Câmara sedia audiência pública em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose

Em 24, março, 2023
Câmara sedia audiência pública em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose

Na ocasião, foram apresentados alguns dados sobre a doença e solicitadas ações do poder público

O Dia Mundial da Tuberculose é celebrado, anualmente, em 24 de março e, para marcar a data, a Câmara de Duque de Caxias sediou, no dia 31, uma audiência pública da Associação Missão Resplandecer (Amires).

O evento contou com o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Vitinho Grandão (SD), do relator Alex da Juliana do Táxi (MDB), do vereador Nivan Almeida, Associações de Moradores, Lideranças Comunitárias, Instituições, ONGs, Sindicatos, movimentos sociais, estudantil e sociedade civil.

O vereador Vitinho Grandão ressaltou o papel da Comissão de Saúde e explicou os pontos que seriam tratados na audiência: “Vamos falar sobre como funciona o Programa de Controle da Tuberculose em Duque de Caxias; os casos identificados em tratamento e em abandono; como é realizada a busca ativa e qual a porta de entrada para o tratamento; recursos para a manutenção do programa, entre outros pontos”.

O vereador Alex da Juliana do Táxi enfatizou a importância do Programa de Tuberculose, ligado ao Departamento de Vigilância em Saúde de Duque de Caxias: “Hoje, no município, temos um fácil acesso ao programa e vamos, juntos, trabalhar para que haja sempre um tratamento digno aos pacientes”.

Os integrantes da mesa ressaltaram que a parceria com o poder público é fundamental e cobraram ações e políticas públicas que impactem, realmente, na qualidade de vida das pessoas e que tragam mais dignidade.

A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Dra. Maria Cristina Gil, fez uma breve apresentação sobre a doença e como ela está no município. “Duque de Caxias está em segundo lugar no Estado em número de casos da doença, só perdendo para o município do Rio de Janeiro. O maior número de contaminação está no 1º Distrito. Por isso a mobilização é tão importante”.

Durante todo o ano, Dra. Maria Cristina Gil explicou que o Programa de Controle da Tuberculose trabalha a prevenção e a detecção da doença nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Também é feito um trabalho semanal nas comunidades onde estão instaladas, para detectar os chamados “assintomáticos respiratórios”, ou seja, pessoas que tossem por mais de três semanas. Nas unidades da ESF essas pessoas têm como fazer o teste de escarro e tratamento.

Na audiência pública também foi abordada que a tuberculose, embora curável, ainda aflige muitas pessoas, e que o surgimento do HIV fez com que o mundo todo observasse o aumento expressivo dos casos. Isso se deve ao fato de as pessoas infectadas pelo HIV terem mais chance de adoecerem com tuberculose do que as que não têm.

O vereador Nivan Almeida chamou a atenção para a segurança alimentar, os tratamentos oferecidos e a parceria da Câmara com as entidades ligadas à saúde e assistência social do município. Ele destacou a lei de sua autoria, a primeira do Brasil, sobre segurança e saúde nas escolas.

“No mês de maio, as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, ficam responsáveis pela organização de eventos educacionais, palestras, seminários, exposições e demais atividades que visem orientar alunos e pais sobre a importância da prevenção contra acidentes e doenças”, explicou Nivan.

O presidente da Casa, Celso do Alba (MDB), parabenizou os integrantes da Comissão de Saúde e os presentes na audiência pública. “A Secretaria de Saúde tem feito um bom trabalho. As pessoas agora têm mais acessibilidade aos serviços e, com o setor de tuberculose não é diferente”.

Após as explanações dos componentes da mesa, foi aberto o momento para as manifestações do público que foram, prontamente, respondidas. Para o presidente da Comissão de Saúde, o evento foi positivo e trouxe informações relevantes para a Casa.