Segurança e iluminação pública foram abordadas em plenário

Segurança e iluminação pública foram abordadas em plenário

Vereadores comentaram sobre o aumento de assaltos e o impasse entre a empresa Light e a prefeitura para a realização dos serviços

Luzes apagadas e várias lâmpadas queimadas pelas ruas do município de Duque de Caxias. Isso tem levado a um crescente número de assaltos, como afirmou o vereador Marcus Vinícius Boquinha (SD), na sessão plenária de 22/06.

Ao citar a notícia veiculada no Bom Dia Rio, na manhã desta quinta-feira, que mostrou os constantes casos de violência, em Duque de Caxias, Boquinha reforçou que, embora, eles aconteçam a qualquer momento, à noite, tornam-se mais propícios. Por isso, ele cobrou providências.

“A Light faz o que quer no nosso município e a gente não vê a Secretaria de Serviços Públicos fiscalizar e mandar ofício cobrando a empresa”, disse ele, apontando que a Prefeitura de Duque de Caxias não respondeu à emissora de televisão, já que a Light disse que não é responsável pela iluminação pública.

Boquinha ainda ressaltou a criação da Comissão Permanente de Recursos Hídricos e Esgoto e Energia. “Temos que colocar para funcionar. Temos que ir às ruas enquadrar esta empresa porque é ela que desliga, mas fala que não tem responsabilidade”. Em seguida, o vereador comentou sobre o envio de ofício ao 15º Batalhão da Polícia Militar solicitando informações do policiamento no município e que ainda não foi respondido pela instituição.

O vereador Catiti (Avante) alegou que o consumidor é “jogado de um lado para o outro” e já está cansado de buscar informações junto à Light. Citou ainda os transtornos com as caixas blindadas que são instaladas pela empresa nos postes e que, muitas vezes, dificultam os trabalhos da Secretaria de Serviços Públicos.

Moisés Neguinho (PMB) reiterou seu requerimento ao Procon com o objetivo de saber o número de multas aplicadas à Light, quantas a empresa recorreu e quais foram canceladas. Ainda reforçou a importância de uma audiência pública para que a empresa explique as suas atuações e responsabilidades.

O vereador Alex Freitas (SD) fez uma conta interessante: “hoje, somos uma ‘cidade luz’, toda de led, então, estamos economizando energia”. Dessa forma, ele solicita informações de quanto é esta economia e a possibilidade da mesma ser repassada à taxa de iluminação pública, beneficiando o consumidor.

Já Dr. Maurício (Avante) foi enfático: “quando tratarmos de assuntos relevantes como este, peço que tenhamos atenção para tratarmos do que nos cabe com coerência. Podemos, na forma legislativa, convocar uma audiência pública”, disse ele, colocando os advogados de seu gabinete à disposição para ingressarem com ações no Tribunal de Justiça, conforme tem sido feito no bairro Pilar, a fim de garantir a iluminação pública e forçar à Light a atender os pedidos.

Também questionando a segurança pública, o vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB), cobrou a presença efetiva da Polícia Militar nos bairros, citando os índices de assaltos no bairro 25 de Agosto. “Quero entender porque a maioria do efetivo do 15º Batalhão se posiciona na rodovia Washington Luiz? Os bairros estão descobertos”, disse ele.

E Nivan Almeida sugeriu que a empresa Enel que atende ao terceiro distrito, percorra os loteamentos para que faça a complementação da extensão de rede, em especial, na Vale do Sol, Vila Getúlio Cabral e Maricá, na Vila Esperança.

Pagamento dos servidores públicos

Em sua manifestação, o vereador Alex da Juliana do Táxi falou sobre o pagamento dos servidores da Prefeitura de Duque de Caxias, referente à folha salarial do mês maio, que foi paga apenas no dia 20 deste mês. “Nós que somos fiscalizadores do Executivo, que andamos nas unidades hospitalares, setores públicos, vemos o clamor desta classe”, explicou ele, apontando para a importância de um calendário de pagamento.

Para o vereador Anderson Lopes (Republicanos) está faltando sensibilidade da administração municipal para com os seus servidores. “O funcionalismo público deveria receber, no mais tardar, no quinto dia útil, porém, recebem quase 20 dias após. A gente tem batido aqui na empresa Gaia. É preciso se colocar no lugar das pessoas”.

O vereador Catiti mostrou-se indignado com a situação e reiterou a cobrança de Alex da Juliana do Táxi ao Executivo quanto ao calendário de pagamento: “dialogar, dar uma satisfação, é o mínimo que qualquer trabalhador pode receber dos seus gestores. Passamos por momentos difíceis, mas temos que encontrar uma solução porque o servidor tem prioridade”.

Clovinho Sempre Junto (Patriota) destacou que as contas não esperam: “É a cobrança do cartão de crédito, aluguel etc. e o cidadão não tem como pagar as suas dívidas”. Ainda falou da atuação do deputado federal, Marcos Tavares (PDT), que encaminhou recursos para saúde do município.

Fibromialgia

Dois projetos de lei, de iniciativa dos vereadores do MDB, Serginho, Celso do Alba, Drª Fernanda Costa, e Catiti (Avante), referentes à conscientização e tratamento da fibromialgia foram lidos, na sessão plenária de 22/06, pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Claudio Thomaz (União Brasil).

O vereador Serginho falou das propostas que institui o dia 12 de maio como o Dia Municipal de Conscientização e Enfretamento à Fibromialgia e que trata de ações de incentivo à prioridade de atendimento às pessoas com a doença. “A fibromialgia é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas e, muitas vezes, é mal compreendida ou ignorada”.

A fibromialgia causa dores generalizadas pelo corpo e não tem cura, apenas tratamentos paliativos, podendo provocar ansiedade, depressão e outros problemas. “Devemos ter empatia e compreensão para com aqueles que sofrem com esta doença e trabalharmos juntos para que eles tenham acesso a tratamentos adequados e apoio emocional”, disse Serginho que recebeu o apoio dos vereadores Catiti, Nivan Almeida, Delza de Oliveira (Patriota) e o presidente da Casa, Celso do Alba.

“Tenho duas amigas com fibromialgia e fico muito feliz de vocês terem abraçado esta causa. Tenho certeza de que o município terá melhor atenção com a doença e, com isso, um melhor tratamento”, comentou a vereadora Delza de Oliveira.

“Eu assinei juntamente com os edis na certeza de que nos sentimos realizados a cada gesto, a cada projeto que diretamente vai ao encontro dos anseios da população, em especial, das pessoas que mais necessitam de tratamento”, resumiu Celso do Alba.

Skip to content