Equipe do Polo da Beleza da Fundec recebe reconhecimento na Câmara de Duque de Caxias

Em 30, novembro, 2023

A solenidade reconheceu os professores e exaltou o sucesso do projeto por toda a cidade

A Câmara Municipal de Duque de Caxias sediou, nesta terça-feira (28), um evento celebrativo que reconheceu a equipe do Polo da Beleza da Fundec. O projeto, liderado por Claise Maria, levou ao plenário a equipe, alunos e os profissionais já formados para participarem da solenidade.

O Polo da Beleza atua no município de Duque de Caxias desde 2017. Na ocasião, Claise Maria, ex-deputada estadual, foi convidada a implementar no governo, em questão, um projeto que fomentasse a empregabilidade dos duquecaxienses, através de cursos ofertados pela Fundec. Tendo a beleza como norteadora, a iniciativa, desde então, vem colaborando com a formação de muitas pessoas que fazem do aprendizado adquirido sua atividade de sustento.

O sucesso do Polo é notável na cidade. Hoje, são 54 turmas em atividade, através de 22 cursos. Cerca de 3000 alunos passam pelo projeto anualmente. Claise Maria, coordenadora e mentora do projeto, justifica o sucesso através do trabalho que é desempenhado em equipe, “se hoje estamos sendo reconhecidos, afirmo que a vitória não é minha, é nossa. Nós somos um time de sucesso e nada seria possível se não estivéssemos sempre juntos, fornecendo os nossos serviços e ajudando a tanta gente. Tudo isso não tem preço”.

A solenidade foi conduzida pelo Presidente da Câmara, Celso do Alba (MDB). Além dele e Claise, a mesa também foi composta pelo Secretário de Serviços Públicos, Sandro Lelis, a Secretária de Saúde, Célia Serrano, a professora Roseli Duarte, a Diretora da Câmara Júlia Uchôa e outros representantes da Fundec.

Em sua fala de abertura, Celso comentou a importância do projeto para o município: “quero parabenizar o trabalho de vocês. Não é simples realizar ações sociais pelos quatro distritos da cidade. A gente sabe o que isso demanda, a gente sabe das dificuldades, mas vocês estão sempre presentes, prestando um ótimo serviço. Vocês não medem esforços para atender a população duquecaxiense”.

Em todas as ações que o Polo participa a procura pelos serviços é grande. Geralmente, o Polo fornece serviços de designer de sobrancelhas, manicure e pedicure, barbearia, tranças afro etc. Célia Serrano expôs uma curiosidade do Polo que sempre integra as ações de saúde espalhadas pela cidade, “eu fico com uma invejinha do Polo da Beleza toda vez que eles estão conosco nas ações de saúde (risos). A fila para os serviços do Polo é sempre gigantesca, todo mundo quer fazer o cabelo, barba, maquiagem… A equipe da Claise monta o seu stand e logo a população chega. Às vezes, é preciso convencer as pessoas a marcarem mamografias, tomarem vacinas, porque elas sempre priorizam os serviços do Polo. Gente, a equipe da Claise é um sucesso. Estou aqui brincando, mas para as ações de saúde eles são fundamentais.”

A notoriedade dos serviços prestados à sociedade faz com que o Polo tenha a necessidade de ser expandido. Pensando nisso, Sandro Lelis comentou a possibilidade dessa expansão, “o Polo da Beleza é muito requisitado no município. Sugiro estudarmos a criação da Superintendência do Polo para que os serviços sejam ampliados. Podemos levar essa proposta ao governo.” Concordando com o secretário, Celso do Alba foi ainda mais além: “além da Superintendência do Polo, também considero interessante a criação da secretaria da Mulher. Somos um município com mais de 1 milhão de habitantes, é justificável a criação dessa secretaria. Mais uma pauta para apresentarmos.”

Durante todas as falas os presentes na solenidade exaltaram o projeto e a importância do reconhecimento realizado na Câmara. Roseli Duarte comentou que as atividades do Polo já ultrapassam as barreiras do município, “o Polo da Beleza é uma referência para o Estado do Rio, quiçá para o Brasil. O trabalho deles tem valor e merece muito este reconhecimento promovido pelo Legislativo da cidade”.

Os professores presentes receberam certificados sob os aplausos dos alunos que estavam no plenário. Antes de encerrar, a Câmara Municipal de Duque de Caxias, através do Presidente Celso do Alba, entregou a Claise Maria a medalha Dalva Lazaroni, pelo trabalho que ela vem desempenhando desde a criação do projeto. A solenidade foi encerrada com uma sessão de fotos que contou com a participação de todos os presentes.