Atletas do judô são homenageados com a medalha de Honra ao Mérito Desportista

Em 12, dezembro, 2023
Atletas do judô são homenageados com a medalha de Honra ao Mérito Desportista

Cerimônia ressaltou a atuação dos judocas em diversos campeonatos e o incentivo ao esporte

Por iniciativa do vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB), a Câmara de Duque de Caxias, no dia 12/12, outorgou aos atletas de judô, Ernesto Balbino e Ricardo Santos, a medalha de Honra ao Mérito Desportista.

“O judô é uma arte marcial muito apreciada, aonde as crianças são educadas, aprendem valores, e a gente vê dois praticantes aqui, do nosso município, serem elevados a mais um grau e se destacando no cenário do judô em nível estadual”, destacou o vereador Alex da Juliana do Táxi.

A ex-vereadora Juliana do Táxi também se manifestou sobre a cerimônia. “É importante homenagear duas pessoas que são moradoras, que têm projetos, que trabalham com o esporte dentro da nossa cidade”.

Promovidos ao 4º Dan Ekam, Ernesto Balbino e Ricardo Santos, falaram da homenagem e ressaltaram a importância do judô e dos esportes na vida dos seus praticantes. “Se os investimentos do governo fossem mais no esporte não haveria tantas mortes. Ao invés de gastar dinheiro fazendo munição e armas, deveria armar as pessoas com cultura para serem gente de bem”, enfatizou Ernesto Balbino, nascido na Vila Ideal, em Duque de Caxias, e formado em Arquitetura pela Universidade Gama Filho.

“O judô é vida, é um esporte que não pode parar nunca e que sempre tira as crianças de rua, que é o que a gente mais precisa na nossa cidade de Duque de Caxias”, complementou Ricardo.

Além da homenagem do vereador Alex da Juliana do Táxi, Ernesto Balbino agraciou com placas, os professores Oswaldo Simões, Machado e Antônio Sá. Primeiro atleta peso-pesado brasileiro de judô a disputar os Jogos Olímpicos, em Moscou 1980, Oswaldo Simões, graduado com o 8º Dan, reforçou o significado do judô. “Traz para nós a disciplina, senso de hierarquia, senso de liderança, de participação. É um esporte individual, mas que depende do outro para você evoluir”.

A homenagem feita a Ernesto Balbino e Ricardo Santos, para ele, representa o início de uma fase em que o município pode assumir o judô perante o Estado, trazendo campeonatos, eventos e fazendo com que a população tenha mais acesso ao esporte.

Professor Machado pratica judô desde os cinco anos de idade e, estudando o esporte, conheceu a história de Ernesto Balbino. “Para quem não sabe ele foi cotado para a Seleção Olímpica em 1982, 84, e ele rejeitou a Seleção Olímpica para manter os estudos, terminar a faculdade”.

Machado ressaltou que tal atitude, hoje, seria praticamente, inexistente, por parte de algum atleta. “Imagina se hoje, um atleta a nível olímpico fala: ‘não vou para Paris. Não estou afim. Vou estudar, vou criar minha família e vou viver a minha vida. Não tenho interesse nas Olimpíadas’. Loucura, né? Ele fez isso”.

O judoca Nem também fez as suas considerações e, por fim, fez um apelo ao vereador Alex da Juliana do Táxi. “Judô é uma arte que salva vidas literalmente. Um país bom, um município bom, tem o judô dentro de sua instrução curricular”.