Câmara celebra o Dia Mundial da Radiologia com entrega de títulos e moções

Em 08, novembro, 2022
Câmara celebra o Dia Mundial da Radiologia com entrega de títulos e moções

Homenagem foi para os profissionais que fazem de Duque de Caxias uma referência em Centros de Imagem

A Câmara de Duque de Caxias comemorou, no dia 08/11, o Dia Mundial da Radiologia, concedendo títulos e moções a diversos profissionais que têm desenvolvido os seus trabalhos com eficiência e respeito à população, fazendo do município, uma referência no Brasil. A data remete ao ano de 1895 quando o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu o raio X.

A atuação do médico radiologista e do técnico em radiologia é fundamental na prevenção e no diagnóstico de doenças por meio de diferentes exames de imagens, que auxiliam os profissionais no tratamento de diversas patologias.

O vereador Clovinho Sempre Junto (Patriota), que presidiu a sessão solene, destacou a importância da homenagem. “Duque de Caxias tem o melhor sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro. A radiologia é muito importante para que os médicos deem o diagnóstico correto. Na época da Covid, a tomografia conseguiu trazer esse ponto de referência para os médicos”, disse ele.

O coordenador de imagem do município, Carlos Roberto Xerém, agradeceu a homenagem. “Hoje, a gente pode comemorar o sucesso do setor de imagem do município de Duque de Caxias, aonde a gente pode salvar tantas vidas diariamente. Somos referência nacional”, salientou.

Também estiveram presentes, os vereadores Nivan Almeida (PT), Deisi do Seu Dino (SD) e Catiti (Avante). “Hoje, aqui, é uma festa, aonde a gente reconhece o trabalho daqueles que, realmente, estão na ponta com as suas ações e profissionalismo podendo dar um certo grau de tranquilidade, segurança a todos os munícipes que nos procuram, especialmente, nos hospitais, clínicas e PSF’s”, explicou o vereador Nivan Almeida.

“Vocês estiveram na linha de frente da Covid, em um momento muito complicado, e conseguiram dar conta. Quero parabenizar a cada um pelo dia de hoje”, destacou a vereadora Deisi do Seu Dino.

O vereador Catiti também fez as suas considerações agradecendo aos profissionais. “A radiologia foi o que possibilitou o meu diagnóstico precoce da Covid-19 para eu poder estar aqui, hoje, dando este depoimento. Vocês, radiologistas, são muito importantes e merecem todas as nossas homenagens”.

Antes da entrega das moções, o professor Wellington Guimarães fez uma breve apresentação da história da radiologia e destacou a importância dos Centros de Imagem nos hospitais.

Em seguida, foram entregues moções de aplausos aos profissionais da radiologia e também título e medalhas. Entre os homenageados, estiveram: a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Flávia Alves da Costa e o Dr. Eduardo Ribeiro, recebendo a Medalha Cidade Duque de Caxias; o diretor do Hospital Moacyr do Carmo, Dr. Jorge Eduardo, e Dr. Bruno com a Medalha Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo; a diretora do CER IV, Daniele de Almeida Oliveira, com o Diploma Mulher Duquecaxiense; o representante do Conselho Regional de Radiologia, Marcelo Carlos, com a Medalha Duque de Caxias, e o diretor do Hospital Daniel Lipp, Dr. Galvão com a Moção de Congratulações.

“A radiologia na pandemia foi muito importante até para ter um diagnóstico. Às vezes, até pelo raio X já podia dar início ao tratamento apontando a sua gravidade”, ressaltou Dr. Galvão.

Dr. Eduardo Ribeiro também fez as suas considerações. “Hoje, nós somos responsáveis por atender 90 dos 92 municípios do Estado. E para isso tudo só tem um responsável, que não sou eu: são vocês, profissionais de radiologia”.

Para o vereador Clovinho, o profissionalismo tem sido o grande responsável pelos excelentes resultados na área da saúde. “Duque de Caxias, a cada dia, cresce ainda muito mais na radiologia do nosso Brasil. Agradeço a todos os responsáveis por ela em nosso município”, comemorou o vereador Clovinho.