Pacto Antirracista e suas diretrizes: Câmara promove evento dedicado a temática preta

Em 17, novembro, 2023

Debates, depoimentos e certificações foram realizados no plenário

A Câmara Municipal de Duque de Caxias sediou, na sexta-feira (17), um evento celebrativo, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Na ocasião, a Secretaria de Cultura e a presidente executiva do Condedinepir, Evanderlina Julho, conhecida como Luana, falaram sobre os projetos e ações do município e reconheceram, com certificados, conselheiros do Pacto Antirracista.

A mesa foi composta por personalidades municipais e estaduais atuantes na causa da igualdade racial. Fátima Malaquias, Thiago Feitosa, Deisimar Correa, Luiz Eduardo de Oliveira, Jaqueline Ferreira do Nascimento, Yago Feitosa da Páscoa, Victoria Pereira Tavares e os demais apresentaram-se e falaram um pouco das suas ações. Junto a eles, também compuseram a mesa os vereadores Celso do Alba (MDB), Nivan Almeida e Alex Freitas.

Celso do Alba, Presidente da Câmara, iniciou o evento chamando atenção para importância da promoção da igualdade racial, “a discriminação é latente, é real em nossa sociedade. Participar de debates e incentivar ações que promovam a igualdade racial e a cultura negra é fundamental. Por isso, a Casa do povo está sempre de portas abertas”.

Presidente da Comissão de Educação e Cultura, Alex Freitas comentou sobre o histórico das ações do município e a atuação da presidente do Condedinepir (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias), “a Luana é uma guerreira. O trabalho que ela realiza aqui em Duque de Caxias é exemplar. Nós estamos aqui falando da história da nossa cidade que possui inúmeros negros. Como Presidente da Comissão de Educação e Cultura, sinto-me sempre lisonjeado em poder ajudar”.

Em meio a depoimentos e falas de igualdade, o evento também pontuou a importância da adesão do município a um fundo de investimentos das ações do conselho, como acontece em outras cidades. Através do Sistema Nacional da Promoção da Igualdade Social, os municípios possuem este direito. Com o fundo, as ações antirracistas provenientes do pacto passam a ser ainda mais reais. “é importante que o nosso prefeito, Wilson Reis, assine o pacto e faça adesão ao fundo. Isto contribuiria muito com as nossas ações”, afirmou Luana.

A jornalista e cantora Victoria Pereira Tavares foi destaque por exemplificar a discriminação que muitos negros sofrem no seu dia a dia. Ela, quando estava a caminho de um compromisso profissional, foi abordada, de forma grosseira e preconceituosa, por policias militares, “eu estava dentro do carro. O motorista de aplicativo me levava a uma pauta, quando fomos abordados por policias. O PM colocou o fuzil AR15 bem na minha cara e questionou ao motorista se eu estava o ameaçando, coagindo ou importunando. Fui agredida por ser uma mulher negra. Isto dói e não pode mais acontecer”, comentou emocionada.

Indignado com o depoimento da jornalista, o parlamentar Nivan Almeida refletiu sobre a situação do racismo e apoiou a Câmara por ceder o espaço a estes debates. “é inadmissível que isto ainda aconteça. Estamos aqui não só para debater, mas para também traças planos e ações que lutem contra isso. O Pacto Antirracista é um trabalho sério e Duque de Caxias precisa estar incluso nesse processo. Esta Casa, que é a Casa do povo, faz muito bem em colaborar e abrir as portas para este debate”.

O evento recebeu também, dentre os convidados, personalidades das religiões de matrizes africanas, entidades e associações que possuem trabalhos voltados à promoção da igualdade racial. Conselheiros do Pacto Antirracista que atuam no município receberam certificados e uma apresentação afro, promovida por crianças, encerrou a solenidade.