Vereadores ressaltam as ações da Secretaria de Obras e do Detran no município

Em 17, agosto, 2023
Vereadores ressaltam as ações da Secretaria de Obras e do Detran no município

Os altos valores dos contratos de laboratório com a administração municipal também foram questionados

Na sessão plenária de 17/08, os vereadores de Duque de Caxias levaram assuntos relevantes, para o município, à tribuna da Câmara. Um deles foi destaque na fala do vereador Carlinhos da Barreira que apontou a existência de 200 funcionários da Secretaria Municipal de Obras que, em 2017, ficaram três meses sem os pagamentos e quando começaram a receber, ainda saíram no prejuízo, sem as horas extras.

Ele citou a empresa Objetiva, o secretário de Obras Valber Januário, o ex-secretário João Grillo e o filho dele, Júlio Carletti. “A Secretaria de Obras começou a se mover de maneira errada chamando funcionário para conversar e até pedir para ele falar que não houve nada. Tinha que começar devolvendo os valores de janeiro, fevereiro e março de 2017”, disse Carlinhos da Barreira.

Quanto à empresa Objetiva, ele cobrou a presença dos representantes à Casa para prestarem informações. “Principalmente, com os contracheques de todos os funcionários do período citado. É muito dinheiro tirado do funcionário”, salientou o vereador que fez um alerta para que os trabalhadores lesados também sejam ouvidos e que o caso seja levado ao Ministério Público.

Atuação do Detran

O vereador Claudio Thomaz (União Brasil) destacou o apoio do deputado federal Marcos Tavares (PDT) em relação as blitze do Detran, no município. “Ele participou de uma reunião no Ministério do Transporte para que sejam feitas alterações na legislação de trânsito e que a covardia que o Detran vem fazendo como aqui, em Duque de Caxias, tenha fim”.

Reafirmando não ser contra a realização das blitze e sim, como as mesmas têm acontecido, especialmente, na Baixada Fluminense, Claudio Thomaz questionou: “a quem interessa esse recolhimento do dinheiro do povo?”.

Catiti (Avante) solicitou maior atuação da Secretaria de Segurança e da Guarda Municipal. “Precisa tomar uma providência em relação a essas blitze. Mas o senhor traz aqui um assunto caseiro, pois podemos resolver com o secretário de Segurança e a Guarda Municipal que foi feita para sinalizar, educar e informar”.

Para o vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB), causa estranheza a agilidade das pessoas que trabalham nos reboques. “Eles descem do reboque andando e já mirando o carro. Temos que mandar esses profissionais do reboque de Duque de Caxias para as olimpíadas pela tamanha rapidez que agem”. Ele também apontou a necessidade de investir nas sinalizações horizontal e vertical do município, assim como o retorno do Fundo Municipal de Trânsito.

Carlinhos da Barreira comentou que os reboques geram prejuízos à sociedade. “Eles vivem tirando o direito da pessoa até de trabalhar. O pátio do Jardim Primavera está lotado, com um carro em cima do outro, mas eles estão nas ruas, rebocando os veículos de pais de famílias que, muitas vezes, ganham a vida com os seus carros”, ressaltou ele, questionando o valor da diária e o destino de 26% da arrecadação.

Contratos com os laboratórios

O vereador Alex da Juliana do Táxi apresentou um requerimento à secretária municipal de Saúde, Célia Serrano, visando esclarecimentos sobre o contrato estabelecido entre a empresa Laboratórios Carrion LTDA. e a Prefeitura de Duque de Caxias, assim como cópias de vários documentos.

O requerimento cita que o Executivo efetuou o Termo de Rescisão de Contrato com a empresa em 07/06/22 e, em apenas 14 dias depois, no dia 21/06, assinou contrato novamente com ela, mediante dispensa de licitação, no valor de R$ 28,8 milhões. “A gente tem que investigar. Há fortes indícios de vícios nestes contratos que geram valores grandiosos. Precisamos ver nas denúncias o que há de verdade”, ressaltou Alex da Juliana do Táxi.

Para o presidente Celso do Alba (MDB), a conduta do Executivo de rescindir um contrato e assinar outro com a mesma empresa precisa ser fiscalizada, pois não está amplamente esclarecida.

Obras no 3º Distrito

As obras, em especial, na Vila Getúlio Cabral, no 3º Distrito, foram destaques na fala do vereador Nivan Almeida, na sessão plenária de 17/08. Ele ressaltou que são mais de 120 ruas que necessitam de saneamento e asfalto para o assentamento criado, em 1992.

Entretanto, Nivan pontuou que os governos estadual e municipal têm disponibilizado atenção à região. “Mais de 45 ruas saneadas e asfaltadas e os trabalhos já começaram em mais 23 ruas”, informou ele, acrescentando outras melhorias como creche, escola e posto de saúde.

“A gente fica muito feliz porque entende que o governo vem fazendo a parte dele e a sociedade está entendendo isso. Caminhamos muito lá com o deputado estadual Rosenverg Reis, em dias de sol e chuva, e tivemos a firmeza em dizer que tudo seria diferente, que as coisas iriam acontecer e, realmente, estão saindo do papel”, celebrou Nivan Almeida.