Câmara homenageia Cultura Negra e sua Pluralidade, através da entrega de Títulos e Moções

Em 13, setembro, 2023

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou, no dia 13 de setembro, a entrega de moções, títulos e medalhas a personalidades da Cultura Negra do município. Representantes das religiões de matrizes africanas, cigana e outras vertentes compareceram ao plenário para participar da solenidade.

O evento foi presidido pelo Vereador Junior Uios (União Brasil) e objetivou exaltar a pluralidade e a contribuição do movimento negro à cidade, embasados no respeito e no combate à intolerância religiosa. A mesa foi composta por Junior Uios, o Vereador Alex Freitas (SD), que é presidente da Comissão de Educação e Cultura, Simone Sangelis, Secretária de Cultura, Tiago de Osoguiãn, Digital Influencer da Cultura Iorubá, o advogado Antônio Machado e Rafael Henrique, líder da Cultura Cigana.

As honrarias foram entregues a personalidades que fizeram história em Duque de Caxias. A Ialorixá Adriana Bárbara da Oxum externou a sua gratidão por ter sido bem recebida na Casa Legislativa. “Eu só tenho a dizer gratidão em nome de todo o meu povo de matriz africana. Todos nós somos irmãos, e o vereador foi um gentleman ao nos receber. Ele foi transparente, digno e clássico por reconhecer os valores verdadeiros de sua terra.” Além de militante, Adriana é uma das defensoras do projeto que incentiva o ensino da língua iorubá e a cultura negra nas escolas, com o intuito de valorizar a igualdade das raças na história do Brasil.

Rafael Henrique, representante da cultura cigana, destacou que a união entre os povos e a democracia são crucias para a vida em sociedade. Na visão dele, a Câmara, ao promover esta solenidade, valoriza o cidadão e a pluralidade presente no município, “somos todos iguais, somos todos irmãos, independentemente de crenças, pois Deus é único. O dia de hoje nos traz muita alegria, pois, através deste evento, o vereador nos mostra que ele está aqui para exercer um mandato para todos.”

Dentre os homenageados, uma personalidade negra marcante: o Rei Oba Adeyinka Akofe Obawale Olu Oje recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares. Acompanhado de seu tradutor (pois o mesmo não domina a língua portuguesa), o rei expressou a sua gratidão falando no amor, “estou muito feliz. Esta homenagem fez com que eu me sentisse parte do Brasil. Quando falamos de amor, não existem diferenças, somos todos iguais. Quero voltar mais vezes para ajudar a divulgar a nossa cultura africana e a língua iorubá.”

Convidado para solenidade, representando a Comissão de Cultura, o Vereador Alex Freitas destacou a importância deste reconhecimento promovido pela Câmara, “fico muito feliz, pois a cultura afro é muito presente em nosso município e nos nossos grandes eventos. Eu sou autor de vários projetos voltados às religiões de matrizes africana e as demais fés. Esta Casa é do povo e nós estamos aqui para o povo.”

Concordando com Alex Freitas na defesa da Câmara como a Casa do povo, o Vereador Junior Uios afirmou que abrir as portas para todos os cidadãos, sem distinção, faz parte do compromisso de todos os parlamentares da 19ª Legislatura, “não é preciso ser um negro para reconhecer a importância e a influência que a Cultura Negra tem dentro da nossa cidade. Nós, enquanto Vereadores, estamos aqui para fazer valer o direito, a isonomia e combater a intolerância religiosa.”

Após a entrega das honrarias houve apresentações culturais. O casal de mestre-sala e porta-bandeira da Acadêmicos do Grande Rio, agremiação do município, foi uma das atrações.