Evento aborda os direitos, conquistas e os desafios que as mulheres enfrentam no dia a dia

Em 08, março, 2023

Prefeito Wilson Miguel e Subsecretária geral de Saúde, Célia Serrano

Diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Célia Guerra

Delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), Drª Fernanda Fernandes

Vereadora Delza de Oliveira - Patriota

No Dia da Mulher, a Câmara de Duque de Caxias contou com discussões relevantes em defesa do público feminino

No dia 8 de março, a Câmara de Duque de Caxias sediou o evento da Secretaria Municipal de Saúde em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com o plenário lotado, foram abordados temas importantes como as conquistas e os desafios, a violência e a necessidade de políticas públicas em defesa das mulheres.

No início, foi feito um minuto de silêncio em memória a Alaíde Ramos Amazonas, ex-servidora da Saúde. Em seguida, abriu-se para as manifestações da mesa. O prefeito Wilson Miguel reforçou o papel da mulher e a busca pela igualdade de direitos. “A violência contra mulher é uma questão de saúde pública. Temos que ficar atentos e buscar ações para combatê-la. Em nossa Prefeitura, temos várias mulheres trabalhando de forma competente e eu tenho muito orgulho disso”.

Para a subsecretária geral de Saúde, Célia Serrano, o 8 de março é o dia de reforçar ainda mais o potencial da mulher. “Todo dia é dia da mulher. Daquela que sai cedo de casa para levar os filhos à escola, daquela que deixa a sua família para cuidar da família de outra mulher, que sai de sua casa para pegar um plantão de 12h, 24h numa delegacia, num hospital. É neste ciclo que, nós, mulheres, movemos a sociedade”.

A diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Célia Guerra, parabenizou as mulheres e leu um poema de Cora Coralina, ressaltando a garra e os desejos daquelas que buscam construir e reconstruir a sua vida. Já a diretora do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), Daniele Oliveira, destacou o suporte do Executivo municipal. “A Prefeitura de Duque de Caxias faz com que a mulher tenha a oportunidade sua função e de poder mostrar o seu potencial e a sua competência”.

Palestras

A delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), Drª Fernanda Fernandes, ressaltou a importância da saúde na rede de proteção às mulheres. “Ela pode ser a porta de entrada da violência. Quando a rede efetivamente funciona, a gente consegue proteger a criança, a adolescente e a mulher”, disse ela, remetendo ao caso de estupro, ocorrido em Duque de Caxias, que culminou na gravidez de uma menina de 11 anos e que teve o filho em sua residência. O fato chamou a atenção da equipe do Samu que a encaminhou para o Hospital Adão Pereira Nunes. A delegada foi acionada imediatamente.

Para a advogada e coordenadora do Grupo de Trabalho de Combate à Violência de Gênero na OAB/RJ, Lívia Fingola Valle Gonçalves, o 8 de março é um dia de reflexão e informação. “A violência é constante e crescente, mas quanto mais espaço tivermos de informações é importante, porque elas salvam vidas. Toda a rede de atendimento do município precisa estar unida”.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Duque de Caxias, Neuseli Daris celebrou as ações nos sete anos de implantação da patrulha no e os trabalhos que vêm sendo realizados. “É gratificante dizer que, em sete anos, com mais de mil mulheres e mais de 16 mil atuações, a gente não ‘perdeu’ nenhuma mulher que faz parte do programa”.

O psicólogo Paulo Henrique Santos Patrocínio abordou sobre o relacionamento tóxico, muito falado atualmente e, que a cada dia, vem fazendo mais vítimas. A pessoa precisa, primeiramente, perceber que está no relacionamento tóxico, pois só assim, ela vai buscar o caminho para sair dele”. O Centro de Referência do Homem que realiza um trabalho de educação na desconstrução do machismo e do patriarcal também foi citado por ele.

A psicóloga Aline de Araújo Gonçalves da Cunha destacou que é fundamental fazer a vigilância da violência. “Temos um sistema de informações de agravos de notificações. Além de permitir o conhecimento de dados é também a entrada da vítima na rede de cuidados da saúde”.

Já a palestrante Raquel Lima, assistente social, apresentou os números alarmantes de violência contra a mulher e as suas consequências. “A vítima pode ter depressão, medo de pedir ajuda, baixa produção no trabalho etc.”.

Os vereadores também se pronunciaram

Delza de Oliveira (Patriota) chegou a presidir a mesa a convite do presidente Celso do Alba (MDB) e fez um discurso firme. “Mulher: não deixe nada parar vocês”, disse ela, complementando: “nós, mulheres somos polivalentes e devemos estar aonde quisermos. Peço que se coloquem no meu lugar como vereadora e, um dia, vocês também possam estar aqui.”

Junior Reis (MDB), ressaltou a história de vida de sua mãe e o apoio de sua esposa e filha em sua caminhada. Alex Freitas (SD) falou de sua proposta. “Apresentei aqui um Projeto de Lei para que os agressores de mulheres fiquem impedidos de assumirem cargos públicos no nosso município”. E Nivan Almeida (S/partido) reiterou o crescimento da violência e a necessidade de políticas públicas para contê-la, parabenizando, em seguida, as servidoras pelos serviços prestados.

O presidente da Casa, Celso do Alba, chamou a atenção para as mulheres na política, parabenizando as cinco vereadoras de Duque de Caxias e às mulheres que ocupam as chefias dos aparelhos públicos no município. “Temos aqui, na Câmara, desde a direção, mulheres à frente. As mulheres fazem a diferença nos cargos que ocupam”.

No decorrer do evento, foram entregues flores e certificados aos palestrantes e às esposas do prefeito Wilson Miguel; e do vereador Junior Reis, que foram representadas por eles.