sobre o trabalho da capoeira em Duque de Caxias: “a capoeira de Duque de Caxias começa no primeiro distrito e vai até o quarto distrito. Temos o mapeamento de quem são os mestres, professores, contramestres e mestrandos da capoeira. Todas essas pessoas são importantes e realizam um ótimo trabalho”.

Após as manifestações da mesa e de alguns convidados, as entregas de comendas foram realizadas. Os Vereadores Nivan e Catiti dividiram-se na entrega dos certificados a cada mestre selecionado. Ao término, o hino de Duque de Caxias foi entoado para encerrar a solenidade.