Outubro Rosa: Câmara promove ação social com serviços gratuitos à população

Coordenadora do Polo da Beleza, Claise Maria, com o presidente Celso do Alba

Diretora de Educação da Fundec, Alcineia Oliveira, e o presidente Celso do Alba

Discurso do presidente Celso do Alba - MDB

Evento ofereceu aferição de pressão arterial

Mulheres tiveram acesso a serviços de beleza

Evento Outubro Rosa

Evento atraiu duquecaxienses de todos os distritos

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou nesta sexta-feira (27) uma ação social em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção aos cânceres de mama e colo do útero. Organizada pelo Presidente Celso do Alba (MDB) a ação ofertou serviços voltados à saúde e beleza e contou com o apoio da Fundec.

O objetivo do evento se concentrou em estreitar os laços entre o Legislativo e a sociedade civil, através da prevenção. O Presidente Celso do Alba destacou que a Câmara não podia deixar de proporcionar este momento, sendo ela a Casa do povo, “acessibilidade; é muito importante fornecer a todos este momento, onde as pessoas podem fazer encaminhamentos para exames, se vacinar, cuidar da saúde… A Câmara Municipal é a casa do povo e jamais poderia deixar de prestar esse serviço”.

O evento foi promovido na entrada principal da Câmara. Tendas foram espalhadas com os mais variados serviços e a população foi se aproximando para conferir. O aposentado Juranio Gomes da Costa veio do Gramacho e ficou satisfeito com os atendimentos, “é muito gratificante, é a primeira vez que eu participo e, ao chegar aqui, me deparo com essa coisa maravilhosa. São coisas que precisam acontecer sempre, porque as pessoas tratam a gente com muito carinho. Eu só tenho a agradecer”. Além de verificar a pressão arterial, Juranio ainda voltou para casa com os cabelos cortados e tratados.

A Fundec (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias) levou as suas equipes, através dos alunos e professores, para fornecer os serviços de corte de cabelo masculino e feminino, barba, penteados, maquiagem e serviços de esmaltaria. Esses fizeram parte do pacote da beleza, liderados pela Coordenadora do Polo da Beleza, Claise Maria: “os nossos serviços são todos gratuitos e desta forma nós ficamos bem pertinho da população, mostrando um trabalho de verdade. O Polo da Beleza trabalha com integração e parceria, por isso, agradecemos muito a oportunidade que nos foi dada pela Câmara, através do Presidente Celso do Alba.”

A Diretora de Educação da Fundec, Alcineia Oliveira, destacou que o ganho é duplo, pois a população recebe os serviços e os alunos executam a prática do que aprendem, “para nós é muito importante participar deste evento, pois trazemos os nossos alunos para que eles ponham em prática todo aprendizado. A Fundec é isto: é geração de renda, é geração de emprego, é prestação de serviço e inserção no mercado de trabalho”.

Além das ações voltadas à beleza, a área da saúde do município esteve presente, através de técnicos e alunos do Curso Técnico de Enfermagem Municipal da Fundec. Através deles, foi possível a realização de importantes encaminhamentos para exames de mamografia. Além disso, os presentes também contaram com aferição de pressão, glicose e vacinação. Imunizantes bivalentes da Covid-19 e da gripe foram disponibilizados para o público regularizar o cronograma de vacinação. A enfermeira Carla Lira aproveitou o ensejo e fez um alerta para as pessoas não deixarem de se vacinar: “as pessoas estão deixando de procurar a vacinação e isto me entristece como profissional da saúde. Uma pessoa não vacinada pode transmitir o vírus para mais dez pessoas. As vacinas não podem ser esquecidas, pois elas protegem e salvam vidas. Não podemos deixar de nos vacinar!”

A Ação Social aconteceu das 9h às 13h e cerca de 200 pessoas transitaram e aproveitaram os serviços do evento. Além de Celso do Alba, os parlamentares Nivan Almeida, Alex da Juliana do Táxi (MDB), Marquinho Oi (União Brasil), Marquinho Dentista (União Brasil) e Zezinho do Mineirão (União Brasil) também interagiram com as pessoas que foram atendidas.