Representantes de diferentes setores são homenageados na Câmara de Duque de Caxias

Em 29, junho, 2023

Plenário e Galeria

Sec. mun. de Proteção e Defesa dos Animais do Rio Janeiro, Vinícius Cordeiro, vereador Alex Freitas e o deputado federal, Marcos Tavares

Diretora Ana Vitória Siqueira, vereador Alex Freitas, deputado federal Marcos Tavares e a médica Drª Ignez de Souza

Vereador Alex Freitas e o presidente do Instituto Zeca Pagodinho, Louiz da Silva

Iniciativa do vereador Alex Freitas (SD) é um reconhecimento àqueles que contribuem com o desenvolvimento do município

Fazedores de cultura, professores, policiais, veteranos militares, representantes das matrizes africanas, da saúde e atletas estiveram entre os homenageados do vereador Alex Freitas (SD), na sessão solene realizada em 29/06, no plenário da Câmara de Duque de Caxias. Durante a cerimônia foram entregues medalhas, títulos e moções àqueles que contribuem, por meio de suas ações, com o desenvolvimento do município.

“Muito feliz do nosso mandato, hoje, proporcionar essas homenagens às pessoas que fazem muito não só pelo município de Caxias, mas pelo Estado, pelo país”, justificou o vereador Alex Freitas a sua homenagem.

O deputado federal Marcos Tavares (PDT) reforçou a importância da homenagem e a aproximação da Câmara com a sociedade civil “É muito importante reconhecer, homenagear aqueles que realmente trabalham para o desenvolvimento da cidade. Muitas das vezes, passam despercebidos, trabalham mesmo que sem estrutura, no anonimato. Iniciativas como esta, a gente faz questão de participar”.

Antes das entregas das honrarias, houve a apresentação do cantor Gelson Costas, seguida das apresentações de Edilberto José Soares, o Poeta da Favela, que declamou um poema, e de Arimateia que trouxe a literatura de cordel em homenagem à secretária municipal de Cultura, Simone Sangelis.

Agraciado com o título de Cidadão Honorário, o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais da Prefeitura do Rio Janeiro, Vinícius Cordeiro, e presidente estadual do partido Avante ressaltou a homenagem como forma de reconhecimento e incentivo aos seus trabalhos.

“Advogo há quase 40 anos e a primeira cidade que me acolheu foi Duque de Caxias. Acho que o sentimento de todos aqui, hoje, é de gratidão, alegria. Estes tipos de homenagens pela Câmara são muito importantes. Pessoas precisam de reconhecimento, de carinho, de afeto”, disse o secretário Vinícius Cordeiro.

A diretora da Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, Ana Vitória dos Santos Siqueira, recebeu o Mérito Empreendedor Getúlio Gonçalves. “Essa homenagem é uma honra e também fruto de um trabalho de parceria com a comunidade escolar. Agradeço muito ao Alex que é um vereador que vem atuando na educação, mostrando a sua força e boa vontade de estar presente nas escolas”.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, José Eduardo de Souza Prates, recebeu moção de aplausos e ressaltou que o vereador Alex Freitas teve uma visão estratégia, inteligente e de reconhecimento da cultura para Duque de Caxias.

“Quando ele chama a sociedade para esta homenagem, ele acerta, porque se cada vereador constrói esta relação entre o Legislativo e a sociedade, ele acaba fazendo com que a sociedade perceba o quanto o Legislativo é importante”, explicou Prates.

Presidente do Instituto Zeca Pagodinho, Louiz da Silva, filho do cantor, recebeu a Medalha Francisco Carlos Maciel, concedida a órgãos e entidades públicas e privadas, municipais, estaduais e nacionais, que se distinguiram pelas relevantes contribuições prestadas aos segmentos culturais.

Há mais de 24 anos, o instituto já contabilizou a passagem de duas mil pessoas. O local oferece música, aulas de gastronomia, artesanato, cinema e ecoterapia para as crianças com deficiência. “É muito importante estar aqui, vendo que o trabalho está sendo reconhecido pela Câmara. Primeira vez recebendo uma homenagem e fiquei bem orgulhoso. A cultura de Caxias precisa muito do apoio da política”, destacou Louiz.

Os componentes da mesa também fizeram as suas considerações ressaltando os trabalhos do vereador Alex Freitas frente à cultura no município. Estiveram presentes, no plenário, representantes da Folia de Reis Estrela do Oriente, capoeira e demais manifestações culturais.

Alex Freitas frisou que, como presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, tem a missão de unir estes dois setores em prol de uma melhor qualidade de vida por meio da ampliação dos conhecimentos e trocas de experiências. “Temos que discutir o que nos une e o que nos une é trabalhar para o bem comum para poder investir massivamente.”.