Câmara Municipal de Duque de Caxias sedia XI Fórum de Saúde Mental

Em 24, agosto, 2022
Câmara Municipal de Duque de Caxias sedia XI Fórum de Saúde Mental

O objetivo foi promover o debate científico sobre os malefícios e sequelas sociais provocados pela pandemia

A Câmara Municipal de Duque de Caxias sediou, no dia 24/08, o XI Fórum de Saúde Mental. O evento foi promovido pelo Departamento de Saúde Mental, através da Secretaria Municipal de Saúde da cidade. Neste ano, foi abordado o tema: Saúde Mental e as consequências da Pandemia.
O intuito dos organizadores foi promover um debate científico sobre os malefícios e sequelas sociais provocados pela crise pandêmica que assolou o mundo a partir de 2020. Médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras e estudantes da área da saúde lotaram o plenário Vilson Campos Macedo.

“A importância maior do evento está na literatura. Nos reunimos para trocar experiências em equipe, com os alunos e com os demais presentes. O tema deste ano foi pensado mediante às demandas que chegavam tanto de pacientes quanto de profissionais que acabaram adoecendo com a pandemia” afirmou Alessandra Andrade, diretora do Departamento de Saúde Mental de Duque de Caxias.

A mesa foi composta por especialistas, profissionais dos CAPS, espalhados pelo município, e pelo palestrante Dro Marcelo Cobucci, psiquiatra/psicanalista, membro titular e coordenador clínico da Associação Psicanalítica Formação Freudiana da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Marcelo explanou aos convidados as interpretações e conceitos da psicanálise e psiquiatria como agregadoras à saúde mental. Em um dos momentos da sua fala, o palestrante destacou a integração dos CAPS ao atuar em Duque de Caxias, e ressaltou o papel fundamental dos familiares e pessoas de convívio ao enfermo psíquico.

Ao término de sua fala, Marcelo e os demais profissionais que compuseram a mesa responderam a perguntas dos participantes e debateram alguns assuntos mediante às experiências comentadas pelo público. O atendimento, a procura por tratamentos e as maneiras de corretas de fornecer assistência foram pontuadas. Os profissionais aproveitaram, ainda, para reforçar que muitos dos casos podem ser tratados, inicialmente, em casa com o suporte dos familiares. Depressão, fobias, síndrome do pânico e outras patologias que afetam a saúde mental foram mencionadas.

Ao término do fórum, bolsas de pós-graduação (com descontos variados) foram sorteados entre os presentes.

Skip to content