Vereadores avaliam a implantação de faixa reversível na Avenida Washington Luiz

Em 05, dezembro, 2023
Vereadores avaliam a implantação de faixa reversível na Avenida Washington Luiz

Proposta, fruto de indicação do vereador Aquiciley Filho (Republicanos), visa amenizar os problemas com o trânsito

A mobilidade urbana, mais precisamente no acesso da Avenida Washington Luiz e da Linha Vermelha, foi um dos assuntos abordados na tribuna da Câmara de Duque de Caxias, na sessão plenária de 05/12.

O vereador Aquiciley Filho (Republicanos) é o autor da indicação legislativa em que solicita a implantação de faixa reversível na Washington Luiz próxima ao Feirão das Malhas com a finalidade de amenizar os problemas com o trânsito no município.

“É um assunto muito importante para a nossa cidade e toda a região metropolitana, pois, todos os dias, há engarrafamentos no acesso à Linha Vermelha. Nós temos um estudo de viabilidade e conto com o apoio do secretário de Estado de Transportes, Washington Reis”, destacou ele.

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) concordou que o constante engarrafamento tem prejudicado o dia a dia dos moradores. “Os munícipes do segundo, terceiro e quarto distritos perdem muito tempo retornando do seu trabalho, vindo do Rio de Janeiro, para sua casa”, disse ele, sugerindo que os feirões passem a funcionar na madrugada, como em São Paulo, e a realização de audiência pública para debater o assunto.

Alex Freitas também se manifestou: “é uma forma de a gente achar uma solução porque, pela manhã, são vários bairros que enfrentam o caos no trânsito, como Vila São Luiz, Chacrinha, Parque Duque, Beira Mar e 25 de Agosto”.

Dezembro Vermelho e Laranja

O mês de dezembro fecha o ano com duas importantes campanhas: o Dezembro Vermelho, dedicado à prevenção do HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, e o Dezembro Laranja, que reforça os cuidados contra o câncer de pele.

Para o vereador Michel Vila Nova (PSDB), são dois temas que precisam ser amplamente discutidos para que haja mais conscientização por parte da população. “Vamos abraçar a oportunidade de disseminar informações sobre a prevenção, incentivar o uso de protetor solar e apoiar a realização de exames dermatológicos”, disse ele.

Quanto à conscientização e prevenção ao HIV/AIDS e outras IST’s, Michel Vila Nova foi enfático: “o vermelho, cor vibrante e forte, nos lembra da paixão que devemos empregar na luta contra o estigma associado a estas condições”, ressaltou, apontando a necessidade de os exames e tratamentos serem iguais e acessíveis para todos.

Ainda na sessão plenária de 05/12

Atendendo pedido do presidente em exercício, Claudio Thomaz (União Brasil), o vereador Nivan Almeida, secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura da Mensagem nº 020/2023, do Executivo, com o Projeto de Lei Complementar nº 02/2023, alterando o Plano Diretor Urbanístico do município.

Também foram lidos requerimentos consignando moções e indicações solicitando serviços para diversos bairros. Os vereadores ainda aprovaram, em primeiro e segundo turno de votações e discussões, Projetos de Decretos Legislativos concedendo homenagens.

Em discussão única, também foram aprovadas à unanimidade, duas mensagens do Executivo de veto total: uma ao Projeto de Lei nº 225/2023, que cria e considera de interesse cultural, social e turístico para o município, o evento Feira Cultural do Calçadão; e outra ao PL nº 212/2023, que determina o provimento de alimentação escolar adequada aos alunos que apresentam estado/ condição de saúde que requeira plano nutricional específico.