Dia do Maçom é comemorado na Câmara de Duque de Caxias

Em 18, agosto, 2023
Dia do Maçom é comemorado na Câmara de Duque de Caxias

Membros das 14 lojas maçônicas do município participaram da cerimônia da entrega de moções

A Câmara de Duque de Caxias, por meio do vereador Alex Freitas (SD), homenageou cerca de 20 maçons, com Moções de Aplausos e diplomas, em cerimônia realizada no dia 18/08. O evento foi alusivo ao Dia do Maçom, celebrado no domingo (20). Estiveram presentes o vereador Nivan Almeida, o presidente da Associação Maçônica Ari Vieira Martins (Amavim), Osmar Lima, diversos maçons, amigos e familiares.

Alex Freitas falou sobre a importância da maçonaria no contexto histórico e social. “A gente reconhece o trabalho das lojas maçônicas, aqui, em Caxias. Muito feliz esta tarde aqui, hoje, de conhecer um pouco da história da maçonaria, como surgiu. Eles (maçons) pregam a união, a fraternidade e a igualdade.”, ressaltou o vereador, apontando também para os trabalhos da Amavim que integra as 14 lojas maçônicas do município.

“A maçonaria significa muito para o nosso país. Desde 1822 é comemorado, no dia 20 de agosto, o Dia do Maçom no Brasil e, hoje, o Poder Legislativo mantém esta história, construindo caminhos que a gente espera que seja cada vez melhor para a sociedade da nossa cidade”, destacou o vereador Nivan Almeida.

Procurador-geral do município, dr. Fabrício Gaspar, falou da satisfação de participar da maçonaria. “É muito além de uma ordem que se diz secreta, porque se toda ordem secreta, neste país, fosse tão transparente, tão preocupada com o bem-estar da sociedade, com a felicidade do próximo, quanto a maçonaria é, tenho certeza que nós não estaríamos vivendo momentos tão difíceis neste país”.

Representando o Grão Mestre Álvaro Paiva Gama, da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro (GLMERJ), o delegado da Loja Duque de Caxias 18, Carlos Alberto da Rocha Valente, fez um agradecimento ao vereador Alex Freitas. “É uma gratidão muito grande que nós temos com o município, com a Casa Legislativa, e só temos a agradecer a todos o carinho”.

Membro da Loja Maçônica Amor, União e Verdade 1600, Herbert Rodrigues Pinheiro, também ressaltou a importância da homenagem. “É um reconhecimento de uma ordem milenar. Nossa loja, em especial, é vizinha aqui, da Câmara. Ficamos muito, mais muito felizes, com esta homenagem”.

Walmar Flavio de Jesus, membro da Loja Maçônica Justiça e União Adonhiramita 231, falou da parceria com o Legislativo municipal. “A maçonaria sempre fez parte da história do Brasil. A maçonaria sempre teve um trabalho em prol da sociedade, tentando captar pessoas livres e de bons costumes. Pessoas que estejam dispostas a trabalhar pelo Estado, pelo país”.

Demolay do Capítulo 229, João Guilherme Rosa de Macedo, fez questão de prestigiar a homenagem. “Ter a oportunidade de estar aqui homenageando os meus tios é de exímia importância porque eles estão sempre dispostos a nos ajudar, como estão dipostos a ajudar a sociedade”.

A honorável Rainha do Bethel 8 de Duque de Caxias, Samara Carneiro dos Santos, fez uma breve homenagem aos tios maçons, e falou sobre a Ordem das Filhas de Jó. “É uma ordem para meninas de 10 a 20 anos incompletos com parentesco ou sem parentesco maçônico. Nós produzimos bastante filantropia e atividades sobre o ritual e bastante coisas dentro do nosso Bethel e ajuda bastante na amizade e no respeito”.

Durante a cerimônia, o presidente da Associação das Lojas Maçônicas (Amavim), Osmar Lima, homenageou os vereadores Nivan Almeida e Alex Freitas com o Diploma Ari Vieira Martins. “Tenho pautado nosso mandato pela justiça. Tudo o que for justo, tudo o que for para beneficiar a população, a gente vai estar aqui, nesta Casa Legislativa, homenageando. Então, nada mais justo do que homenagear todas as lojas maçônicas, essas pessoas que se dedicam também em poder fazer pela sociedade”, salientou o vereador Alex Freitas.