Câmara de Duque de Caxias sedia o 5º Fórum de Fé, Política e Cidadania

Em 18, dezembro, 2023
Câmara de Duque de Caxias sedia o 5º Fórum de Fé, Política e Cidadania

Integrantes da mesa abordaram diversos temas, ressaltando sempre a importância da política para a comunidade cristã

Pastores, teólogos e advogados participaram, no dia 18/12, do 5º Fórum de Fé, Política e Cidadania, realizado no plenário da Câmara de Duque de Caxias. O evento teve o apoio dos vereadores Clovinho Sempre Junto e Catiti (Avante) e do deputado federal, Marcos Tavares (PDT). Na ocasião, foram entregues comendas de Mérito Jurídico, medalhas e moções aos homenageados.

O fundador do fórum, pastor Carlos Alberto dos Santos, discorreu sobre a importância da política para os cristãos. “Não existe apolítico. Todos nós precisamos, em algum momento, da política. Quando você compra uma bala, você sabe que precisa da política, porque ali está tributado os valores que são, muitas vezes, no parlamento, decididos”.

O professor de Direito Religioso, Dr. Gilberto Garcia, foi o primeiro a discursar e apresentou o tema “os cristãos e o princípio de separação entre Igreja e Estado”. Logo após, foi a vez do diácono e presidente da Associação Batista Caxiense, Daniel Eugênio, abordar: “Política é coisa de cristão?”.

Representando o Dr. Rubens Teixeira, seu irmão, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Dr. Paulo César Teixeira da Silva, explanou sobre “o cristão diante do desafio da realidade política do seu tempo”. Paulo Teixeira ainda recebeu do diretor da Academia Brasileira Teológica de Letras/RJ, pastor Aílton Bezerra, dois exemplares de seus livros, e a comenda em nome do irmão.

Pastor Aílton Bezerra reiterou uma de suas falas mais importantes: “a comunidade cristã evangélica não é alienada, não é alienante. É coparticipante de todo o processo social. Ou nós adentramos nesse processo, ou vão nos excluir ou nós nos. excluímos”.

Após a entrega das homenagens, houve mais um momento de manifestações com a advogada e presidente da Comissão da Verdade e da Escravidão Negra no Brasil, da OAB/ Barra da Tijuca, Drª Elisabethe Baraúna, o presidente da Comissão de Direito Religioso da OAB/DC Dr. Ezequiel Rodrigues Lima, e com a também advogada e apresentadora do programa “Preta de Fé e Conexões Urbanas”, Drª Ana Paula Reis.

O chefe de gabinete do vereador Clovinho Sempre Junto, Irlan Alves, falou em nome do edil, agradecendo pelo momento e convidando a todos para participarem mais efetivamente das ações da Casa Legislativa.

O 5º Fórum de Fé, Política e Cidadania contou também com a apresentação musical de Sérgio Lopes. Os apontamentos do evento serão preparados para a confecção de uma cartilha.