Vereadores prestam homenagem ao Bispo emérito de Duque de Caxias, Dom Mauro Morelli, pelo seu falecimento

Em 10, outubro, 2023

Asfalto, iluminação pública e poda de árvores também foram assuntos abordados na tribuna da Câmara

A sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias, realizada em 10/10, começou com um minuto de silêncio em homenagem ao Bispo emérito de Duque de Caxias, Dom Mauro Morelli, que faleceu na segunda-feira (9), em Belo Horizonte (MG). Ele exerceu o bispado, no município, de 1981 a 2005.

Na tribuna os vereadores Alex Freitas, Nivan Almeida e o líder de governo, Valdecy Nunes (Patriota), falaram sobre a sua trajetória, sendo um dos responsáveis pelo projeto do programa Fome Zero. “Pessoa que fez muito pelo nosso município, nas suas obras de caridade, na Igreja Católica, na Catedral Santo Antônio. Quero externar meus sentimentos a toda comunidade de Duque de Caxias”, disse Alex Freitas.

“Tive um estreitamento importante com Dom Mauro. Eu era coordenador diocesano e tinha uma reunião mensal com ele. Era aonde as comunidades discutiam a questão da fome no Brasil, a ética na política. Dom Mauro foi um precursor da entrada da Igreja nas discussões políticas do nosso país”, ressaltou Nivan.

“Com o vereador Junior Reis (MDB), fizemos uma indicação para colocar o nome de Dom Mauro numa escola, no Cangulo, para deixar vivo na memória de todos os moradores de Duque de Caxias quem foi este homem que tanto lutou pela desnutrição infantil”, explicou Valdecy Nunes.

O vereador Nivan Almeida ainda exaltou o feriado de 12/10, dedicado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e também celebrado como o Dia da Criança.

Indicações

A pedido do presidente Celso do Alba (MDB), o 1º secretário, vereador Claudio Thomaz (União Brasil), fez a leitura das indicações dos vereadores. Alex da Juliana do Táxi (MDB) solicitou a poda de árvores na Rua Maestro Vila Lobos, no bairro Parque Equitativa, Terceiro Distrito.

A implantação de um sinal luminoso na Avenida Primavera, altura do nº 600, no Jardim Primavera, Segundo Distrito, foi a demanda apresentada pelo vereador Carlinhos da Barreira; enquanto Marquinho Dentista (União Brasil) sugeriu a instalação de sinalização na Rua Prefeito Ribeiro, na confluência da Rua Vicente Renda, no Parque Lafaiete, Primeiro Distrito.

Para a Rua Amions, no bairro Chácaras Rio-Petrópolis, Segundo Distrito, Deisi do Seu Dino (SD) solicitou o asfaltamento. A vereadora Leide (Republicanos) fez seu pedido de saneamento básico e recapeamento asfáltico para a rua Francisco Bacon, no bairro Capivari, Segundo Distrito.

Drª Fernanda Costa (MDB) alertou para a substituição das lâmpadas a vapor de sódio pelo sistema de iluminação de lâmpadas de led em toda extensão da Rua Estados Unidos, no Jardim Balneário Ana Clara, Segundo Distrito. O mesmo serviço foi pedido pelo vereador Nivan Almeida para a Avenida Bernardino João e ruas Ayrton Senna e Alziro Zarur, no Loteamento Vila Getúlio Cabral, bairro Santa Lúcia, Terceiro Distrito.

Marquinho da Pipa (MDB) pediu a revisão de iluminação pública com troca de lâmpadas queimadas em várias ruas do bairro Jardim Anhangá, Terceiro Distrito; e Michel Vila Nova (PSDB) fez a mesma solicitação só que para a rua Rocha Pita, no bairro Prainha, Primeiro Distrito.

O vereador Jackson Wagner (PSD) sugeriu à Prefeitura que faça o nivelamento de bueiros ao longo da Avenida Presidente Vargas, no centro da cidade. Já Marquinho Oi (União Brasil) solicitou a manutenção periódica da rede de esgoto e galerias ao longo das ruas Arthur Bernardes, Braulino Reis e Bom Jesus, no Parque Senhor do Bonfim, Primeiro Distrito.

Também foram lidos o ofício do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ) comunicando ao presidente da casa, Celso do Alba, o parecer prévio favorável, com ressalvas e determinações, sobre as contas do chefe do Poder Executivo referentes ao exercício financeiro de 2016; e o Projeto de Lei nº 227/2023, de iniciativa do vereador Marcus Vinícius Boquinha (SD), que passa a denominar Mercado do Agricultor Arilda da Silva Moreira, o equipamento público conhecido popularmente como Mercado do Agricultor, existente na Rua Dr. Plínio Casado, requerimentos e projetos de decretos legislativos.

Obras

O vereador Alex Freitas comentou sobre a expectativa com o retorno das obras no Pilar e Cidade dos Meninos. “Nós acreditamos que, nos próximos, 15 a 20 dias, possamos reiniciar as obras que estavam paralisadas. O secretário de Obras, Valber Januário, falou das dificuldades que teve com a empresa que ganhou a licitação”.

Ainda em seu discurso, Alex Freitas enalteceu a obra Crônicas de Albuquerque, de autoria de Wilson Gonçalves, ex-vereador e ex-prefeito municipal, lançada recentemente e conta a história de Duque de Caxias.

Projetos aprovados

Na sessão plenária de 10/10, os vereadores aprovaram, por unanimidade, em primeiro e segundo turnos de discussão e votação a Mensagem nº 015/2023, do Executivo, com o PL nº 14/2023, regulamentando a Lei Municipal nº 1.556/2000, que instituiu o Plano de Custeio de Previdência dos Servidores Públicos municipais.

Outros projetos de lei e de decretos legislativos também foram aprovados e seguem para a sanção do Executivo.