Câmara sedia reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Duque de Caxias

Em 14, dezembro, 2022

Evento discutiu a situação do município e as medidas necessárias para o combate à criminalidade

Vereadores, policiais civis, militares, rodoviários federais, delegados, representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da sociedade civil participaram, em 14/12, da reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Duque de Caxias.

O presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Câmara, vereador Catiti (Avante), assim como os demais edis tem levado o tema da segurança pública para o plenário da Câmara. “A responsabilidade da segurança pública é do Estado, mas a polícia está no nosso município e, esta Casa, tem se posicionado e falado muito em segurança pública”, destacou ele, lembrando as audiências públicas com o Governo do Estado em busca de mais segurança para o município e a parceria com o deputado estadual Rosenverg Reis (MDB).

Presidente da Comissão de Segurança da Câmara, o vereador Moisés Neguinho (PMB), que também é profissional da área de segurança pública, falou da importância do encontro e das ações que serão tomadas para o combate à criminalidade no município. “A gente está interagindo com o secretário de segurança, a sociedade e a imprensa para que isto ecoe nos quatro cantos do município. Esta reunião foi de grande importância para que tenhamos um avanço e mais segurança em Duque de Caxias”, disse o vereador Moisés Neguinho.

Representando o presidente Celso do Alba (MDB), o vereador Nivan Almeida (PT), chamou a atenção para o fato de o Conselho Comunitário de Segurança estar também preocupado em discutir temas afins como a educação, a saúde e a geração de emprego e renda. “Essas audiências conseguem traduzir para o Poder Legislativo o sentimento de cada cidadão e o Conselho Comunitário de Segurança Pública é muito atuante, porque além de discutirmos questões específicas da segurança, temos outros assuntos de políticas públicas”.

Os vereadores Alex da Juliana do Táxi (MDB) e Alex Freitas (SD) também se pronunciaram. “A gente sabe muito bem o que é ser vereador em Duque de Caxias, das dificuldades de opinar em certos assuntos. Mas fico feliz com os avanços desta Legislatura, por meio do nosso ex-prefeito Washington Reis, e esta Casa dá provas de que está em harmonia com a segurança pública”, disse Alex da Juliana do Táxi.

“Existem questões na cidade que estamos cobrando. Na PRF, a gente cobra uma fiscalização mais rígida em frente aos feirões, a gente tem dialogado muito com o comandante do 15º Batalhão para conhecer as suas necessidades para atender a população. Existe uma demanda grande e pouco efetivo”, salientou o vereador Alex Freitas (SD), apontando para suas indicações e projetos para a área da segurança, incluindo a Guarda Municipal.

O comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, coronel Bastos, falou sobre alguns serviços que estão sendo realizados pela PM no município. “Estamos atuando com as operações programadas. Já conseguimos dez viaturas semi blindadas e temos a previsão de chegar mais cinco. A gente vai poder ampliar os atendimentos das rádios patrulhas e também estamos atuando no grupamento de motos fazendo o policiamento preventivo com a Polícia Rodoviária Federal, ou seja, estamos 24h atuando pela população”.

Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Osmar Paiva, não é possível falar de segurança sem remetê-la à educação e ao trabalho. “Ela é o carro-chefe da segurança pública, assim como o trabalho, emprego e renda. Nós lutamos muito por isso. Nossas reuniões são mensais e temos tidos uma grande presença. A sociedade está acompanhando e as autoridades estão nos atendendo”.

O secretário municipal de Segurança Pública, Beto Gabriel, comentou sobre os trabalhos da pasta e reforçou que a população precisa colaborar com a segurança pública. “O problema de violência na Baixada Fluminense é um problema social, político e econômico. A gente precisa de uma integração para fazer a segurança”.

Representando a Polícia Rodoviária Federal, Rafael Almeida, ressaltou que a realização da reunião no plenário da Câmara reflete na lisura de receber a população e as suas demandas, assim como buscar soluções para o município. “Segurança pública é feita com integração. Se a gente quer combater a criminalidade efetivamente, a gente precisa estar integrado. O policial que trabalha aqui no Rio, trabalha em qualquer outro Estado; mas quem é de outro Estado, não trabalha aqui no Rio”, enalteceu ele, os profissionais de segurança do Estado.

Demais componentes da mesa também se manifestaram. O público presente contribuiu com sugestões e fizeram cobranças para mais segurança no município, citando fatos que têm deixado a população apreensiva. Foram feitos pedidos para o aumento do efetivo e para o reforço do policiamento. As sugestões e críticas servirão de apoio para que as polícias, os vereadores e o Conselho Comunitário de Segurança Pública possam tomar medidas efetivas.