Vereadores encaminham demandas ao Executivo em mais uma Sessão Plenária realizada na Câmara

Em 17, outubro, 2023

Iluminação pública foi um dos focos

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou na terça-feira (17) mais uma Sessão Plenária. Os parlamentares que compõem o Legislativo Municipal apresentaram demandas acerca das necessidades identificadas nos bairros e distritos da cidade. A iluminação Pública das vias e ruas foi uma das demandas mais apontadas nas Indicações Legislativas.

Iluminação Pública

O sistema de iluminação do município ganhou notoriedade mais uma vez nas Indicações Legislativas realizadas pelos parlamentares. O Vereador Marquinho da Pipa (MDB) solicitou ao prefeito a revisão e a troca de lâmpadas queimadas ao longo das Ruas HH, XY, YY, PP e CC, localizadas no Bairro Jardim Anhangá, 3º Distrito de Duque de Caxias. Na visão do parlamentar, a troca se faz necessária já que o quantitativo de lâmpadas danificadas compromete diretamente a segurança da região.

Caminhando na mesma direção, o Vereador Nivan Almeida trouxe as regiões Vila Getúlio Cabral e o bairro Santa Lúcia para a mesma ótica da iluminação pública. O parlamentar solicitou a troca das lâmpadas de vapor de sódio pelas de Led. Sendo um sistema mais econômico e com alta durabilidade, a iluminação de Led apresenta-se como a mais apropriada, tanto por questões de segurança, quanto de economicidade.

Saúde

Além das observações referentes à infraestrutura, os parlamentares realizaram apontamentos voltados para a saúde, tanto dos munícipes como dos animais. Marquinho Dentista (União Brasil) solicitou ao Executivo um estudo no sentido de disponibilizar o serviço de castração móvel na Praça da Covanca, bairro Parque Lafaiete, 1º Distrito da cidade. A ação visa agregar ao controle habitacional dos animais de rua e também tranquilizar os donos de pets que necessitam do serviço, mas não possuem condições para custear.

A Vereadora Dra Fernanda Costa (MDB) apresentou uma Indicação que solicita à gestão municipal um estudo no sentido de disponibilizar, nas unidades da Rede Municipal de Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o “Implanon” (implante contraceptivo subcutâneo). Este método é um dos contraceptivos mais eficientes do mundo por apresentar possibilidades de 99% de sucesso, segundo as autoridades médicas.

Projetos de Decretos Legislativos, que visam condecorar cidadãos que contribuíram, mediante suas ações, com a cidade, também foram encaminhados. Na segunda parte da Sessão Plenária a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Duque de Caxias submeteu matérias dos mais variados assuntos à discussão e votação.