Obras no município são destaques na tribuna da Câmara

Em 11, outubro, 2022
Obras no município são destaques na tribuna da Câmara

Vereadores também aprovaram projetos de lei e apresentaram indicações ao Executivo

Na sessão plenária de 11/10, a pedido do presidente Celso do Alba (MDB), o vereador Nivan Almeida (PT), secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura das indicações e requerimentos. Os vereadores de Duque de Caxias também aprovaram à unanimidade, em dois turnos de discussão e votação, três projetos de lei que serão encaminhados para a sanção do chefe do Executivo.

O de nº 136/2022, de iniciativa da vereadora Deisi do Seu Dino (SD), considera órgão de Utilidade Pública a Associação Civil de Caráter Beneficente e Filantrópico Casa Semente, no Jardim Gramacho, 1º Distrito; o de nº 138/2022, da vereadora Leide (Republicanos), institui o Selo Empresa Amiga da Mulher no município, e o de nº 139/2022, de autoria do vereador Nivan Almeida, denomina Centro de Atenção Psicossocial “Psicóloga Nilzete de Araújo Ribeiro Costa”, localizado no bairro Imbariê, 3º Distrito.

Ainda foi aprovado à unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo do vereador Michel Vila Nova (PSDB) concedendo a Medalha Duque de Caxias ao Major BM Bruno Sá Monteiro de Barros.

Manifestações

O vereador Aquiciley Filho (Republicanos) ressaltou que o papel do político é estar nas ruas acompanhando as demandas da população. Segundo ele, várias das suas indicações legislativas ainda não foram atendidas pela Secretaria Municipal de Obras.

“O vereador é a ponta da lança. Todos os dias está nas ruas em contato com a população. Ele anda em ruas que não têm asfalto, não têm iluminação pública, não têm saneamento básico, além de fazer centenas de pedidos. Eu faço vários, mas não sou atendido”, explicou ele, justificando as suas ações, cobrando o atendimento urgente do Executivo e chamando a atenção para algumas obras que estão paralisadas no município.

Líder de governo, o vereador Valdecy Nunes (Patriota) apontou que todos os setores da Prefeitura estão atentos ao que acontece nos quatro distritos de Duque de Caxias e que têm garantidos um diálogo aberto com a população e a Casa Legislativa. “Nosso governo tem trabalhado muito para atender os cidadãos”, enfatizou ele.

Valdecy alertou ainda que as indicações formais ao Executivo garantem a sua legibilidade e, com relação às obras paralisadas, a empresa responsável já foi notificada. “Nosso secretário de Obras atende a população, os vereadores, e tem a sensibilidade de estar sempre nas ruas”, disse o vereador.

Cemitério

Com relação a uma matéria veiculada em uma emissora de TV sobre a construção de um cemitério estar associada a crime ambiental, o vereador Alex Freitas (SD), ressaltou o seu repúdio, levando em conta que, há anos, o município busca uma solução para os entraves com as funerárias. “Estamos travando uma luta muito grande, durante anos, com a funerária em Duque de Caxias que explora a morte”, disse ele, lembrando que no entorno da área citada, outras construções foram erguidas sem nenhum problema e sem questionamentos por parte do Ministério Público.

“Quando o governo foi para aquela região fazer o cemitério, foi porque existia a necessidade de a gente poder sepultar os cidadãos gratuitamente, com dignidade, o que a funerária não faz”, salientou Alex Freitas, referindo-se aos altos valores cobrados por ela. Reiterou ainda que a construção do cemitério foi necessária em virtude do elevado número de mortes no ápice da Covid-19.