Policiais militares recebem homenagens na Câmara

Em 19, maio, 2023
Policiais militares recebem homenagens na Câmara

Moções, títulos e medalhas foram entregues pelos vereadores Alex da Juliana do Táxi (MDB) e Catiti (Avante)

No dia 19/05, o presidente da Câmara, Celso do Alba (MDB), e os vereadores Catiti (Avante) e Alex da Juliana do Táxi (MDB) prestaram homenagens aos policiais militares que atuam no município. “A honra é nossa de podermos entregar estas moções aos policiais que estão, diariamente, defendendo a população. A todos os PMs do Brasil, o nosso respeito”, disse Celso do Alba.

Também compuseram a mesa, a ex-vereadora, Juliana do Táxi, o ex-comandante do 15º Batalhão da PM, Coronel Melo, o empresário e suplente de vereador do município, Leone Lima, e o diretor de comunicação do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Jerônimo Calçada.

O vereador Catiti destacou o papel da Polícia Militar para a sociedade. “É uma missão árdua. É uma missão para homens e mulheres corajosos, destemidos. Eu agradeço e parabenizo pelos 214 anos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro”.

Alex da Juliana do Táxi falou da valorização dos profissionais da segurança pública. “Estamos hoje fazendo uma justiça, uma homenagem aos nossos valorosos policiais que arriscam suas vidas diuturnamente para proteger as nossas famílias, a nossa sociedade”.

A ex-vereadora Juliana do Táxi também salientou a importância de reconhecer os trabalhos da Polícia Militar. “Cada dia que passa, esta Casa vem demonstrando mais compromisso com a população, mais compromisso com os serviços públicos”.

O empresário Leone Lima disse se sentir honrado por participar da solenidade. “Quero parabenizar a todos os vereadores pela iniciativa desta merecida homenagem a esses bravos guerreiros e guerreiras, que honram o juramento feito em suas formações como policial militar”.

Os desafios da profissão foram citados por Coronel Melo. “Ser policial militar aqui, no Rio de Janeiro, é a profissão mais perigosa do Brasil e falo isso com toda a certeza. E nem sempre somos reconhecidos. Então, oportunidades como esta, aonde esta Casa do Povo nos proporciona, devemos exaltar e se vangloriar”.

A atuação do Conselho Municipal de Segurança foi exaltada por Jerônimo Calçada. “A gente faz a interpelação, mensalmente, entre as forças de segurança pública e a sociedade civil. Hoje, nós temos um conselho muito atuante que faz este papel de interação entre a sociedade e as suas necessidades”.

Os vereadores fizeram as entregas das Moções de Aplausos e dos título de Bravura Duquecaxiense e de Cidadão Duquecaxiense. Os presentes acompanharam os discursos do Major Cleto Moura Martins que falou em nome dos homenageados do vereador Alex da Juliana do Táxi; e do subtenente César Alves, dos agraciados de Catiti.

A ex-vereadora Jana do Coronel Melo recebeu o título de Cidadã Duquecaxiense das mãos do vereador Catiti e do ex-comandante do 15º Batalhão da PM, Coronel Melo, seu marido e fez um agradecimento. “É uma honra para mim receber este título. Agradeço imensamente ao vereador Catiti pela homenagem”. A cerimônia foi encerrada com o Hino da Polícia Militar.