Atraso na entrega dos resultados de exames laboratoriais é questionado por parlamentar em Sessão Plenária

Em 24, outubro, 2023

Vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) pede providências à Secretaria de Saúde

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou na terça-feira (24) mais uma Sessão Plenária. Demandas foram encaminhadas ao Executivo e importantes projetos foram votados a cerca das necessidades da população. Durante o período das manifestações, a saúde, mais uma vez, foi o setor protagonista dos discursos.

Atraso na entrega dos resultados de exames

O Vereador Alex da Juliana do Táxi (MBD) trouxe denúncias pertinentes aos exames laboratoriais realizados pela empresa Gefer Labs. Segundo o parlamentar, a empresa tem atrasado cerca de 60 dias, ou mais, para entregar o resultado dos exames de biópsias realizados em pacientes do Hospital Municipal Moacyr do Carmo.

Integrante da Comissão de Saúde da Câmara, Alex demonstrou indignação com este tempo de atraso e cobrou providências, “nós aqui nesta Casa não iremos aceitar. Já estou emitindo um ofício no meu gabinete para encaminhar à empresa, à secretaria de saúde e também ao Ministério Público”, concluiu o parlamentar. Alex da Juliana também solicitou à secretária de saúde, Célia Serrano, uma nota que justifique ou apresente soluções para o problema.

Os exames de biópsias, por contrato com o município, devem ser entregues em até 30 dias ao requerente, mas, segundo a denúncia apresentada, os mesmos já ultrapassam 60 dias para serem repassados aos pacientes.

A biópsia é um exame que consiste na retirada de um fragmento de uma parte do corpo, ou mesmo de um órgão ou lesão como um todo, para auxiliar em um possível diagnóstico. Ela é crucial para a constatação de cânceres e outras doenças que necessitam de tratamento urgente, caso diagnosticados.

Após a manifestação de Alex da Juliana do Táxi, a Sessão Plenária entrou em seu segundo estágio, quando a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Duque de Caxias submeteu matérias dos mais variados assuntos à discussão e votação.