Vereadores contestam a empresa Gaia pelo atraso dos pagamentos aos servidores da Saúde

Em 30, novembro, 2023

Outro assunto abordado, na sessão plenária, foi a possibilidade de unidades móveis do Poupa Tempo no município

A falta de pagamento aos servidores da Saúde pela empresa Gaia Service Tech foi, mais uma vez, discutida na Câmara de Duque de Caxias. Na sessão plenária de 30/11, os vereadores falaram indignados da situação que vem persistindo, há meses, no município, e reiteram os pedidos ao Executivo para que tome providências urgentes.

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) ressaltou que hoje, 30/11, deveria ser depositada a parcela única ou a primeira parcela do 13º salário, porém, lamentou que isso não tenha ocorrido. “A Gaia ainda não pagou os seus funcionários. Eles estão apreensivos, com aluguéis atrasados. Alguns até a ponto de serem despejados. Peço ao prefeito Wilson Miguel e à secretária de Saúde, Célia Serrano, que revejam o contrato com a Gaia e possam puni-la pelo o que ela está fazendo”, enfatizou ele.

Alex da Juliana do Táxi ressaltou que os representantes da Gaia precisam dar explicações à população e, principalmente, valorizar os seus funcionários. “Esses mesmos trabalhadores estiveram na pandemia e foram tratados como heróis. E, hoje, os nossos heróis estão com os salários atrasados, sem 13º, trabalhando pesado e ainda se dedicando para salvar vidas”.

Para o vereador Anderson Lopes (Republicanos), o que a empresa tem feito com os servidores é desumano e o Executivo precisa resolver isso. “É um descaso com o trabalhador e é necessário, de fato, que se faça uma força tarefa. Apesar de sermos base do governo, não somos subservientes. Essa empresa Gaia é uma vergonha para o nosso município”.

A realização de um concurso público, para o vereador Alex Freitas, seria o melhor caminho já que, segundo ele, a Gaia é uma empresa sem nenhuma responsabilidade com os seus funcionários. “O que precisamos, na verdade, é entrar o ano de 2024, fazendo o concurso público para técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros, maqueiros, vigilantes, para que a gente não possa ficar à mercê de empresas terceirizadas que deixam de pagar o seu pessoal”.

O vereador Nivan Almeida também comentou o assunto e apontou que está em constante diálogo com o Executivo para que a questão seja resolvida o mais rápido possível. “É uma pena que tudo isso esteja acontecendo e eu me solidarizo com todos os servidores, especialmente, do Hospital Infantil, pois estou perto e vejo a necessidade de a gente dar uma virada nisso aí”.

Poupa Tempo

Outro assunto levado à tribuna, foi a possibilidade implementar no município, em parceria com o Estado, unidades móveis do Programa Poupa Tempo a fim de otimizar os serviços públicos como: emissão de documentos (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade), auxílios, Light, Enel, Detran, Correios etc. nas comunidades e locais de difícil acesso.

O autor da indicação, vereador Michel Vila Nova, justificou o seu pedido. “É um serviço essencial para a cidadania e a integração social”, disse ele, apontando que os moradores de regiões mais vulneráveis enfrentam muitas dificuldades e que a disponibilização dos serviços promoverá a igualdade de oportunidades.

Ainda na sessão plenária de 30/11

Atendendo a solicitação do presidente Celso do Alba (MDB), o secretário em exercício, Nivan Almeida, fez a leitura de Projetos de Decretos Legislativos consignando medalhas, e de Resolução, concedendo moção.

Foram lidas ainda mais duas indicações: o vereador Alex da Juliana do Táxi, solicitou a pintura de faixa de pedestre e outras sinalizações horizontais que se fizerem necessárias nas ruas Silva Fernandes, Ferreira Viana, Evaristo da Veiga, Floriano de Godói e Barbosa Rodrigues, no Parque Duque, Primeiro Distrito.

Já o vereador Marquinho Oi (União Brasil) pediu urgência ao Executivo para que disponibilize um carro vacool para a limpeza e desobstrução da rede de esgoto e dos bueiros das avenidas João Nabuco e Manoel Lucas, no Parque Senhor do Bonfim, Primeiro Distrito.