Vereadores reiteram solicitações por mais segurança em Duque de Caxias

Em 21, outubro, 2022
Vereadores reiteram solicitações por mais segurança em Duque de Caxias

Uma das cobranças é para mais policiamento nas ruas devido ao aumento do número de assaltos

O reforço da segurança no município tem sido assunto frequente na tribuna da Câmara de Duque de Caxias e, na sessão plenária de 20/10, não foi diferente. Os vereadores voltaram a cobrar do 15º Batalhão da Polícia Militar ações efetivas e mais policiamento nas ruas para combater a criminalidade.

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) solicitou esclarecimentos ao Batalhão e o balanço sobre o sistema de videomonitoramento, instalado na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no bairro 25 de Agosto. “O que está faltando para que as coisas voltem à normalidade, pelo menos na área de segurança pública, em nosso município?”, questionou ele.

A insegurança nas ruas foi sentida pelo vereador Alex Freitas (SD) enquanto disputava o pleito eleitoral. “Tivemos receio de trabalhar em algumas regiões, tendo em vista que não nós sentíamos seguros”, destacou, reforçando a sugestão do presidente da Casa, Celso do Alba (MDB) para que seja marcada uma reunião com o comandante do 15º Batalhão.

Para o vereador Catiti (Avante), mesmo a segurança sendo competência do Estado, é preciso a intervenção do município, pois a população se torna refém dentro dele. “A população não aguenta mais. Temos que cobrar dos nossos representantes que se posicionem e deem os instrumentos necessários para que a polícia possa trabalhar”, disse Catiti, referindo-se ainda ao déficit do efetivo policial em Duque de Caxias.

“Está perigoso, falo não somente como ocupante de um cargo político, mas como munícipe, como pai. Tenho certeza de que o comandante do 15º Batalhão irá nos atender, pois as vozes que veem das ruas clamam por segurança”, enfatizou o presidente Celso do Alba.

Obras

Outro tema atuante na tribuna foi sobre as obras que estão sendo realizadas nos quatro distritos duquecaxienses. O vereador Marquinho Oi (União Brasil) comentou sobre o asfalto do Morro do Coqueirinho, no bairro Periquito. “No centro de Caxias, praticamente, a população estava abandonada e, hoje, o asfalto está chegando ali. Quantas vezes subi aqui, na tribuna, pedindo. Nunca desisti”, disse ele, agradecendo à Prefeitura o atendimento a sua demanda.

Já o vereador Clovinho Sempre Junto (Patriota) ressaltou as obras no 2º Distrito. “Conseguimos trazer algumas melhorias para nossa região. Falta muito a ser feito, mas as últimas seis ruas do Morro do Sossego que faltavam, serão asfaltadas”, comemorou Clovinho, expondo a parceria com o presidente Celso do Alba, o vereador Vitinho Grandão (SD), o prefeito Wilson Miguel, o ex-prefeito Washington Reis e os deputados federal e estadual, Gutemberg e Rosenverg Reis, respectivamente.

Clovinho também falou das obras na Vila Fraternidade e cobrou do secretário de Assistência Social a implantação de um Centro de Referência de Assistência Social na área (CRAS) que, inclusive, já foi solicitado por meio de indicação legislativa de sua autoria.

O vereador Catiti, apontou que a Secretaria Municipal de Assistência Social precisa apresentar um plano de expansão para os CRAS. “Isso tudo está na política do Governo Federal, basta ter um pouco de vontade para que o nosso secretário mostre um plano de expansão para o CRAS porque a cidade já precisa de ter mais quatro ou cinco equipamentos”.

Expediente do Dia

A pedido do presidente Celso do Alba, o vereador Nivan Almeida (PT), secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura do Expediente do Dia. Constavam na pauta: Mensagem nº 43/2022 encaminhando o Projeto de Lei Complementar nº 03/2022 que altera a Lei Complementar nº 01/2006 (Plano Diretor Urbanístico Municipal) e a Mensagem nº 46/2022 com o PL nº 31/2022 alterando a Lei nº 3.214/2021(Plano Plurianual – PPA 2022/2025), ambos do Executivo.

Os vereadores também apresentaram propostas: de iniciativa de Catiti, o PL nº 150/2022, institui a campanha municipal de conscientização “Criança não namora nem de brincadeira”; e de autoria do vereador Marcos Tavares (PDT), o PL nº 151/2022 dispõe sobre a proibição de conferência de produtos adquiridos pelo consumidor após pagamento no caixa, em supermercados e similares do município.

Ainda foram lidos os requerimentos e indicações que serão encaminhadas ao Executivo, com solicitações de melhorias para diversos setores.

Finalizando a sessão plenária, o presidente Celso do Alba comunicou o falecimento do ex-vereador de Duque de Caxias, Roberto Muri.