Audiência pública discute a implantação do sistema aquaviário em Duque de Caxias

Em 06, dezembro, 2022

Projeto trata de embarcações pela Baía de Guanabara saindo do município

A Câmara de Duque de Caxias sediou, no dia 06/12, uma audiência pública para tratar da implantação do transporte aquaviário que vai beneficiar não apenas o município, mas toda a Baixada Fluminense. A solicitação foi da Secretaria Municipal de Urbanismo.

O prefeito Wilson Miguel, vereadores, secretários municipais de Urbanismo, Obras, Segurança, Serviços Públicos e Transporte, Meio Ambiente, representantes da Secretaria Estadual de Transportes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de associações de moradores participaram da audiência pública que teve o objetivo de esclarecer sobre o projeto e colher sugestões dos presentes.

Foi explicado que a Secretaria Estadual de Transportes e a UFRJ firmaram uma parceria para criar um modelo de concessão para as barcas. O professor Marcos Freitas, destacou que o sistema das barcas passa por dificuldades devido à redução do número de passageiros para sua viabilidade econômica e que a chegada de novos passageiros da Baixada, seria fundamental para sua sobrevivência.

“Também pode equilibrar um pouco essa necessidade de mais um modal para que as pessoas possam chegar no centro da cidade, para que possam estudar no Fundão, irem ao aeroporto… delas terem mais uma opção de transporte seguro, barato e num tempo correto”, enfatizou o professor Marcos Freitas.

O prefeito Wilson Miguel ressaltou que o projeto é antigo, mas que sua realização persiste no Executivo. “Faz parte de vários projetos que estamos fazendo em Duque de Caxias, são várias ações como construção de rodovias, pontes e viadutos para melhorar a nossa mobilidade urbana”, disse ele.

Para o secretário de Obras, João Carlos Grillo, o transporte por meio de barcas vai abrir espaço para outras benfeitorias no município. “É um projeto que a gente já vem perseguindo há alguns anos. Então, a gente já tem muita coisa levantada, muita coisa estudada. Agora, a Secretaria de Estado de Transporte quer colocar na licitação, a cláusula de construção, de viabilidade desse terminal”, disse o ele, apontando para a viabilidade de construção também de um estacionamento e uma rodoviária no local das barcas.

Os vereadores Nivan Almeida (PT), Marcus Vinícius Boquinha (SD), Alex Freitas (SD) e Moisés Neguinho (PMB) abordaram a questão do trânsito e a importância de se investir em outra modalidade de transporte já que Duque de Caxias tem potencial para isso.

“Este projeto tem toda a viabilidade, neste momento, de sair do papel. É uma luta antiga. O ex-prefeito Washington Reis deu sempre essa esperança para todos nós e o empenho dos deputados Rosenverg e Gutemberg vai ao encontro do que a gente precisa que é melhorar a mobilidade de Duque de Caxias e, consequentemente, da Baixada Fluminense”, destacou Nivan Almeida.

Marcus Vinícius Boquinha comentou que milhares de trabalhadores deixam de ter um emprego na capital por conta do transporte público. “Tem gente que demora três horas, dentro de um ônibus, para chegar no local de trabalho e pagando duas, três passagens. Quero parabenizar o governador do Estado, Cláudio Castro, pela grande parceria que tem feito com o nosso município e, agora, é hora de discutir com responsabilidade”.

O trânsito caótico nos horários de pico, a falta e a precariedade de ônibus e de trens justificam para o vereador Alex Freitas a implantação do sistema aquaviário no município. “Tenho falado muito nesta Casa que Caxias tem o pior sistema de transporte do Estado do Rio de Janeiro. O trabalhador se cansa mais dentro do transporte público do que no próprio serviço”, alertou Alex Freitas também para as ações que a Prefeitura do Rio de Janeiro tem tomado quanto ao transporte público e que deveriam ser seguidas pelo Executivo duquecaxiense.

“Essa audiência pública traz muita esperança para mudar a vida não só dos duquecaxienses mas também dos moradores das cidades vizinhas quanto à mobilidade urbana. As barcas, com certeza, irão trazer uma acessibilidade melhor para os passageiros que usufruem hoje, só do transporte do ônibus, das vans”, ponderou o vereador Moisés Neguinho.

Representando a Superintendência de Transporte Aquaviário da Secretaria Estadual de Transportes, Tamara Luísa Alves, avaliou a importância da participação popular na discussão do projeto. “É muito importante a opinião das pessoas que vão, realmente, utilizar este transporte, para que a gente consiga fazer o melhor para a sociedade”.

O secretário municipal de Urbanismo, Leandro Guimarães, falou sobre os benefícios da implantação do transporte aquaviário. “A gente tem Baía de Guanabara que favorece ter esse modal no município. A gente que, nos últimos anos, sempre se dedicou ao transporte rodoviário, seja ele através de ônibus, de carros, e pouco ainda em transporte ferroviário, agora está conseguindo expandir o novo transporte”.

Demais participantes da mesa também se manifestaram. Os presentes tiraram dúvidas e deram sugestões. A escolha do melhor local para a construção da estação das barcas, a interligação com os outros modais para que o transporte municipal possa ter uma estrutura adequada e a diminuição do tempo de transporte são alguns dos próximos passos a serem avaliados.