Câmara sedia o XIII Fórum de Saúde Mental

Em 27, setembro, 2023
Câmara sedia o XIII Fórum de Saúde Mental

Evento da Secretaria Municipal de Saúde teve como tema: “Não à banalização da saúde mental”

No dia 27/09, a Câmara de Duque de Caxias sediou o XIII Fórum de Saúde Mental, evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, que abordou o tema: “Não à banalização da saúde mental”, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre o suicídio. Psicólogos, estudantes, e autoridades municipais estiveram presentes.

A diretora do Departamento de Atenção à Saúde Mental, Alessandra Andrade, explicou a finalidade do fórum e as demais ações realizadas no município. “Foi um mês muito produtivo em termos de capacitação e de entendimento do que é a saúde mental, suas técnicas de prevenção e de cuidado”.

Os psicólogos Cláudia Brandão Behar e Eduardo Duarte ministraram a palestra “Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal”, e apontaram que o mercado de trabalho vem sobrecarregando as pessoas, por isso, as empresas precisam se adaptar. A delegada da Delegacia Especializada da Mulher (Deam/DC), Drª Fernanda Fernandes, falou sobre a saúde mental das mulheres vítimas de violência.

O psicólogo Diogo Bonioli apresentou números sobre o suicídio no Brasil e alertou para os casos de automutilação e de lesões provocadas. Também foi enfático ao dizer que, apesar de ser dito que o suicídio é um ato de finalizar uma dor, na verdade, ele é um rompimento com o laço social e que acontece aos poucos, a partir do momento em que a pessoa “se deixa morrer” por diversos fatores.

Após as palestras e os discursos da mesa, a coordenadora de projetos e ações, Josilene Gomes Honorato, deu início à entrega de certificados.