Limpeza, iluminação pública e melhorias no trânsito são algumas das solicitações dos vereadores ao Executivo

Em 04, maio, 2023

Também foram aprovados projetos concedendo título e instituindo a Medalha Leonel de Moura Brizola, no município

Diversas demandas foram encaminhadas à Prefeitura pelos vereadores de Duque de Caxias, na sessão plenária de 04/05. Iluminação pública, limpeza e capina, asfalto, melhorias na sinalização de trânsito foram algumas delas.

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) solicitou a revisão da iluminação pública e a troca de lâmpadas queimadas na rua Cândido Mendes, bairro Felicidade. Pedido semelhante, também ao 1º Distrito, foi da vereadora Delza de Oliveira (Patriota) para as ruas Francisca Tomé, Coronel Alberto de Melo e Coronel Carlos de Matos, no bairro Centenário.

Nivan Almeida apontou para a necessidade de substituição das atuais lâmpadas a vapor de sódio pelo sistema de lâmpadas de led, recapeamento asfáltico, desobstrução de caixas e bueiros, limpeza periódica incluindo capina e varrição, em toda a extensão das ruas Camboriú, Anchieta, Marataízes, Colatina e Tupaceretã, no bairro Santa Lúcia, 3º Distrito. A vereadora Rosinha Lima (MDB) também solicitou a substituição das lâmpadas a vapor de sódio pelas led na rua Diogo Camarão, no Jardim Panamá, 1º Distrito.

Limpeza e conservação

Serviços de limpeza, incluindo capina e varrição, em toda a extensão da rua das Margaridas, no Pilar, 2º Distrito, foi a demanda apresentada pela vereadora Deisi do Seu Dino (SD). Já Drª Fernanda Costa (MDB) e Marcus Vinícius Boquinha (SD) fizeram as indicações com o mesmo teor para o campo de futebol, na Avenida Kennedy, bairro Parque Beira Mar; e para a rua Entre Rios, no Gramacho, ambos os bairros no 1º Distrito.

O vereador Jackson Wagner (PSD) solicitou um veículo vacool para limpeza e desobstrução, bem como manutenção periódica da rede de esgoto e galerias existentes na extensão das travessas Nóbrega Ribeiro e Pará, na Vila Operária, 1º Distrito.

Em caráter de urgência, o vereador Catiti (Avante) requereu o asfaltamento em toda a rua Oswaldo Cruz, no bairro Bar do Cavaleiros, 1º Distrito; e Marquinho da Pipa (MDB), pintura de meio-fio nas ruas R, Q, B e T, no Jardim Anhangá, 3º Distrito.

Educação

O vereador Michel Vila Nova (PSDB) indicou a necessidade da implantação de uma sala de recursos multifuncionais na Escola Estadual Municipalizada Manoel Joaquim Salgueiro, no bairro 25 de Agosto, 1º Distrito.

Já o líder de governo, vereador Valdecy Nunes (Patriota), solicitou ao Executivo que intervenha ao Governo do Estado, a fim de implementar, com urgência, nas unidades de ensino público e privado do município, o aplicativo Rede Escola para garantir a segurança e a integridade física dos membros da comunidade escolar.

Obras

Visando mais esporte e o lazer para a população, o vereador Marquinho Dentista (União Brasil) solicitou ao Executivo, a construção de calçadão com quadra de futebol, mesa de ping-pong e futmesa, na praça da Covanca, bairro Parque Lafaiete, 1º Distrito.

Trânsito

Outro tema de indicação foi para a revitalização da sinalização horizontal e vertical na rua Telcarim, em frente à Escola Estadual Municipalizada bairro Califórnia, Pilar, 2º Distrito, pelo Drº Maurício (Avante) e a revitalização, pintura e sinalização de redutores de velocidade na rua José de Azevedo, no Parque Fluminense, 2º Distrito, pelo vereador Vitinho Grandão (SD).

Projetos aprovados

A pedido do presidente Celso do Alba (MDB), o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Claudio Thomaz (União Brasil), fez a leitura também da Ordem do Dia. Foram aprovados, em dois turnos de discussão e votação, um Projeto de Decreto Legislativo instituindo a Medalha Leonel de Moura Brizola, no município, de iniciativa do vereador Alex Freitas (SD), e Projetos de Resoluções concedendo títulos e medalhas.