Câmara de Duque de Caxias realiza evento para o Novembro Azul

Em 18, novembro, 2022
Câmara de Duque de Caxias realiza evento para o Novembro Azul

Na ocasião, houve palestra sobre o câncer de próstata e encaminhamentos para a realização de exames gratuitos de PSA

Em 18/11, a Câmara de Duque de Caxias sediou ações dentro do Novembro Azul, onde os homens foram encaminhados às clínicas para a realização gratuita do exame de PSA. Também aconteceram testes e vacinação contra a Covid-19. A iniciativa foi do vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

“É a população que ganha, porque ela fica sabendo das ações, vêm ao local e, pode assistir às palestras, vendo como é feita a prevenção. A gente está sempre voltado a ações como estas em nossa cidade”, ressaltou o vereador.

Na rua, o vereador convidou os transeuntes a participarem do vento. E as abordagens deram certo com até pequenas filas formadas no plenário da Câmara. A máscara voltou à cena como medida de prevenção.

Os vereadores Alex Freitas (SD) e Nivan Almeida (PT) e assistentes sociais também participaram do evento. Além de destacar a importância da Campanha Novembro Azul, Alex Freitas falou da necessidade de incentivar ações de saúde no município. “É um dia gratificante aqui. A população de Duque de Caxias tem muito a ganhar e a gente vai continuar prestigiando, ajudando e incentivando essas campanhas”.

Nivan reforçou que a informação faz toda a diferença. “Ouvir os profissionais é muito bom porque a gente também se prepara mais, fica mais atento às questões. Nós, como legisladores, precisamos ficar muito próximos de tudo isso para contribuir naquilo que puder”.

O enfermeiro de Educação Continuada da UPH Saracuruna, Rodrigo Paranhos, que ministrou palestra sobre o câncer de próstata alertou para o aumento do número de mortes. “É um câncer que, realmente, mata muito. Ele vem cada dia aumentando. Em 2019, nós temos 15.850 mortes, aumentando em 2020, e que também aumento em 2021, chegado a 16.830”.

Ele também explicou a importância do exame de PSA. O antígeno prostático específico é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. “Quando está acima de quatro, liga um alerta para o urologista: ‘vamos fazer um ultrassom?’, ‘vamos fazer uma biópsia?’, e nada, e nenhum desses exames exclui o toque retal que é primordial por conta das células”.

Apontado como um dos tumores de maior incidência entre os homens, o câncer de próstata tem larga prevalência no país, superado apenas pelo câncer de pele. O exame de próstata deve começar a ser feito a partir dos 40 anos de idade, especialmente, quando há histórico familiar da doença.

Questionado sobre o porquê de muitos homens se recusarem a fazer o exame de PSA, o enfermeiro Rodrigo, foi enfático. “A prevenção é a alma do negócio. É o que vai manter a longevidade. O diagnóstico precoce é o que vai fazer toda a diferença, porque quando chega em metástase, já tem vários órgãos acometidos por conta deste câncer, aí já fica difícil. O tratamento já não é eficaz”.

Além dos encaminhamentos para o exame de PSA, a população também pode fazer testes e se vacinaram contra a Covid-19. Dona Neuza Pacheco, de 87 anos e seu marido Jeto Eduardo, de 92 anos, foram levados pelo filho e deram um exemplo para quem ainda não está com o cartão de vacina completo. “A gente não pode ficar muito despreocupada não”, disse dona Neuza.

Para o vereador Alex da Juliana do Táxi, a saúde em Duque de Caxias é um exemplo para o país e, a Câmara com a Prefeitura, tem levado isso a sério. “É o Hospital do Olho, cirurgias eletivas no Moacyr do Carmo, com o quarto andar todo reformado. É o governo municipal junto com o Legislativo. A Casa sempre demonstrou total apoio na área de recursos para a saúde”.