Dois vereadores assumem às funções legislativas na Câmara de Duque de Caxias

Dois vereadores assumem às funções legislativas na Câmara de Duque de Caxias

Vereador Dr Mauricio

Vereador Beto Gabriel

Marcos Tavares e Arthur Monteiro são agora deputados federal e estadual, respectivamente. Em suas vagas, entram Dr. Maurício e Beto Gabriel

A sessão plenária de 07/02, presidida por Celso do Alba (MDB) e secretariada por Claudio Thomaz (União Brasil), foi marcada pelos discursos dos vereadores Beto Gabriel e Dr. Maurício que assumiram o Legislativo, após as renúncias de Arthur Monteiro (Podemos) e Marcos Tavares (Avante) para os cargos de deputados estadual e federal, respectivamente.

“A gente nunca deixou de trabalhar para os nossos munícipes. Agradeço a todos vocês que ‘arregaçam as mangas’, todos os dias, para trabalhar em prol do nosso município”, disse Beto Gabriel, recebendo o apoio dos demais vereadores que ressaltaram o seu trabalho e compromisso enquanto esteve à frente da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Na tribuna, Dr. Maurício, que retorna à Casa, agora, como titular do mandato, reforçou sua luta a favor da população e também obteve o retorno dos edis. “No que acharmos pertinente a nossa cidade, estaremos aqui votando e aprovando. Estamos aqui para usarmos todas as ferramentas necessárias que existem nesta Casa de Leis”.

Ordem do Dia

Um Projeto de Decreto Legislativo, de iniciativa de Claudio Thomaz, concedendo medalha e três Projetos de Lei foram aprovados por unanimidade, em 1º e 2º turnos de discussões e votações. O PL nº 153/2022, dos vereadores Jackson Wagner (PSD) e Marquinhos Oi (União Brasil), institui o Dia Municipal das Doulas no calendário oficial do município.

O de nº 162/2022, do vereador Serginho (MDB), passa a denominar “Praça Aurélio da Silva Rodrigues”, o equipamento público de lazer (em construção), localizado em terreno existente na Rua Amarante Lote 5, Quadra 3ª, bairro Parque Eldorado, no 2º Distrito.

Já o PL nº 163/2022, do vereador Nivan Almeida, passa a denominar Rua Saly da Conceição Nascimento, a atual rua sem denominação oficial, com início na Rua Hélio de Oliveira e término na Rua Dezessete de Fevereiro (paralela à Rua Java), bairro Jardim Anhangá, no 3º Distrito.

O primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Claudio Thomaz, também fez a leitura do Art. 260 do Regimento Interno da Câmara que trata do decoro parlamentar e preconiza que o vereador que descumprir os deveres inerentes a seu mandato, ou praticar ato que afete a sua dignidade, estará sujeito ao processo e às medidas disciplinares previstas no documento.

Em seguida, Thomaz leu o Processo nº 1.271/2022, da Mesa Diretora, encaminhado ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para averiguação e apuração sobre eventual quebra de decoro e ética parlamentar do vereador Carlos Augusto Pereira Sodré, o Carlinhos da Barreira, onde o mesmo poderia ou não ser afastado por 180 dias de seu mandato como vereador. Colocada a mensagem em discussão, ela foi aprovada por unanimidade.

Expediente do Dia

Na sessão de 07/02, também foi lido o Expediente do Dia, composto por indicações à Prefeitura, de Projeto de Resolução concedendo título e do Projeto de Lei nº 166/2023, de iniciativa da vereadora Leide (Republicanos), que inclui a caminhada em prol da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como data comemorativa no calendário oficial do município.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo