Blocos de Rua e Associados de Duque de Caxias são homenageados na Câmara

Em 24, agosto, 2023
Blocos de Rua e Associados de Duque de Caxias são homenageados na Câmara

Iniciativa do vereador Alex Freitas (SD) teve o objetivo de valorizar e incentivar a tradição e a cultura no município

Música, festa, alegria e cores dominaram o plenário da Câmara de Duque de Caxias, no dia 24/08, por ocasião da homenagem aos blocos de rua do município. O vereador Alex Freitas (SD) presidiu a sessão solene e, em vários momentos de sua fala, destacou a importância de valorizar e incentivar a cultura e a tradição do carnaval de rua por toda cidade.

A Liga de Bloco de Rua Associados de Duque de Caxias (Braduc) e seus associados receberam títulos, medalhas e moções de congratulações. “O samba não é só entretenimento, é alegria, união, é a questão também da socialização, de gerar emprego e renda. Esta é uma maneira de da visibilidade a todos os blocos de rua do município”, disse o vereador e presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara, Alex Freitas.

A secretária municipal de Cultura, Simone Sangelis, recebeu a Medalha Dalva Lazaroni e reforçou seu compromisso com os carnavalescos. “Quero ser o elo bom para todos e dizer para vocês que a gente não tem que parar por aqui”.

Pedro Ernesto, presidente do Cordão da Bola Preta, bloco mais antigo do Brasil, com 105 anos, falou da homenagem feita por um membro do Poder Legislativo. “O Alex Freitas merece todo o carinho, atenção e aplausos pela iniciativa em defesa da cultura popular. Eu me sinto honrado de estar representando a nossa instituição na cidade de Duque de Caxias”.

O presidente da Braduc e do bloco Alegria do Centenário, Jaílson Liberato, foi agraciado com a Medalha Francisco Carlos Maciel. “A Braduc se sente feliz, ainda mais agora que o vereador Alex Freitas fez a indicação parlamentar para sair, realmente, a nossa sede, a nossa casa. Hoje é só gratidão, motivo de alegria”.

A parceria com os blocos de rua do município foi destaque na fala da presidente da Liga Sebastiana, Rita Fernandes, que recebeu o Título de Mulher Duquecaxiense. “Fiquei honrada e muito emocionada. Um reconhecimento incrível do trabalho que a gente vem fazendo. Tenho acompanhado o trabalho dos blocos de Duque de Caxias desde a fundação da Braduc”.

O carnaval não é só festa, ele dá muito trabalho, pois há toda uma equipe prestando serviços em diversos setores para colocar o bloco e a escola na rua, como explicou a contadora e projetista da Braduc, Rosângela Rosa. “O trabalho que é feito dentro das comunidades dura o ano inteiro. Então, a gente precisa fortalecer os profissionais de cultura, a costureira, o aderecista, o músico, o intérprete”.

Diretor de eventos da Braduc, Luciano de Araújo Borges, nascido em Salvador/BA, recebeu o título de Cidadão Duquecaxiense. “Eu acho muito importante essa homenagem feita a todos os blocos de rua de Caxias. Quero agradecer o vereador Alex Freitas junto com o nosso presidente da Braduc, Jaílson Liberato”.

Maria do Carmo da Silva Miranda, mais conhecida como Chocolate, recebeu a Ordem do Mérito Irmã Dulce e se emocionou, com um livro em mãos, contando um pouco dos seus trabalhos no bairro de Saracuruna. “A gente convida, homenageia os moradores da comunidade e as crianças participam juntas. A gente não vai para o Face pesquisar, a gente quer ouvir a história de cada um que é homenageado”.

Ao final da entrega, o público se divertiu com a bateria da Braduc. O vereador Alex Freitas reiterou seu compromisso com a cultura e a educação do município, colocando seu gabinete sempre à disposição da população. “Nós temos que incentivar a cultura. Tenho um projeto de lei tramitando onde eu peço que, em todas as unidades escolares do município, tenha um animador cultural, porque educação e cultura têm que caminhar juntas.