Câmara aprova projetos de conscientização e de tratamento da fibromialgia

Em 27, junho, 2023
Câmara aprova projetos de conscientização e de tratamento da fibromialgia

Vereadores ainda destacaram outras situações na saúde e no transporte do município

Por unanimidade, foram aprovados na sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias, em 27/06, dois Projetos de Lei referentes à conscientização e ao tratamento da fibromialgia. A iniciativa foi dos vereadores Serginho, Celso do Alba e Drª Fernanda Costa, do MDB, e Catiti (Avante).

A proposta nº 196/2023 institui o dia 12 de maio, como o Dia Municipal de Conscientização e Enfretamento à Fibromialgia; e a de nº 197/2023 trata de ações de incentivo à prioridade de atendimento às pessoas que possuem a doença. “Esperamos sensibilizar a sociedade sobre a importância de conhecer melhor sobre a fibromialgia, seus sintomas, tratamento e impactos na vida dos pacientes”, destacou Serginho.

A fibromialgia é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas, causando dores generalizadas pelo corpo. Ela não tem cura, apenas tratamentos paliativos. “É uma causa muito nobre que vai ao encontro de uma doença ainda pouco conhecida que atinge, na maioria, as mulheres e, muitas vezes, elas não são compreendidas”, disse Catiti.

O presidente da Casa Celso do Alba também se manifestou: “são projetos de grande relevância e que vão, verdadeiramente, transformar a vida das pessoas”.

Ainda na saúde

A primeira notificação da Secretaria Municipal de Saúde à empresa Hygea Gestão e Saúde LTDA foi anunciada pelo vereador Vitinho Grandão (SD). “É a resposta a todos nós que defendemos o povo aqui, nesta tribuna, e questionamos a empresa esse desserviço”, enfatizou ele.

Há vários meses, os vereadores vêm apontando situações constrangedoras da empresa, entre elas, a baixa remuneração dos médicos. Também citam que apesar da falta destes profissionais em seus postos de trabalho, a folha de pagamento aumentou em relação à empresa gestora passada. “Tenho certeza de que se a empresa continuar neste ritmo, ela vai receber a segunda e a terceira notificações para ir embora desse município”, alertou Vitinho Grandão, apontando para a má gestão e os prejuízos que vêm acometendo a população.

Já o vereador Nivan Almeida comentou sobre o primeiro ano de atendimento do Hospital Infantil Padre Guilherme, em Parada Angélica, celebrado na segunda (26). “O 3º distrito vem buscando, de todas as formas, a qualidade de vida tão sonhada pelos seus moradores”, ressaltou ele, complementando: “no Hospital Infantil, a gente constatou os elogios. Temos internadas crianças de Paraty, Itaboraí, e de toda as regiões do Rio de Janeiro dada às circunstâncias do atendimento de qualidade, da competência e da boa vontade dos funcionários”, resumiu ele, ressaltando outros investimentos como a implantação de enfermaria de neuropediatria.

Serviços funerários

Outro tema relevante abordado na tribuna da Câmara, na sessão plenária de 27/06, foi sobre a funerária que presta o serviço no município. “Hoje, a funerária de Duque de Caxias está entregue a um grupo e, para piorar a situação, antigamente, conseguia sepultar o corpo no mesmo dia, hoje, recebo ligações de cidadãos denunciando que só conseguem sepultar seus entes dias depois”, explicou o vereador Junior Reis (MDB), cobrando ações efetivas quanto à postura da funerária num momento difícil para as famílias.

Os vereadores Serginho (MDB) e Deisi do Seu Dino (SD) comentaram: “são três, quatro dias que a funerária mantém o corpo sem nenhuma dignidade, porque se a família não tiver os R$1.450,00 para a taxa da funerária, ela não enterra”, indignou-se Serginho. “A funerária força a família a ponto de ela ter que arrecadar a quantia em dinheiro, que não é pouco, e isto causa muito constrangimento”, disse a vereadora Deisi.

Junior Reis ainda avisou que a Prefeitura de Duque de Caxias luta na justiça para a reabertura do cemitério na rodovia Washington Luiz.

Supervia

Além da saúde, o transporte também esteve na pauta de discussões na sessão plenária de 27/06. O vereador Alex Freitas (SD) comentou as suas indicações solicitando melhorias ao longo da linha férrea no município de Duque de Caxias, entre elas, a construção de muros e de viadutos em travessias a fim de evitarem acidentes. “Tivemos há pouco tempo um acidente em Parada Morabi com um trem que se colidiu com um ônibus e uma jovem veio a falecer”, alertou ele, apontando que a empresa não tomou nenhuma providência.

Alex Freitas solicitou a intervenção do governador Cláudio Castro junto à Supervia para que haja investimentos para mais segurança dentro do município. “A Supervia não respeita o município de Duque de Caxias. Pega daqui para Vigário Geral, a linha férrea é murada. Mas quando passa do Gramacho, não tem nada murado, e as pessoas estão correndo risco de morte”, questionou o vereador.

Outros projetos aprovados

Os vereadores de Duque de Caxias também aprovaram, por unanimidade, em dois turnos de discussão e votação, vários projetos de Decretos Legislativos concedendo honrarias; a Mensagem nº 06/2023, do Executivo, com o Projeto de Lei nº 06/2023, concedendo anistia e remissão de juros e multas incidentes sobre tipos de créditos; e o PL nº 184/2023, do vereador Vitinho Grandão, sobre a proibição de manter animais domésticos acorrentados e em espaços confinados.

O primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Claudio Thomaz (União Brasil), a pedido do presidente Celso do Alba ainda fez a leitura de projetos, requerimentos e indicações solicitando ao Executivo serviços em diversos bairros.