Vereadores apresentam projetos ao Executivo

Em 19, outubro, 2023
Vereadores apresentam projetos ao Executivo

Também foram solicitadas melhorias na infraestrutura para diversos bairros

Na sessão plenária de 19/10, presidida por Celso do Alba (MDB), os vereadores de Duque de Caxias solicitaram diversos serviços à Prefeitura, entre eles, a instalação de redutores de velocidade, troca de lâmpadas e também a aquisição de máquinas trituradoras de galhos e folhas a fim de garantir uma limpeza mais efetiva e a reutilização de tais resíduos para a produção de compostagem.

O primeiro secretário, vereador Claudio Thomaz (União Brasil), fez a leitura do Projeto de Lei nº 228/2023, de iniciativa da vereadora Delza de Oliveira (Patriota), instituindo a Campanha Municipal de Conscientização da Herpes Zóster; e do PL nº 229/2023, do vereador Marcus Vinícius Boquinha (SD), sobre a colocação de placas informativas nas concessionárias e revendedoras de veículos instaladas no município, referentes à isenção de impostos a determinadas pessoas.

Na tribuna, a vereadora Delza de Oliveira defendeu a sua proposta. “Popularmente conhecida como cobreiro, a Herpes Zóster é uma inflamação aguda causada pelo mesmo vírus da catapora. Os principais sintomas são intensa dor e extensão do nervo da medula espinhal até a pele, o que pode manter mesmo após a cura das lesões”, explicou ela.

Delza ressaltou que a Herpes Zóster ainda é desconhecida pela maioria da população e, por isso, a saúde do município deve ficar atenta em promover ações de divulgação e tratamento.

Outra sugestão importante para o município partiu do vereador Michel Vila Nova. Como em diversas cidades, ele abordou sobre os benefícios da moeda social, um programa de transferência de renda que possibilita a movimentação do comércio local, assim como a geração de trabalho e renda. “Os estabelecimentos credenciados passam a receber a moeda como forma de pagamento o que impulsiona a economia da região”.

Para o programa ter êxito, Michel Vila Nova apontou a necessidade de um planejamento de todas as etapas, como o número de moedas as serem distribuídas e os critérios para que as famílias sejam incluídas nele.

Medalha Dom Mauro Morelli

O vereador Nivan Almeida apresentou um Projeto de Decreto Legislativo criando a Medalha Dom Mauro Morelli, Bispo emérito de Duque de Caxias, falecido recentemente. “Todo mundo sabe da luta dele pelos mais pobres, pelas crianças, pelo direito à justiça plena. Dom Mauro foi um baluarte na luta contra a pobreza”.

A medalha, segundo Nivan, seria destinada às pessoas e/ou instituições que defendem ações contra a fome e a injustiça social e que atuem em favor dos direitos humanos e da criança, o que vai ao encontro dos trabalhos realizados por Dom Mauro.

Melhorias na infraestrutura

Os problemas que as chuvas já têm causado em alguns locais, têm preocupado o vereador Nivan Almeida. Como forma de prevenção aos transtornos e desastres, ele solicitou providências à Secretaria Municipal de Obras. “Comece a rever alguns pontos de drenagem. Dirijo, especialmente, ao Terceiro Distrito, aonde a gente percebe a possibilidade de problemas futuros se não cuidar agora”.

A vereadora Delza de Oliveira solicitou a desobstrução dos bueiros como forma de evitar as inundações e alagamentos. “Tem ruas que enchem muito e, só através de uma manutenção, o escoamento poderá ser mais rápido”.

Em seguida, o vereador Moisés Neguinho (PMB) comentou sua indicação parlamentar para a construção de uma Unidade da Saúde da Família (USF) para atender a região dos bairros Vila São Luiz, Santa Tereza e Mineirão. “É uma região que tem a necessidade de cadastrar muitos pacientes acamados que não conseguem ir até algumas unidades de saúde”, explicou ele.