Vereadores solicitam a revitalização do centro de Duque de Caxias

Em 07, novembro, 2023
Vereadores solicitam a revitalização do centro de Duque de Caxias

Melhorias na iluminação pública, obras e saúde também foram abordadas na Tribuna

Nas manifestações ocorridas na tribuna da Câmara de Duque de Caxias, na sessão plenária de 07/11, os vereadores abordaram o Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores da Saúde, os serviços de prevenção ao período chuvoso, as ações pertinentes à Campanha Novembro Azul e a atuação da empresa Light no município. O secretário em exercício, Nivan Almeida, também fez a leitura dos Projetos de Lei, de Decretos Legislativos, indicações e requerimentos.

Revitalização do centro

A demanda foi apresentada pelo vereador Alex Freitas às secretarias municipais de Urbanismo e de Obras “As calçadas estão esburacadas, as lixeiras quebradas, as fachadas dos prédios estão, há anos, sem manutenção, e os proprietários precisam ser notificados”. Outro ponto de sua fala foi relacionado ao trânsito. “Precisamos melhorar a aparência do centro. Estamos pedindo à Guarda Municipal para que conduza o trânsito, principalmente aos sábados”.

Em relação à mobilidade urbana, o vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) cobrou o retorno do Fundo Municipal à secretaria da pasta, pois assim, haveria mais investimentos e agentes nas ruas. “Hoje, ele está na Secretaria de Governo e temos uma limitação. Precisamos rever isso e peço ao líder de governo desta Casa, vereador Valdecy Nunes (Patriota), que converse novamente com o Executivo”.

A vereadora Leide (Republicanos) salientou a existência de uma indicação similar, de sua autoria, feita anteriormente a de Alex Freitas, para que o Executivo dê uma atenção ao centro da cidade e reiterou que é preciso urgência nos serviços. “Gostaria que o senhor estivesse conosco para fortalecer esse pedido. O centro é muito importante para o município pela questão dos empreendedores, e os comerciantes precisam de melhores condições para trabalharem”, disse ela.

Quem também se manifestou foi o vereador Aquiciley Filho (Republicanos) lembrando da audiência pública que discutiu sobre o trânsito dentro do município, e do choque de ordem com diversas ações apresentadas pelo Executivo. “Constatamos a urgência de a Prefeitura fazer dezenas de intervenções nas calçadas e de promover a acessibilidade”.

Saúde e obras

O vereador Nivan Almeida enalteceu os trabalhos da administração municipal em diversos setores, e Alex Freitas alertou para a implantação do Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores da Saúde. “Não posso deixar de lembrar dos 2.500 servidores da Saúde que estão, há 12 anos, querendo o seu Plano de Carreira. A gente sabe da dificuldade financeira, mas já podemos organizar para o próximo ano”, disse ele, citando a Lei Federal nº 136/2023, que aumenta os recursos dos municípios e do Estado.

Nivan, então, ressaltou que os vereadores estão em constante diálogo com o Executivo para projetos que valorizem os servidores municipais. “A busca é incansável com relação aos planos de carreiras das diversas categorias. Mas sabemos que isso é uma iniciativa do governo e, nós estarmos aqui dando o apoio necessário”.

Outra demanda do vereador Nivan foi para a Secretaria Municipal de Obras a fim de que tome medidas preventivas para o período chuvoso, como a dragagem dos rios e córregos, e que ainda reforce as ações de conscientização sobre o descarte do lixo no horário da passagem do caminhão.

Iluminação pública

Dando continuidade ao seu discurso, Nivan Almeida fez um apelo à Secretaria Municipal de Serviços Públicos. “Precisamos iluminar o Campo do Arroz, o da Acaiaca, do Mangueirão, do Vasquinho etc., as praças esportivas”.

Já o vereador Moisés Neguinho (PMB) comentou a precariedade dos serviços da empresa Light no município e reforçou que a Secretaria de Serviços Públicos precisa ter mais autonomia sobre a iluminação pública. “Em diversos municípios, a Light faz uma parceria com as prefeituras, instalando alguns medidores nos locais aonde estão as caixas blindadas”, explicou ele.

Moisés salientou que existem ruas que estão há quase um ano, com as luzes apagadas e/ou queimadas. Frente a isso, ele apresentou uma indicação solicitando a obrigatoriedade para todas as empresas de energia que se instalarem no município de utilizarem tal parceria.

Novembro Azul

A Campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata foi abordada pelo vereador Michel Vila Nova (PSDB) que chamou a atenção da necessidade do apoio familiar e de um trabalho em equipe para que os medos e preconceitos sejam eliminados. “É fundamental que, nós, como representantes do povo, aproveitemos este momento para promover a conscientização e a disseminação de informações sobre a saúde masculina”, destacou Michel, apontando que os cuidados com a saúde devem ocorrer diariamente.

O câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens, por isso, o diagnóstico precoce e os exames de PSA e de toque são essenciais para a prevenção e, caso a doença seja detectada, para o início imediato do tratamento.

Projetos aprovados

A pedido do presidente em exercício, Claudio Thomaz (União Brasil), foram lidos oito Projetos de Decretos Legislativos concedendo títulos e medalhas e o Projeto de Lei nº 221/2023, de iniciativa dos vereadores Moisés Neguinho e Catiti (Avante), denominando Praça Márcio André Nepomuceno Garcia (Praça MC Marcinho), o equipamento público conhecido como Praça Doutor Laureano, no Primeiro Distrito.

Todos os projetos foram aprovados, por unanimidade, em primeira discussão e votação e, a pedido do vereador Zezinho do Mineirão (União Brasil), eles foram também colocados em segundo turno e, novamente, aprovados por unanimidade.