Vereadores abordam temas importantes na tribuna da Câmara

Em 28, março, 2023
Vereadores abordam temas importantes na tribuna da Câmara

Marquinho Dentista retorna ao Legislativo duquecaxiense, após oito meses como secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda

A sessão plenária de 28/03 marcou o retorno do vereador Marquinho Dentista (União Brasil) à Câmara de Duque de Caxias. Durante oito meses, ele esteve à frente da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda.

Com o ex-vereador Arthur Monteiro (Podemos) eleito deputado estadual, o primeiro suplente Beto Gabriel assumiu a vaga, deixando-a em seguida para retornar à chefia da pasta de Segurança Pública. Assim, Marquinho Dentista foi convocado e, na tribuna, fez um breve balanço das suas atividades no Executivo.

“Iniciei várias ações como a municipalização do Sine, junto à Secretaria de Trabalho do Estado e facilitamos a implantação de projetos como o Balcão de Empregos, com capacitação profissional através de cursos”, disse ele, destacando ainda ações junto ao INSS para a implantação de postos nos 2º, 3º e 4º distritos, a disponibilização de cursos EAD e a parceria do ex-prefeito Washington Reis, do prefeito Wilson Miguel e dos deputados estadual e federal, Rosenverg e Gutemberg Reis, respectivamente.

Os vereadores do SD, Alex Freitas, Marcus Vinícius Boquinha e Vitinho, Catiti (Avante), Clovinho Sempre Junto (Patriota) e o presidente Celso do Alba (MDB) parabenizaram Marquinho Dentista pelo retorno à cadeira legislativa.

Autismo

O mês de abril está se aproximando e, com ele, a campanha Abril Azul de conscientização sobre o autismo. O vereador Michel Vila Nova (PSDB) destacou algumas leis como a de nº 12.764/12 (Lei Berenice Piana) e a de nº 13.977/20 (Lei Romeu Mion) que visam garantir os direitos e deveres das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e alertou o poder público municipal.

“Minha fala é para que o governo municipal realize uma campanha com o objetivo de levar mais transparência a todos os cidadãos, em especial, às famílias dos autistas”, explicou o vereador Michel Vila Nova.

Obras

Em sua manifestação na tribuna, o vereador Junior Uios (União Brasil) fez questão de ressaltar obras importantes que estão acontecendo no município, como: o asfalto no bairro Laguna e Dourados; a limpeza das galerias; a reforma Ciep 031/ Lírio do Campo; a construção da ponte entre os bairros Laguna e Dourados e Parque Vila Nova, a reforma da UPA do Parque Lafaiete e a canalização do canal Caboclo.

“Tenho orgulho de fazer parte deste governo transformador, de obras, muito trabalho e resultados na vida das pessoas”, enfatizou o vereador, agradecendo o empenho e o apoio do ex-prefeito Washington Reis, do prefeito Wilson Miguel, do governador Cláudio Castro, e dos deputados estadual e federal, respectivamente, Rosenverg e Gutemberg Reis.

O presidente Celso do Alba comentou: “esta Casa Legislativa deu governabilidade para o ex-prefeito Washigton Reis e, hoje, continua com o prefeito Wilson Miguel”, disse ele, apontando para ações relevantes como a garantia de uma saúde de referência, o Hospital do Coração, o Hospital do Olho, a Fundec e outras tantas que saíram do papel. “Estamos juntos neste processo de transformação porque Deus no controle”.

Projetos aprovados

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na sessão plenária de 28/03, a Mensagem nº 03/2023, do Executivo, que encaminhou o Projeto de Lei nº 03/2023, autorizando o recebimento de bem imóvel pelo município; o PL nº 167/2023, dos vereadores Alex Freitas e Moisés Neguinho (PMB), prevendo adoção de medidas a fim de ampliar e modernizar as formas de recebimento de tributos no município; além de projetos de Decretos Legislativos concedendo medalhas e comendas a quem, por meio de seus serviços, contribuem para o desenvolvimento de Duque de Caxias.

As mensagens foram colocadas em segundo turno de discussão e votação a pedido do vereador Claudio Thomaz (União Brasil), que secretariava os trabalhos da Mesa Diretora, e foram novamente aprovadas por unanimidade.

Indicações

Também serão encaminhadas ao Executivo, as indicações dos vereadores solicitando serviços, como: implementação de prontuário eletrônico nos Postos de Saúde da Família (PSF’s), retirada de lixo e entulho, intervenção junto ao SAMU para disponibilização de motolância para deslocamento mais ágil de enfermeiro e técnico de enfermagem até o local do acidente, troca de manilhas, realização de concurso público para fonoaudiólogo, instalação de ar-condicionado em escola, recapeamento e pavimentação asfáltica, canalização de canal, saneamento básico, e veículo vacool para desobstrução de galerias.