2º Prêmio de Responsabilidade Social 2023 exalta a diversidade na Câmara de Caxias

Em 09, novembro, 2023

Presidente Celso do Alba foi um dos homenageados

Homenageados e convidados

AGPT, Associação Grupo Para Todos, reconhece personalidades apoiadoras da inclusão

A Câmara Municipal de Duque de Caxias sediou, nesta quinta-feira (09), um evento que reconheceu personalidades que apoiam e realizam trabalhos em prol da diversidade e inclusão social. O 2º Prêmio de Responsabilidade Social 2023 de Duque de Caxias homenageou duquecaxienses, políticos e representantes de entidades que possuem trajetórias e trabalhos voltados ao combate à discriminação.

A Associação Grupo Para Todos (AGPT), movimento do município empenhado na causa LGBTQIAPN+, organizou o evento e formalizou os convites aos homenageados. O Presidente da Câmara, Celso do Alba (MDB), abriu a solenidade e ressaltou a importância de a Câmara abrir as suas portas para promover essa manifestação de respeito, “nós estamos na Casa do Povo e eu, estando Presidente da Câmara Municipal, tenho uma enorme satisfação em participar deste reconhecimento, dando voz e valor a estas pessoas que lutam pela inclusão e pelas suas próprias sobrevivências. É nosso dever, como civil e parlamentar, lutar contra a discriminação”.

Além de Celso, Nivan Almeida e Drª Fernanda Costa (MDB), também participaram da solenidade. Para Nivan, “democracia é isto, é dar voz e representatividade a todos. Fico muito feliz em poder corroborar e participar de um evento que reconhece iniciativas e lutas por uma causa tão nobre e justa”. Fernanda ressaltou a importância da valorização das minorias ao mencionar o papel das mulheres, principalmente as pretas, em seus respectivos lugares de fala, “como mulher preta, parlamentar e consciente do meio em que vivemos, celebro este evento e apoio a luta dessas pessoas. É se informando, apoiando e dando espaços como estes que conseguimos fortalecer o combate à discriminação”

Júlia Uchôa, diretora da Câmara, também enalteceu a importância do evento e colaborou com a entrega dos certificados, “precisamos ser apartidários para nos unir e apoiar todas as formas de inclusão. A Câmara Municipal de Duque de Caxias tem ciência disso e abre espaços para estes eventos com louvor”.

Marcos da Costa Lopes, presidente da AGPT, e Alessia escolheram pessoas para homenagear das mais variadas áreas e setores da sociedade civil. Todas com uma trajetória dentro da causa ou com ações simpatizantes à inclusão. Estes homenageados compuseram a mesa principal e a central. Dentre eles, fizeram-se presentes Ernane Alexandre Pereira, Assessor Especial da Subsecretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio, Fernanda Fernandes, Delegada de Polícia (DEAM), Cátia Cilene dos Santos, Coordenadora do Centro de Cidadania LGBTQIAPN+ da Baixada, Fabiane Andrade, defensora Pública e outros.

A primeira Vereadora Trans eleita no município de Niterói, Benny Briolly, enviou um representante para receber a sua homenagem. Por questões de agenda, ela não pode comparecer. O reconhecimento destinado a ela, segundo os organizadores do evento, reforça a importância pela representatividade da classe no Legislativo para que mais políticas públicas e projetos contemplem à inclusão.

A cada reconhecimento o homenageado ganhava espaço para se apresentar. Preta X, mulher transsexual, ressaltou a importância da educação na luta por direitos iguais, “a palavra-chave é educação. Desde pequena eu tive uma educação muito forte, por isso fui até o limite. Fui universitária, me formei e hoje possuo a minha própria empresa. Somente através da educação ganhamos força”.

Falar de educação também é ampliar o debate nas escolas. Por isso, dar oportunidades a pessoas LGBT’s é fundamental. Carolynne Borges Mansory’s, 47 anos, é exemplo de representatividade no sistema educacional. Ela é a primeira mulher trans a integrar o quadro de colaboradores de uma escola do município de Duque de Caxias. “trabalho na Escola Municipal 21 da Abril, da Vila São Luís, e participo de projetos sociais voltados à educação, assistência social e saúde. Oportunidades há, basta que o sistema nos contemple para promover a inclusão”.

A AGPT luta também pela causa das mulheres, dos negros, dos mais vulneráveis etc. O objetivo do movimento é promover a inclusão a todos sem distinção. O Brasil continua sendo o país líder no ranking da violência contra a comunidade LGBTQIAPN+ e também se destaca pelos altos números de feminicídios e discriminação racial. Ao ceder o espaço para promover este evento, a Câmara Municipal de Duque de Caxias reforça o seu compromisso de estreitamento com a sociedade civil e o respeito à população a qual legisla.