Obras, saúde e as fiscalizações do Detran são abordadas na tribuna

Em 25, maio, 2023
Obras, saúde e as fiscalizações do Detran são abordadas na tribuna

Vereadores ainda comentaram sobre as conquistas de suas demandas junto ao Executivo

Na sessão plenária de 25/05, o vereador Alex Freitas (SD) apresentou requerimento a ser encaminhado à Secretaria Municipal de Fazenda com o intuito de obter informações sobre as 60 maiores empresas devedoras de impostos de Duque de Caxias.

“Existem isenções de pagamentos de tributos da refinaria de Duque de Caxias, a Reduc e estou requerendo também ao deputado Marcos Tavares (PDT) que reveja todas estas isenções tributárias da refinaria”, explicou Alex Freitas, salientando a importância de uma audiência pública para discutirem a arrecadação de impostos das grandes empresas.

O primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Claudio Thomaz (União Brasil), fez uma solicitação a Alex Freitas. “Peço que inclua no seu pedido de informação se as 60 grandes empresas foram acionadas judicialmente, porque a população quando não paga seu IPTU é cobrada e não podemos abrir mão das grandes empresas também”.

Dr. Maurício (Avante) sugeriu a convocação da procuradoria do município para também prestar esclarecimentos sobre as cobranças. Diante das declarações, o vereador Alex Freitas disse que irá melhorar o teor do documento para que os demais edis também possam assiná-lo.

Saúde

A postura da secretária municipal de Saúde, Drª Célia Serrano, com a pasta e os seus servidores, foi questionada pelo vereador Junior Uios (União Brasil), na sessão de 25/05. Ele citou os trabalhos do ex-prefeito Washington Reis, dos deputados Gutemberg e Rosenverg Reis e do prefeito Wilson Miguel, como sempre pautados no diálogo e respeito. Porém, ressaltou que isto não vem mais acontecendo na Secretaria de Saúde.

“Tentei falar com ela (Drª Célia Serrano) para mostrar que a UPA do Parque Lafaiete está com muitas pessoas internadas, precisando de vagas nos hospitais e ela não quis nem mesmo me ouvir. A omissão vai acarretar as sanções legais a que ela está sujeita”, disse Junior Uios.

O vereador ressaltou que quando um secretário é procurado por algum membro de uma Casa Legislativa, não é para um pedido pessoal e, sim, para a população. “Ela sempre foi uma pessoa solícita, mas está se transformando numa pessoa arrogante. Deveria rever e retornar aos caminhos de origem”.

Blitz do Detran

Dr. Maurício voltou a agradecer o deputado federal Marcos Tavares pelo seu empenho e sensibilidade em combater as irregularidades com as blitze do Detran no município. “Não somos contra a fiscalização. Só gostaríamos de sermos assegurados com o que diz a constituição”.

Explicou também que, segundo a constituição é proibido o confisco de propriedade no Brasil, o que não vem acontecendo. “O deputado Marcos Tavares apresentou um projeto de lei objetivando modificar a penalidade estabelecida para a condução de veículos sem o devido licenciamento, de modo que a falta de licenciamento seja passível apenas de multa, sem resultar na apreensão do veículo”.

Obras

A breve inauguração de um conjunto de obras, em Parada Angélica, 3º Distrito, foi citada pelo vereador Nivan Almeida, assim como alguns serviços que já estão sendo realizados na região. Na Getúlio Cabral, até o momento, mais de 80 ruas já foram entregues. O local também receberá a Escola Municipal Nilceia Cabral, ao lado da Faetec, assim como um PSF e uma creche, conquistados por meio do empenho do deputado estadual, Rosenverg Reis (MDB), junto ao governador Cláudio Castro. Outras demandas também foram destaques em sua fala.

Nivan Almeida reiterou o apoio e a resiliência do Executivo em atender às demandas que, há muito tempo, eram aguardadas pelos moradores do 3º Distrito.